Resultados e Discussão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jumir Vieira de Carvalho Júnior Orientador: Cristiano Krug Laboratório de Superfícies e Interfaces Sólidas (LASIS) Laboratório de Implantação Iônica VII.
Advertisements

Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
O Experimento da Roda de Inércia
TÍTULO – Centralizado, Arial 45
FAP 181 Grandezas Grandezas Físicas Físicas Como ? Treinamento Treinamento Experimental Experimental Problema Problema O que ? Medir Medir Teoria Teoria.
Conceitos gerais - Solo
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
Construção de Indicadores
SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE TENSÕES RESIDUAIS TÉRMICAS EM CILINDROS Eleir Mundim Bortoleto Cristiano Fernandes Lagatta Roberto Martins de Souza.
Estudo do atrito em chapas fosfatizadas e lubrificadas utilizadas em operações de estampagem Lydia Figueiredo Maria Cristina Moré Farias Amilton Sinatora.
Estudo da Influência da Taxa de Resfriamento na Distribuição de Tensões Residuais Durante a Têmpera de um Cilindro de Aço SAE4140H Cristiano Fernandes.
AVALIAÇÃO OXIDATIVA DO ÓLEO RESIDUAL E BIODIESEL DURANTE A ESTOCAGEM Gabriela Menegon Buosi UFPR/TN Maria Cristina Milinsk Figura 1. Resultados das análises.
Introdução Materiais e métodos Referências Por ser uma forma simples e barata de acumular energia, as baterias chumbo ácido vem ganhando destaque desde.
Capturabilidade de pequenos mamíferos em uma área de mangue na Baía de Guaratuba, sul do Brasil. Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos Programa de Capacitação.
ESTUDO DA SENSIBILIDADE MECÂNICA E AO FRIO EM MODELO DE DOR NEUROPÁTICA INDUZIDA POR CONSTRIÇÃO DO NERVO CIÁTICO: PAPEL DOS RECEPTORES TRPA1 E TRPM8. SCARANTE,
Efeito do Tratamento com Metilfenidato sobre a Ritmicidade Circadiana em Modelo Animal do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Laura Simões.
Análise genotóxica em Rhamdia quelen (Siluriforme), após contaminação por injeção intraperitoneal com Chumbo II e nanopartícula de dióxido de titânio.
Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados João Paulo Cunha Bolsa Voluntária/PIBIC Prof. André Augusto Mariano, Ph.D. / Bernardo R. B. A. Leite, Ph.D.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DOS COMPOSTOS POLIFENÓLICOS FLAVONÓIDES E TANINOS DE FOLHAS DE Eucalyptus grandis, MYRTACEAE. Sabrina Freitas de OLIVEIRA. Iniciação.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
RESULTADOS/DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O ocidente do século XIV vivenciou momentos de crise, mas também de prosperidade. Realidade transfigurada na.
Potencial antimicrobiano in vitro das cepas de Lactobacillus reuteri e Lactobacillus salivarius de aves, frente a microrganismo indicadores.
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Classe de condutividade hidráulica
Isolamento e identificação de microrganismos endofíticos de mudas de Eucalyptus benthamii visando o controle biológico de doenças de viveiro Maíra Gomes.
RAMIFICAÇÃO DO TRONCO BRAQUIOCEFÁLICO EM AVES DA LINHAGEM COBB X SLOW Aluna: Lucas Pedro de Souza Glaeser Pibic-Jr/F.A. Orientador: Arlei José.
IDENTIFICAÇÃO DE CÉLULAS DE DERIVA LONGITUDINAL LITORÂNEA, NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Ana Paula de Martini de Souza Bolsa voluntária.
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE POLISSACARÍDEOS PARA O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL Tamyres Mingorance Carvalho - Iniciação.
Testar a Eficiência do Dispositivo de Inclinação Desenvolvido pelo LAGEH Nanúbia Pereira Barreto Iniciação Tecnológica / PIBIT/CNPq Claudia Pereira Krueger/Anderson.
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
1 III - CONDIÇÕES FÍSICAS NO INTERIOR ESTELAR »» Teoria da estrutura estelar === extremamente complexa: Reações nucleares; Transformações químicas ? estrutura.
1 3.5: Equilíbrio Termodinâmico Equilíbrio Termodinâmico parâmetros termodinâmicos (P,T) constantes A existência de equilíbrio termodinâmico (ET) ou E.T.
1 3.5: Equilíbrio Termodinâmico 1 A existência de equilíbrio termodinâmico (ET) ou equilíbrio termodinâmico local (ETL) no interior estelar grandes simplificações:
FA-023 – Adequação Trator-implemento
Criptografia Quântica : Um Estudo
Sociedade e Energia.
Processamento de Imagens
Geração de Código Otimizações independentes de máquina.
