As Aves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeira Parte.
Advertisements

CITOLOGIA: O ESTUDO DA CÉLULA.
CLASSIFICAÇÃO E TIPIFICAÇÃO DE CARCAÇAS
CRIAÇÃO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS
Nematoda.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CITOLOGIA: O ESTUDO DA CÉLULA.
Phylum Arthropoda.
Medidas de Prevenção e Controle Infecção de Sítio Cirúrgico
(Alterações cromossômicas)
SISTEMA ESQUELÉTICO.
Medidas de Prevenção e Controle Infecção de Sítio Cirúrgico
FILO ECHINODERMATA.
O ESTUDO DA CÉLULA – PARTE 2
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
RAMIFICAÇÃO DO TRONCO BRAQUIOCEFÁLICO EM AVES DA LINHAGEM COBB X SLOW Aluna: Lucas Pedro de Souza Glaeser Pibic-Jr/F.A. Orientador: Arlei José.
FILO PLATYHELMINTHES.
MOLLUSCA FILO MOLLUSCA.
FILO ANNELIDA.
Classe Amphibia.
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
ALGUNS CONCEITOS DE TERMODINÂMICA
Desempenho de Tratores aula 3
Criptografia Quântica : Um Estudo
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
Processos de separação de misturas PROF. BETO
Vermes segmentados Minhocas, sanguessugas e poliquetas
Classe Amphibia.
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP)
Sistema Reprodutor Masculino
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Filo Coelenterata (Cnidários): Animal com forma de pólipo ou medusa, e também sésseis. São diblásticos, com células urticantes (cnidócitos ou cnidoblastos);
Histologia Animal Definição: estudo dos tecidos (conjunto de células diferenciadas e adaptadas à uma determinada função) em animais. Tipos básicos de Tecidos.
Raízes.
O que é o coração? • É um músculo oco, responsável pela circulação sanguínea de todo corpo e do transporte de oxigênio para o pulmão, e no homem tem o.
Embriologia.
Histologia Vegetal.
Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:
Divisão do esqueleto.
A REPRODUÇÃO E SEUS TIPOS BÁSICOS
Sistema Nervoso e Integração Nervosa: Organização em Vertebrados
Padrão Circulatório em Invertebrados e Vertebrados
O Anfioxo e o Pré-vertebrado Pré-vertebrado Primitivo
PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS FABIANO ABEL ANDRÉ RODRIGO
Sistema Respiratório.
CFCs José RafaelRA: LívioRA: MuriloRA: Vinícius Araújo RA:
REVISÃO PARA PROVA TEÓRICA 1
Floresta Equatorial.
O que você veio fazer neste planeta? Se a sua existência não fosse importante para o universo, ele não teria lhe dado a vida… não teria proporcionado.
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA MANDÍBULA
Rancificação e Warm-Over-Flavor
Preservação de Alimentos por Tecnologia dos Obstáculos
A HIDROGRAFIA BRASILEIRA
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
Prof.ª Cristiana Ferreira Nunes 2011
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
RESPIRAÇÃO Respiração é o mecanismo que permite aos seres vivos extrair a energia química nos alimentos. A respiração intracelular pode ser: Aeróbica:
PROTEÍNAS.
Digestão Humana.
TECIDO CONJUNTIVO Morfologicamente, os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentar diversos tipos celulares separados por abundante material intercelular.
Tecido Conjuntivo Cartilaginoso
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Tecido Epitelial Glandular
Tecido conjuntivo hematopoiético
Histologia animal Histologia: é ramo da ciência que estuda os tecidos (histo= tecido; logia=estudo). A célula ovo contém toda a informação genética do.
SISTEMA EXCRETÓRIO SISTEMA URINÁRIO HUMANO.
Como transformar um alimento em nutriente?
AVES Página 81.
OS VERTEBRADOS Marcelo correa.
Transcrição da apresentação:

As Aves

As adaptações ao vôo impôs menor diversidade anatômica. São homeotérmicos e endotérmicos. Apresentam circulação fechada, dupla e completa. O coração apresenta cavidades totalmente septadas . A aorta, ao sair do ventrículo esquerdo, dobra-se para a direita. A respiração é exclusivamente pulmonar e muito eficiente. Dos pulmões saem expansões membranosas que penetram nos ossos pneumáticos e inserem-se entre as vísceras, sacos aéreos.

Apresentam hipoderme, espessa camada de queratina e penas (exclusivo). Possuem glândula uropigeana na cauda, que secreta uma substância oleosa para lubrificar e impermeabilizar as penas. Ossos finos, ocos e muito leves. Os maxilares são desprovidos de dente e o bico é realmente leve. Cabeça e pescoço muito móveis. Esqueleto muito leve, com as cinturas escapular e pélvica e a coluna vertebral soldadas

O osso externo apresenta quilha ou carena, que tem como função inserção de músculos. Musculatura peitoral bem desenvolvida. Os pulmões estão presos nas costelas e as narinas têm contato direto com a faringe (coanadas). A visão é muito importante, os olhos (possuem membrana nictitante) são grandes e a visão a cores é bem desenvolvida. Audição bem desenvolvida.

Não existe bexiga urinária, excretam ácido úrico. Fecundação interna des. direto. Existem todos os verdadeiros anexos embrionários. Nas fêmeas somente o ovário esquerdo é desenvolvido. Ovíparas, com necessidade de choca. Sist. Digestório: papo proventrículo moela cloaca.

Adaptações ao vôo Forma aerodinâmica; Cobertura leve (penas); Presença de asas com penas especiais; Esqueleto leve com ossos pneumáticos, esterno com quilha; Musculatura peitoral bem desenvolvida; Ausência de dentes, maxilares leves; Membrana nictitante; Ausência de bexiga urinária, urina sólida; Oviparidade; Endotermia.

O ar que move-se mais devagar exerce maior pressão

Grupo das Ratitas: Esterno achatado, sem quilha e asas reduzidas. Ex: Kiwi,avestruz, ema.

Grupo das Carinatas Esterno com quilha, musculatura peitoral bem desenvolvida, asas com penas especiais para vôo. Ex: galhinha, pingüim, todos os tipos de pássaros.

Os Mamíferos

Todos apresentam glândulas mamárias, pêlos, diafragma, dentes diferenciados, útero, próstata e cordas vocais capazes de emitir sons. São homeotérmicos e endotérmicos. Possuem coração com quatro cavidades septadas, circulação fechada e completa. A aorta ao sair do coração dobra-se para a esquerda. Apresentam epiderme queratinizada, hipoderme, glândulas sudoríparas e sebáceas e ferormônios.

Podem ser encontrados chifres (osso esponjoso) e cornos (núcleo ósseo).

A respiração é exclusivamente pulmonar constituídos por alvéolos A respiração é exclusivamente pulmonar constituídos por alvéolos. Movimentos respiratórios movidos pelo diafragma. Sexos separados, dimorfismo sexual, fecundação interna e desenvolvimento direto. Excretam principalmente uréia, mas os túbulos renais estão adaptados a reabsorver quase 99% da água usada para dissolver a uréia.

Possuem lábios. O estômago pode ter uma câmara simples ou quatro (ruminantes – pança ou rumen barrete ou retículo omasso ou folhoso menor abomasso ou coagulador). Glândulas anexas: pâncreas, vesícula biliar, glândulas salivares, fígado O córtex cerebral atinge o desenvolvimento máximo. Orelha externa com pavilhão auditivo, papilas gustativas.

Subclasse Prototheria : Põem ovos, não possuem verdadeiras glândulas mamárias, mas glândulas sudoríparas modificadas, não existe mamilo. Liberam ácido úrico, possuem cloaca, homeotermia imperfeita. Ordem conhecida : Monotremata.

Subclasse Matheria: Útero e placenta mal desenvolvidos, filhotes nascem prematuros, sendo carregados pela fêmea dentro de uma bolsa ou marsúpio localizada no abdome, dentro de onde ficam os mamilos. Útero e vagina duplos. Ordem recente: Marsupiala.

Subclasse Eutheria ou Placentária: Maioria dos mamíferos, útero bem desenvolvido, fetos prendem-se a ele através da placenta.

Homeotermia : aves e mamíferos Pêlos e penas; Arrepio; Tremor; Glândulas Mamárias; Ofegação; Hipoderme de gordura; Mais ou menos apetite;

Mais ou menos superfície exposta; Agrupamento ou separação; Vaso constrição periférica; Vaso dilatação periférica; Procura de sombra ou Sol, abrigo, água, terra úmida; Coração tetracavitário; Pulmão alveolar (mamíferos) e parenquimatoso (aves).