Desenvolvido por Ipsos-Opinion e Ipsos-Marplan, com análise setorial de Hamilton Barros, especialmente para a: Quero Comprar: Relevância dos meios de informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metas de Atividade Física Health People 2010 Efetividade da intervenção.
Advertisements

O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
O QUE MUDOU NO EXERCÍCIO DAS VENDAS?
Economias de Escala e Comércio Internacional
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Tema: Implementação do Cartão Cultural. Jefferson da Silva Carolina São Paulo Rodrigo Quintanilha.
Fast Show.
Ana Paula Alves Charles Youssef Dib Marcelo Morgado Rafael Massa
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Os dez mandamentos para o bem planejar
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
Formação de agentes da Pastoral da Comunicação JORNAL.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
Publicidade e Propaganda - Conceitos e categorias 1° PPN Lucas Vinícius.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Conceitos e Categorias Propaganda&Publicidade
Solver (Microsoft Excel) Ferramentas disponíveis para utilização
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
A Era da Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
Resultados parciais dos trabalhos da Comissão Qualis Periódicos Helenice Jane Cote Gil Coury José Ângelo Barela Maria Cecília Iorio Martinelli Assessoria:
O primeiro passo para transformação social. "...O processo de conquistar e manter clientes".... De acordo com o Dicionário de Termos de Marketing, marketing.
JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Secretaria de Comunicação
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
1 CASES ANUNCIANTES EM JORNAL 26 de Abril de 2006.
Painel: Gestão integrada da audiência impresso + digital Associação Nacional de Jornais Caio Túlio Costa 19 de agosto de 2010.
Mario Blanco Gerente de Novas Linhas de Produtos Positivo Informática Dispositivos móveis de leitura de conteúdos.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
7 ANOS ATRÁS. Foi Dito… Ao longo do tempo, mesmo face ao surgimento de meios mais tecnológicos, o jornal sempre manteve sua condição de meio informativo.
Tecnologia: Soluções Criativas e Acessíveis Por uma internet profissional – e viável Paulo Henrique Ferreira Gerente de Produto LANCENET! e TV LANCE!
TEMA Como fazer a diferença nos pontos de venda Rodrigo Lacerda.
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
COMERCIALIZAÇÃO DE HORTIGRANJEIRO. LOCALIZAÇÃO DO SETOR ENTRADA Atrair Clientes de passagem (impulso) Atender todas as Classes Vender alto volume Vantagens.
Organização e Redução de Custos
Mario H. Marins Natália Fialho
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Marketing de Relacionamento
Câmara Setorial da Carne Bovina 15 de fevereiro de 2007
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
Proposta de critérios e procedimentos para a concessão da GDAR Matuzalém Batista Pereira Elisa Vieira Leonel Fábio Santos Lobão Ricardo de Holanda Melo.
Um portal na Internet com informações sobre seguros, previdência complementar aberta e capitalização
Lado C Tárik Frank Fase 2 15/04/13 Apresentação. Ideia Uma rede social para doar dinheiro sem gastar um centavo. Os usuários compram ou vendem pequenos.
DESAFIO TECNOLOGIAS QUE TRANSFORMAM. Madson ferreira Fase 2: apresentação do projeto 15/04/13 GRAVIDAP P.
Embalagem plástica para ketchup
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
Out/2011 Vídeos Série Cidade Solidária Bom dia, minha gente! Amanhece nossa Cidade Solidária para mais um dia!. É assim que começa o primeiro dos três.
The Data Warehouse Toolkit
Tamanho da amostra em pesquisa primária
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
          Coordenador: Paulo Tromboni S. Nascimento (ANPAD e FEA/USP)
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvido por Ipsos-Opinion e Ipsos-Marplan, com análise setorial de Hamilton Barros, especialmente para a: Quero Comprar: Relevância dos meios de informação no processo de compra SEGMENTO DE LAZER

A Tarde A Tribuna de Santos Correio Braziliense Correio Popular Diário do Grande ABC Diário de S. Paulo Estado de Minas Folha de S. Paulo Gazeta de Vitória Gazeta do Povo Jornal do Commércio- PE O Dia - RJ O Estado de S. Paulo O Globo O Povo O Popular Zero Hora A pesquisa foi realizada pela ANJ com o apoio dos jornais:

Amostragem probabilística na escolha dos pontos amostrais e seleção dos entrevistados através de cotas, com base nos dados do perfil econômico-demográfico (sexo, idade, classe econômica) dos leitores de jornais de cada cidade pesquisada pela Ipsos-Opinion e Ipsos-Marplan. Amostragem e metodologia Foram entrevistadas 960 pessoas que leram jornal, nos últimos 3 meses, em 11 dos maiores mercados brasileiros (9 capitais, Santos e Campinas), no mês de julho de Através de um questionário previamente estruturado, foram entrevistadas face-to-face pessoas que leram jornal nos últimos 3 meses, sendo 960 leitores de jornais em geral e 195 que, além de leitores, trabalham em empresas e possuem o poder de decisão de compra.