Floresta Equatorial.
Introdução Geral.
CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS
Sedimentação Universidade Estadual de Campinas
TA 733 A – Operações Unitárias II
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
TA 733 A – Operações Unitárias II
Probabilidade e Esperança Condicional
Intervalos de confiança Sejam X 1, X 2, …, X n i.i.d. com distribuição F. Um intervalo de confiança de nível 1– para é um par de estatísticas [T 1 (X),
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
RESOLUÇÃO CONAMA nº 9, de 31/08/93.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
Nono nono Nono nono Nono nono Nono nono Nono nono Nono nono Nono nono Nono nono Nono nono Nono nono Nono nono Nono nono Nono nono Nono nono Nono nono Nono.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
EEL170 COMPUTAÇÃO I Antonio Cláudio Gómez de Sousa 5a série de slides Versão 26/04/2012.
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Experiências com sistemas agroflorestais - Rondônia
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Função Exponencial.
UFScar- CNI - IEL – SEBRAE
CARACTERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS Grupo Eutrófico (GE) 44,8% (n=13)
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU
Pesquisa para aferição do grau de satisfação da sociedade brasileira com relação aos serviços de Telecomunicações ABRIL 2013.
Transcrição da apresentação:

Resultados e Discussão UTILIZAÇÃO DA TORTA DE MAMONA NO PLANTIO DA MAMONEIRA EM SOLO COMPACTADO Costa, Fabiana Xavier – UFCG (Av. Aprígio Veloso, 882 – Bodocongó. CEP 58109-970 – Campina Grande – PB) fabyxavierster@gmail.com; Beltrão, Napoleão Esberard de Macedo – Embrapa Algodão (R. Osvaldo Cruz, 1143 - Centenário. CEP 58107-720 – Campina Grande – PB); Lima, Vera Lúcia Antunes de – UFCG Resultados e Discussão Introdução A mamoneira é uma oleaginosa que se constitui num considerável potencial para a economia do País podendo ser uma alternativa viável para a Região Nordeste pois é um arbusto resistente a períodos de estiagem, acrescenta-se a isso, o fato de seu óleo ser de grande versatilidade. Objetivou-se avaliar os teores de clorofila na folha e de potássio no pecíolo da mamoneira, cultivada com doses crescentes de torta de mamona e diferentes graus de densidade do solo Material e Métodos O experimento foi desenvolvido na casa-de-vegetação da Embrapa/CNPA, em Campina Grande-PB. Utilizou-se o material de solo típico (Neossolo Regolítico eutrófico de textura franco-arenoso) e torta de mamona produzida a partir de sementes da cultivar BRS Paraguaçu. A cultivar de mamona BRS Paraguaçu foi semeada em colunas de PVC, tendo como medidas 19,5 cm de diâmetro inferior e superior e 45 cm de altura foram testados 16 tratamentos, Considerou-se como testemunha a densidade 1,4 kg. dm-3 (densidade natural do solo), com a menor dose de torta (0,0 t/ha-1). Os tratamentos foram constituídos da adição da torta ao substrato nas dosagens: 0,0; 2,0; 4,0 e 6 t há-1 e pelas densidades: 1,4; 1,6; 1,8 e 2,0 kg dm-3 . Para a atingir as densidades testadas multiplicou-se o volume da coluna de PVC (14 L) pelas seguintes densidades (1,4; 1,6; 1,8 e 2,0 kg dm-3) obtendo-se os respectivos volumes de solo que foram compactados; 5; 7; 6,54 e 7,3 L/coluna de PVC. Aos 60 dias, após, a germinação coletou-se a terceira folha (do ápice para a base) da mamoneira e em 6 regiões da folha que não tocasse a nervura central, foi mensurado a clorofila com o clorofilômetro. Depois retirou-se o pecíolo de cada folha do qual se exdtraiu o sumo com um machucador e para leitura direta do aparelho de medir Potássio, o potassiômetro. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema de análise fatorial (4 x 4), com 3 repetições, sendo os fatores: quatro níveis de densidades aparentes (solo), e quatro doses de torta, ou seja: 0,0; 2,0; 4,0 e 6,0 t ha -1. Os graus de densidades testados não influenciou nas variáveis estudadas, enquanto que a adubação com torta de mamona apresentou bons resultados, fato justificável pela quantidade de Nitrogênio e fibras que contem a torta (SOUZA, 1979), tornando-a um condicionador do solo e de suas propriedades físicas, químicas e biológicas. Conclusões A torta de mamona, importante co-produto da cadeia produtiva da mamoneira, por ser rica em Nitrogênio e Fibras, respondeu positivamente aos teores de clorofila nas folhas e potássio nos pecíolos dessa oleaginosa. Agradecimentos Os autores agradecem o apoio da Petrobras e da Embrapa Algodão