PROF. SANDRO CARINA MELO VEIGA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cap A Intervenção do Estado na Economia: A Política Fiscal
Advertisements

Teoria Macroeconômica
Componente Curricular:
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO
Equilíbrio no mercado monetário:
Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General.
BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Milton Friedman Foi um dos mais destacados economistas do século XX e um dos mais influentes teóricos do liberalismo econômico. Principal apóstolo da Escola.
INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Fundamentos de Economia
O mercado de bens e a relação IS
Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
DO QUE TRATA A CONTABILIDADE SOCIAL
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
KEYNES E OS CICLOS ECONÔMICOS
CAPITULO 1 A MACROECONOMIA
CAP3-3 O ESTADO E AS FINANÇAS PÚBLICAS
MACROECONOMIA CAP3-2 O EQUILIBRIO MACROECONÓMICO, O MULTIPLICADOR E A POLÍTICA ORÇAMENTAL.
Demanda e Oferta Agregadas
Economia POLÍTICA Unidade 01
Políticas para o Crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Introdução à Macroeconomia Prof. Jorge Mendes de Sousa
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Os fundamentos da Economia Prof. Jorge Mendes de Sousa
Introdução à Microeconomia
TEORIA NEO-SCHUMPETERIANA
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA OFERTA E DEMANDA AGREGADAS MACROECONOMIA: ESTUDO DAS FLUTUAÇÕES ECONÔMICAS Prof.. José Stênio.
A Influência das Políticas Monetária e Fiscal Sobre a Demanda Agregada
Macroeconomia Política Fiscal
Unidade I – Teoria das Finanças Públicas
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Flutuações Económicas
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
EAE INTRODUÇÃO AOS CLÁSSICOS DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Introdução Análise IS-LM: Visão geral
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Macroeconomia Aula 1.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
CAMPUS DE SANTANA DO LIVRAMENTO
Introdução à Microeconomia Pedro Telhado Pereira João Andrade.
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Micro e Macroeconomia O mundo da economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia se dedica ao estudo do comportamento de pequenas.
Macroeconomia ..
Introdução à Macroeconomia
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real.
VISÃO GERAL DA ESCOLA CLÁSSICA
Políticas de controle da demanda
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
MACROECONOMIA CLÁSSICA COMO TUDO COMEÇOU!!!!!!!. INTRODU Ç ÃO (linha do tempo) PARA RELEMBRAR!!!!! ANTES.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA UNIDADE 1 e 2 – Evolução do Pensamento Econômico; Escolas Econômicas; e Teoria Keynesiana. Prof. Abimael de Jesus Barros.
Aula 2 A Revolução keynesiana
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 Introdução Metas de Política Macroeconômica Estrutura da Análise Macroeconômica Instrumentos de Política.
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 1 Sumário: Apresentação 1. O que.
DISCIPLINA DE MACROECONOMIA I UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA BOA VISTA, RORAIMA DEZEMBRO DE 2012.
Capitalismo x Socialismo
Objetivos e Instrumentos
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
Transcrição da apresentação:

PROF. SANDRO CARINA MELO VEIGA INTRODUÇÃO À ECONOMIA

JOHN MAYNARD KEYNES

John Maynard Keynes nasceu em 5 de junho de 1883 em Cambridge,Inglaterra e faleceu em 21 de abril de 1946 em Firle no condado de Sussex.

Seu pai, John Neville Keynes, lógico renomado e economista ilustre, destacou-se como encarregado dos assuntos pedagógicos na Universidade de Cambridge.

Sua mãe, Florence Keynes, interessava-se por problemas públicos e trabalho social, foi Juíza de paz e eleita para a Prefeitura de Cambridge.

Keynes foi educado no king’s college Keynes foi educado no king’s college .Admitido no serviço público em 1906, trabalhou durante três anos no indian Office. Ingressou em 1909 no corpo docente da Universidade de cambridge .

Em 1999, a revista Time nomeou Keynes como uma das cem pessoas mais influentes do século XX, dizendo que "sua ideia radical de que os governos devem gastar o dinheiro que não têm pode ter salvado o capitalismo". Keynes é amplamente considerado o pai da macroeconomia moderna e, de acordo com comentaristas como John Sloman, é o economista mais influente do século XX.

Além de ser um economista, Keynes era também um funcionário público, um patrono das artes, um diretor do Banco da Inglaterra, um conselheiro de várias instituições de caridade, um escritor, um investidor privado, um colecionador de arte, e um fazendeiro. Keynes tinha 1,98 de altura.

Seus livros: As Consequências Econômicas da Paz (1919) Seus livros: As Consequências Econômicas da Paz (1919). Seu principal trabalho: A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da moeda (1936), é considerado a base da chamada "revolução keynesiana".

A TEORIA GERAL DO EMPREGO, DO JURO E DA MOEDA.

A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda foi publicada pela primeira vez em fevereiro de 1936. É considerado uma das mais importantes obras de literatura econômica, tendo lançado as bases conceituais da macroeconomia.

O livro também desafia conceitos tradicionais da Economia clássica, como o da visão em longo prazo dos ciclos econômicos, o não- intervencionismo estatal da economia e o valor das políticas monetária e política fiscal.

A teoria geral marca uma revolução na teoria econômica, o início da moderna macroeconomia, a nova economia para muitos, e o seu desenvolvimento como instrumental analítico destinado a diagnosticar e evitar as flutuações nos preços, produto e emprego.

Tanto a rapidez da propagação das idéias como a franca oposição à ortodoxia teórica da época deram um caráter revolucionário à teoria geral, a chamada “Revolução Keynesiana”. Muitos apontam que a Macroeconomia, da forma como a conhecemos hoje, não existiria como método de análise sem a Teoria Geral de Keynes.

a natureza do equilíbrio; o horizonte de análise; A Teoria Geral, além da mudança de ênfase da Microeconomia para a Macroeconomia, introduziu grande número de inovações, agrupáveis, grosseiramente e de forma incompleta, em seis grupos: a natureza do equilíbrio; o horizonte de análise; a eficiência do mecanismo de mercado; o papel do economista; as funções do governo; e o processo dinâmico de ajuste de quantidades e preços.

OBRIGADO