Amostra tomadores de opinião Total:195 entrevistas (amostra desproporcional) Porte da empresaRamo de atividade Muito grande: 45Indústria transformação: 48 Grande: 50Construção Civil: 47 Média: 46Comércio: 50 Pequena: 54Serviços: 50

PAPEL DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Cada meio de comunicação tem uma característica própria que deve ser aproveitada pela propaganda para influenciar o consumidor: Chamar a atenção para um produto que ainda não foi percebido Despertar o interesse Criar a necessidade de obtê-lo Influenciar na decisão final de adquiri-lo

Busca e uso de informação no processo de compra: conseqüências práticas O consumidor muda de papel: passa da audiência passiva ou reativa para a procura pró-ativa, instrumental. Procura a melhor informação para a decisão: descarta e/ou acrescenta novas mídias. Procura mais informações, mesmo fora da mídia. Usa suas mídias habituais de forma diferente. Os critérios de avaliação e escolha de mídia mudam: passamos de leitor/espectador para decisor

Busca e uso de informação: conseqüências práticas A eficácia de cada mídia e canal de informação depende da: adequação a este novo papel do consumidor satisfação de suas necessidades de informação nos diferentes estágios do processo de decisão de compra de cada tipo de produto ou serviço O foco é no decisor não apenas no leitor ou espectador

O meio jornal é a mídia mais utilizada para consultar as diferentes opções de filmes, teatros, shows, bares e restaurantes.

Processo informativo e decisório para consultar sobre opções de lazer.

Para escolha de cinema, teatro, show ou lazer em geral, qual a principal fonte que usou ou usaria ? PRIMEIRA MENÇÃO – Em geral, qual destas você usaria na hora de procurar uma opção de lazer? ProdutosFinanceiros ? Quero Comprar: A relevância dos meios de informação no processo de compra Fonte: total das entrevistas - 960/leitores nos últimos 3 meses - 1ª menção IPSOS OPINION / IPSOS MARPLAN – 11 MERCADOS – JULHO 2003 Lazer / Entretenimento 60% 6% 9% 8% 7% 2% 5% 1% JORNAL/encarte em jornal Corretor ou vendedor Televisão Opinião de amigos Internet Encarte local venda Revista/encarte em revista Rádio 6% 8% Corretor ou vendedor Opinião de amigos Através do contato pessoal

Para escolha de cinema, teatro, show ou lazer em geral, qual a principal fonte que usou ou usaria ? PRIMEIRA MENÇÃO – Consultar as diferentes opções de filmes, teatros, shows, bares e restaurantes. ProdutosFinanceiros ? Quero Comprar: A relevância dos meios de informação no processo de compra Fonte: total das entrevistas - 960/leitores nos últimos 3 meses - 1ª menção IPSOS OPINION / IPSOS MARPLAN – 11 MERCADOS – JULHO 2003 Lazer / Entretenimento 61% 3% 12% 9% 5% 1% 7% 2% JORNAL/encarte em jornal Corretor ou vendedor Televisão Opinião de amigos Internet Encarte local venda Revista/encarte em revista Rádio 3% 9% Corretor ou vendedor Opinião de amigos Através do contato pessoal

Para escolha de cinema, teatro, show ou lazer em geral, qual a principal fonte que usou ou usaria ? PRIMEIRA MENÇÃO – Ler críticas e avaliações dos filmes, teatros, shows, bares e restaurantes. ProdutosFinanceiros ? Quero Comprar: A relevância dos meios de informação no processo de compra Fonte: total das entrevistas - 960/leitores nos últimos 3 meses - 1ª menção IPSOS OPINION / IPSOS MARPLAN – 11 MERCADOS – JULHO 2003 Lazer / Entretenimento 65% 5% 7% 4% 6% 2% 8% 1% JORNAL/encarte em jornal Corretor ou vendedor Televisão Opinião de amigos Internet Encarte local venda Revista/encarte em revista Rádio 5% 4% Corretor ou vendedor Opinião de amigos Através do contato pessoal

Para escolha de cinema, teatro, show ou lazer em geral, qual a principal fonte que usou ou usaria ? PRIMEIRA MENÇÃO – Informar-se sobre preços. ProdutosFinanceiros ? Quero Comprar: A relevância dos meios de informação no processo de compra Fonte: total das entrevistas - 960/leitores nos últimos 3 meses - 1ª menção IPSOS OPINION / IPSOS MARPLAN – 11 MERCADOS – JULHO 2003 Lazer / Entretenimento 55% 7% 9% 7% 4% 6% 3% 1% JORNAL/encarte em jornal Corretor ou vendedor Televisão Opinião de amigos Internet Encarte local venda Revista/encarte em revista Rádio Outros Através do contato pessoal

Para escolha de cinema, teatro, show ou lazer em geral, qual a principal fonte que usou ou usaria ? PRIMEIRA MENÇÃO – Informar-se sobre horários. ProdutosFinanceiros ? Quero Comprar: A relevância dos meios de informação no processo de compra Fonte: total das entrevistas - 960/leitores nos últimos 3 meses - 1ª menção IPSOS OPINION / IPSOS MARPLAN – 11 MERCADOS – JULHO 2003 Lazer / Entretenimento 60% 4% 11% 7% 6% 2% 6% 3% JORNAL/encarte em jornal Corretor ou vendedor Televisão Opinião de amigos Internet Encarte local venda Revista/encarte em revista Rádio 4% 7% Corretor ou vendedor Opinião de amigos Através do contato pessoal

Para escolha de cinema, teatro, show ou lazer em geral, qual a principal fonte que usou ou usaria ? PRIMEIRA MENÇÃO – Informar-se sobre local de compra de ingressos e reservas. ProdutosFinanceiros ? Quero Comprar: A relevância dos meios de informação no processo de compra Fonte: total das entrevistas - 960/leitores nos últimos 3 meses - 1ª menção IPSOS OPINION / IPSOS MARPLAN – 11 MERCADOS – JULHO 2003 Lazer / Entretenimento 56% 7% 10% 7% 2% 6% 3% 1% JORNAL/encarte em jornal Corretor ou vendedor Televisão Opinião de amigos Internet Encarte local venda Revista/encarte em revista Rádio Outros Através do contato pessoal

Principal mídia utilizada para se informar por quem tomou uma decisão de compra CINEMA, TEATRO, LAZER IPSOS OPINION / IPSOS MARPLAN – 11 MERCADOS – JULHO 2003 Revistas Encarte, folheto no ponto de venda Amigos Televisão Corretor/Vendedor Jornal Fonte: total das entrevistas - 960/leitores nos últimos 3 meses - 1ª menção ProdutosFinanceiros Quero Comprar: A relevância dos meios de informação no processo de compra Lazer / Entretenimento 48% 7% 17% 9% 3% 5%

Previsível: o consumidor sabe que a informação vai estar lá (classificados, encartados no domingo, caderno de cultura ou de lazer) Atualizado: periodicidade diária garante informação atualizada (o preço é aquele mesmo, os produtos estarão disponíveis), não precisa procurar Acesso no momento da decisão: tempo sob controle do consumidor Diversidade de fontes: concorrentes no mesmo espaço, ao mesmo tempo; permite comparações diretas Organizado, fácil de consultar: os anúncios e conteúdos estão em locais definidos, constantes Quero Comprar: A relevância dos meios de informação no processo de compra Por que o jornal é tão forte como apoio à decisão? IPSOS OPINION / IPSOS MARPLAN – 11 MERCADOS – JULHO 2003 Fonte: total das entrevistas - 960/leitores nos últimos 3 meses - 1ª menção Lazer / Entretenimento

O manejo é fácil: é fácil ir e vir, não requer habilidades específicas, portátil Coloca a informação num contexto mais amplo. (matérias e serviços próximos às críticas) Produtos complementares no mesmo veículo. (dicas de shows, peças e filmes, próximos à Bares e Restaurantes) Conteúdo noticioso relacionado com produtos. (coluna de queixas de consumidores) Fácil de encontrar; (banca, assinatura) Barato Por que o jornal é tão forte como apoio à decisão ? Quero Comprar: A relevância dos meios de informação no processo de compra IPSOS OPINION / IPSOS MARPLAN – 11 MERCADOS – JULHO 2003 Fonte: total das entrevistas - 960/leitores nos últimos 3 meses - 1ª menção Lazer / Entretenimento

76% usou em média o jornal como uma das duas primeiras mídias para escolha de cinema, teatro, lazer. 74% dos entrevistados costumam ler conteúdo editorial dos cadernos e suplementos de divertimentos, cine, tv, teatro e horóscopo nos jornais. Quero Comprar: A relevância dos meios de informação no processo de compra Conclusões finais IPSOS OPINION / IPSOS MARPLAN – 11 MERCADOS – JULHO 2003 Fonte: total das entrevistas - 960/leitores nos últimos 3 meses - 1ª menção 46% tomou ou participou de decisão nos últimos 12 meses sobre cinema teatro show ou lazer. Lazer / Entretenimento O meio jornal é a principal fonte para consultar as diferentes opções de filmes, teatros, shows, bares e restaurantes.

Quero Comprar: A relevância dos meios de informação no processo de compra IPSOS OPINION / IPSOS MARPLAN – 11 MERCADOS – JULHO 2003 Fonte: total das entrevistas - 960/leitores nos últimos 3 meses - 1ª menção Lazer / Entretenimento ANUNCIE EM JORNAL A principal fonte para consultar as diferentes opções de filmes, teatros, shows, bares e restaurantes. Acesse detalhes da pesquisa no site: