Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARCADISMO NEOCLASSICISMO
Advertisements

Arcadismo ou Neoclassicismo
Principais Características
ARCADISMO / NEOCLASSICISMO (séc. XVIII)
ARCADISMO NEOCLASSICISMO.
Arcadismo ou neoclassicismo Sec
Literatura Prof. Henrique
Arcadismo Século XVIII.
CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas.
Tomás Antônio Gonzaga Tomás Antônio Gonzaga (Miragaia, 11 de agosto de 1744 — Ilha de Moçambique, 1810), cujo nome arcádico é Dirceu, foi um jurista, poeta.
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
ARCADISMO.
Arcadismo no Brasil (segunda metade do sec. Xviii e início do sec XIX)
Antoine de Saint-Exupéry
ARCADISMO NO BRASIL ( ) No Brasil, o rompimento com a estética barroca começou com a publicação de Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa,
Barroco Profª Neusa.
AH! SE EU PUDESSE... Ah! Se eu pudesse... JANE
Tomás Antônio Gonzaga Literatura Engajada.
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ARCADISMO (NEOCLASSICISMO-SETECENTISMO-ESCOLA MINEIRA)
ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.
Eu sei Com Jean Gabin Do original Quando eu era garoto, de 3 palmos de altura, eu falava bem alto para ser um homem...
ARCADISMO ou NEOCLASSICISMO séc. XVIII - Setecentismo
Arcadismo ou Neoclassicismo (1768 a 1836)
A Literatura no Período Colonial Brasileiro
Eu sei Com Jean Gabin Do original Quando eu era garoto, de 3 palmos de altura, eu falava bem alto para ser um homem...
ARCADISMO NEOCLASSICISMO
Arcadismo ou Neoclassicismo:
Por que Natal? Cleide Canton.
OI, EU TÔ FELIZ! MÃE, VOCÊ AINDA NÃO DEVE SABER, SOU PEQUENO, MAS ESTOU AQUI! É TÃO SEGURO, HÁ TANTO CALOR! AH! COMO É BOM! DOCE LUGAR DE AMOR!
ARCADISMO EM PORTUGAL POESIA DE BOCAGE Profª Neusa.
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Arcadismo (Neoclassicismo)
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
ARCADISMO Arcádia – região montanhosa da grecia antiga que segundo a mitologia grega era habitada por poetas e pastores. Em Portugal foi criada a Arcádia.
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Profª. Karen Neves Olivan
Literatura : expressão de uma época
O Arcadismo no Brasil.
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
Parabéns Igreja Filadélfia.
ARCADISMO.
SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO
LITERATURA INFORMATIVA
ARCADISMO.
SÓ RIO Letra: José Luiz Campos Música: Fernando Luiz Intérprete: Fernando Luiz Letra: José Luiz Campos Música: Fernando Luiz Intérprete: Fernando Luiz.
IFES – Venda Nova do Imigrante
Arcadismo Introdução.
UFTM Universidade Federal do Triângulo Mineiro Curso de Letras
Arcadismo/Neoclassicismo
Daniel Francielly Pelo Casamento de CULTO DE GLORIFICAÇÃO
TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA / POESIA ÉPICA DO ARCADISMO
Arcadismo ( , em Portugal) ( , no Brasil)
ARCADISMO NO BRASIL: CLÁUDIO MANUEL DA COSTA
ARCADISMO Introdução.
> Meu querido namorado É gentil e me seduz Com seu jeito educado E seus lindos olhos azuis.
IGREJA CRISTÃ MARANATA
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Texto: Pensando em você Autora: Eliene Lima Ano: 2007
Arcadismo – século XVIII
ARCADISMO NO BRASIL 1768 – 1836 SÉCULO XVIII.
Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde II Domingo do Tempo Comum 2º Ano.
ARCADISMO Pontos importantes.
Arcadismo O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclacissismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade.
Professor: Nilo Jr.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Colégio Santa Cecília Literatura Brasileira Professor: Paulo César (Pecê) ARCADISMO.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Períodos Literários Brasil Colonial ( )
Transcrição da apresentação:

Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA ARCADISMO Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

Contexto histórico O século XVIII foi conhecido na Europa como SÉCULO DAS LUZES; O ILUMINISMO propunha um combate ao obscurantismo barroco e seus preceitos religiosos e místicos; Os iluministas passaram a disputar com a Igreja o controle da educação em algumas partes da Europa; Faziam apologia do saber e do conhecimento; Para os iluministas, viver em liberdade e igualdade era aprender as lições do homem quando este vivia em estado natural; Por conta disso, na literatura, a imagem de BOM SELVAGEM ganha força.

características Retomada da cultura clássica (Neoclassicismo); Racionalismo; Equilíbrio, harmonia; Reações aos excessos barrocos; Linguagem mais simples e direta; Inutilia truncat (cortar o que é inútil); Carpe diem (aproveitar o presente); Locus amoenus (lugar ameno); Fugere urbem (fuga da cidade).

Não se pode esquecer... ... De que o ARCADISMO priorizava: O BUCOLISMO O PASTORIL O AMOR SIMPLES PSEUDÔNIMOS

MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE Escreveu poesias SATÍRICAS e LÍRICAS; POESIAS SATÍRICAS: exposição das mazelas de seu tempo em linguagem pesada / Seus alvos eram os poderosos, mas não deixou de lado colegas da Academia. / Exploração da temática sexual. POESIAS LÍRICAS: teve duas vertentes: uma árcade, obedientes ao convencionalismo, e outra como um poeta atormentado, marcado pelo pessimismo e pela melancolia.

Poesia satírica (bocage) Não lamentes, oh Nise, o teu estado; Puta tem sido muita gente boa; Putíssimas fidalgas tem Lisboa, Milhões de vezes putas têm reinado: Dido foi puta, e puta dum soldado; Cleópatra por puta alcança a c'roa; Tu, Lucrécia, com toda a tua proa, O teu cono não passa por honrado:...

Poesia lírica (bocage) Vê como ali, beijando-se, os Amores Incitam nossos ósculos ardentes! Ei-las de planta em planta as inocentes As vagas borboletas de mil cores! Naquele arbusto o rouxinol suspira; Ora nas folhas a abelhinha pára. Ora nos ares sussurrando, gira. Que alegre campo! Que manhã tão clara! Mas ah! Tudo o que vês, se eu não te vira, Mais tristeza que a morte me causara.

Tomás Antônio gonzaga Escreveu poesias SATÍRICAS e LÍRICAS; POESIAS SATÍRICAS: Em CARTAS CHILENAS, Gonzaga escreve cartas anônimas ao autoritário e corrupto Luís da Cunha Meneses, chamado, no poema, de FANFARRÃO MINÉSIO. Escreveu sob o pseudônimo de Critilo. POESIAS LÍRICAS: Na 1ª parte de MARÍLIA DE DIRCEU, há grande uso do carpe diem, do bucolismo, do otimismo e da sensualidade de forma equilibrada. Na 2ª parte, há a tristeza, a melancolia, a poesia sentimental e o egocentrismo.

Marília de Dirceu - 1ª parte “Ah! enquanto os Destinos impiedosos Não voltam contra nós a face irada, Façamos, sim façamos, doce amada, Os nossos breves dias mais ditosos”.

Marília de Dirceu – 2ª parte Eu tenho um coração maior que o mundo! Tu, formosa Marília, bem o sabes: Um coração..., e basta, Onde tu mesma cabes.

CARTAS CHILENAS " Assim o nosso chefe não descansa De fazer, Doroteu, no seu governo, Asneiras sobre asneiras e, entre as muitas, