Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA Divisão de Ciência da Computação CE-245 Tecnologias da Informação Prof. Adilson Marques da Cunha Débora Ap.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
© 2004 Computer Associates International, Inc. (CA). All trademarks, trade names, services marks and logos referenced herein belong to their respective.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Economias de Escala e Comércio Internacional
Hermes do Amaral Pacheco
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
GESTÃO POR PROCESSOS ESTE MATERIAL FOI PREPARADO ESPECIALMENTE PARA NIVELAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE PROCESSOS E É PARTE DO CURSO GESTÃO POR.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Implantação do Sistema MRP II
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial Profa. Jiani Cardoso Fundamentos de Sistemas de Informação 02/set/2005.
MEDINDO O CAPITAL SOCIAL NO CONTEXTO DE UM PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO LOCAL SILVANA PARENTE Consultora do PNUD e do IADH – Instituto de Assessoria.
Supply Chain Management
Programa de Incentivos a Investimentos no Setor de Tecnologia da Informação na Cidade do Rio de Janeiro Wanderley Mariz Secretário Municipal de Trabalho.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Stoa A Rede de Colaboração da USP Ewout ter Haar Instituto de Física – USP dezembro de 2012.
1 Evento Comemorativo ao Dia do Bibliotecário Brasília, 10 de março de 2006 Novos paradigmas: estamos preparados? Maria Carmen Romcy de Carvalho, PhD Diretora.
Opções Estratégicas para o setor de portas, janelas e esquadrias de madeira de União da Vitória/Porto União: visões estratégicas para construção de uma.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
Introdução à Economia 2ª AULA.
Arquitetura de Sistemas de Informação
Tribunal de Contas da União Secretaria de Tecnologia da Informação Missão da SETEC: Melhorar os resultados do TCU por meio da otimização de seus processos.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento GSAN
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Segurança de Dados no MAER.
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
Gestão Estratégica de Pessoas para Construção de Resultados.
Organização e Redução de Custos
“Novas Tecnologias para a Produção de Refeições Coletivas: Recomendações de Introdução para a Realidade Brasileira” Revista Nutr. Jan/Abr 1999 Estela Deyrmendjan.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Sistemas de Informação Capítulo 3
III – Uso Infraestrutura – Empresa Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos II – Gestão da Infraestrutura Tecnológica.
ERU 520: Tecnologia da Informação Prof. José Luís Braga Doutor em Informática - PUC-Rio Pós-Doutorado em Tecnologias da Informação - University of Florida.
ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA Análise do Meio Ambiente
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 01
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Conceitos e características dos Projetos
Marketing de Relacionamento
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA COMO GARANTIA DA QUALIDADE E REGULARIDADE DA OFERTA José Luis Rufino Pesquisador da Embrapa Café Consultor do Projeto Educampo/Sebrae-MG.
Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Apresentação de Estágio Supervisionado
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Sistema de Planejamento da Produção
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
26/05/11 1.
The Data Warehouse Toolkit
Plano de Negócios seu guia definitivo www. josedornelas. com. br www
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
PPA Qual a periodicidade? Quais os momentos do CICLO do PPA?
APRESENTAÇÃO SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA
Sistemas de Apoio à Decisão
Transcrição da apresentação:

Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA Divisão de Ciência da Computação CE-245 Tecnologias da Informação Prof. Adilson Marques da Cunha Débora Ap. Rodrigues Chagas Capítulo 12 - A Empresa e a Administração Globalizada da Tecnologia de e-Business

Sumário Introdução Objetivo Administrando Tecnologias de E-business Administração Globalizada da Tecnologia de e-business Fatos Reais Conclusão Perguntas

Introdução Hoje em dia, muitas empresas pelo mundo pretendem transforma-se em empresas de e-business globalizadas e participantes importantes do e-commerce globalizado. Dessa maneira os gerentes e profissionais de empresas precisam saber como administrar esse processo.

Objetivos Identificar como as TI afetam os gerentes de e-business Explicar como problemas de desempenho de SI podem ser reduzidos pelo envolvimento dos gerentes na administração e planejamento de SI nas empresas Identificar as sete principais dimensões da organização de e-business e como elas interferem no sucesso das empresas Conhecer os três componentes da administração da tecnologia de e-business Identificar desafios culturais, politicos e geoeconomicos enfrentados pelos gerentes na administração Identificar as diversas considerações que influenciam a escolha de aplicações de TI

Administrando Tecnologias de e-business

Gerentes e Tecnologias de e-business Evolução do e-business Evolução da Tecnologia de Informação Valor do Cliente Valor Empresarial Fornecedor Cliente Transformação de estratégias e processos empresariais de e-business e de e-commerce Agilidade, flexibilidade e redução do tempo de desenvolvimento, fabricação e dos ciclos de entrega da cadeia de suprimentos Reestruturação e integração interfuncional de processos empresariais que empregam tecnologias da Internet Vantagem competitiva, qualidade total e foco no valor do cliente Uso da internet, de intranets, extranets e da Web como a principal infra-estrutura de TI Difusão de tecnologia para os funcionários, clientes e fornecedores interconectados Computação empresarial e global em sistemas de apoio a decisão e a colaboração Software empresarial integrado interfuncional substitui os sistemas legados Dar aos clientes o que eles querem, quando e como querem, pelo menor preço possível Coordenação interempresarial da produção e de processos empresariais Distribuição eficaz e parcerias em seus canais Responsabilidade e promessas aos clientes

Desempenho Deficiente dos SI A tecnologia da informação não está sendo utilizada de modo eficaz por empresas que direcionam a TI principalmente para informatizar processos de negócios tradicionais, em vez de a usarem para e-commerce, suporte à decisão possibilitada pela web e processos e produtos inovadores de e-business A tecnologia da informação não está sendo utilizada de modo eficiente por sistemas de informação com tempos de respostas acima do esperado e constantes paradas para manutenção, ou por profissionais e consultores que não sabem administrar corretamente os projetos de desenvolvimento de aplicações

A Organização de e-business Pré-E-organização E-organização Estrutura da Organização Hierárquica Comando e Controle Descentralizada, conectada Estrutura flexível, facilmente modificada Liderança “Estrelas” selecionadas sobem Os líderes estabelecem as normas Os líderes forçam as mudanças Cada um é um líder Os líderes criam ambiente de sucesso Os líderes criam capacidade para mudanças Pessoal e cultura Prêmios de longo prazo Tomada vertical de decisões Indivíduos e pequenas equipes são premiadas Mentalidade de “possua sua própria carreira” Autoridade delegada Colaboração esperada e recompensada Coerência Diretamente ligada aos processos Relevância interna Visão implantada nos indivíduos Influência projetada externamente Conhecimento Voltada para aspectos internos Individualista Focada nos clientes Institucional Alianças Complementar as lacunas atuais Aliar-se a parceiros distantes Criar novos valores e terceirizar serviços sem competitividade Aliar-se a concorrentes, clientes e fornecedores Direção Focada em aspectos internos De cima para baixo Focada em aspectos internos e externos Distribuída

Administração da Tecnologia de e-business de Tecnologia de e-Business Gerencia de Tecnologia e Desenvolvimento de Aplicações Gerencia de Organização de TI Gerencia de e-Business e Estratégia de TI Administração do desenvolvimento de aplicações de e-business e pesquisa e implantação de novas TI Administração de processos de TI, profissionais e subunidades dentro da organização de TI e da função de SI de uma empresa Administração do desenvolvimento e implantação em conjunto de estratégias de e-business e TI

Planejamento de e-business Percepções- Chave Objetivos- Chave Prioridades Visualização do Valor da Empresa e do Cliente Estratégia e Modelos de e-Business Estratégias e Arquitetura de e-Business / TI Desenvolvimento e Instalação de Aplicações de E-Business Mais Questões Feedback Feedback

Arquitetura de Tecnologia da Informação A arquitetura de TI criada pelo processo de planejamento estratégico é um projeto ou referencial conceitual que inclui os seguintes componentes principais: Plataforma tecnológica Recursos de dados Arquitetura de aplicações Organização da TI

Administrando a Função de SI Organizando a TI Administrando o Desenvolvimento de Aplicações Administrando Operações de SI Administração de Recursos Humanos de TI Administração de Tecnologia Administrando o Atendimento ao Usuário

Administração Globalizada da tecnologia de e-business

A Dimensão Internacional As dimensões internacionais tornaram-se uma parte indispensável da administração de uma empresa de e-business nas economias e mercados interconectados e globalizados da atualidade

Administração Globalizada da Tecnologia de e-business Desafios Culturais, Políticos E Geoecnômico Estrátégia de e-Business / TI Portfólio de Aplicações de E-Business Plataforma de Tecnologias da Internet Administração de Recursos de dados Desenvolvimento de Sistemas

Desafios Culturais, Políticos e Geoeconômicos Existem demasiadas realidades culturais, políticas e geoeconômicas (geográficas e econômicas) que devem ser enfrentadas para que uma empresa tenha sucesso nos mercados globalizados. Alguns desafios encontrados: Desafio político Desafios geoeconômicos Desafios culturais

Estratégias Globalizadas de e-business Muitas empresas estão passando a adotar estratégias transnacionais, nas quais integram suas atividades empresariais globalizadas por meio de estreita cooperação e interdependência entre suas subsidiárias internacionais e a sede da empresa Na abordagem transnacional, a empresa depende muito de seus sistemas de informação e tecnologias de informação adequadas para ajudá-la a integrar suas atividades globalizadas de negócios

Aplicações Globalizadas de e-business Clientes Globalizados Produtos Globalizados Operações Globalizadas Recursos Globalizados Colaboração Globalizada

Plataformas Globalizadas de TI Escolher hardware, software, redes de telecomunicações e instalações de computação que apóiam operações empresariais globalizadas não é apenas uma técnica complexa, mas também tem importantes implicações políticas e culturais A Internet como uma Plataforma Globalizada de TI Questões de Acesso à Internet

Desenvolvimento Globalizado de Sistemas Desenvolver uma aplicação eficiente, eficaz e rápida para usuários finais de empresas nacionais já é um desafio. Esse desafio se torna ainda maior quando uma aplicação precisa ser desenvolvida para países e culturas diferentes.

Fatos Reais Fato Real 1 – Mellon: o caso de estratégias híbridas de e-commerce Fato Real 2 – DHL Worldwide Express e ApplianceWare: desafios do desenvolvimento globalizado de sistemas Fato Real 3 – Nike e Connecticut General: fracassos na implantação de sistemas de e-business Fato Real 4 – A IBM e a Timken Company: avaliando estratégias de administração globalizadas de e-business

Conclusão Com o desenvolvimento das Técnologias da Informação os gerentes precisam se adaptar a uma nova forma de administrarem seus setores e funcionários.

Questões 1)Porque os Sistemas de Informação tem desempenho deficiente em algumas organizações? R: Porque essas organizações não estão utilizando os SI de maneira eficaz, eficiente ou econômico. Utilizando SI para informatizar processos tradicionais de informação ou desenvolvendo SI com respostas acima do esperado e constantes paradas 2)Quais os três componentes principais da abordagem gerencial da Administração da Tecnologia de e-business? R: Administrar o desenvolvimento e a implementação em comum de estratégias de e-business e de TI; Administrar o desenvolvimento de aplicações de e-business e a pesquisa e implementação de novas tecnologias de informação; e Administrar os processos, profissionais e subunidades dentro da organização de TI e da função de SI de uma empresa. 3)Quais as principais dimensões da administração globalizada da tecnologia de e-business? R: Desenvolvimento de Estratégias de e-business e de TI adequadas para o mercado globalizado; Desenvolvimento do portfólio de aplicações necessárias para apoiar as estratégias de negócios e de TI Plataformas tecnológicas de hardware, software e baseadas na Internet para apoiar essas aplicações; Métodos de administração de dados para fornecer os bancos de dados necessários; e Projetos de desenvolvimento de sistemas que produzirão os necessários sistemas de informação globalizados.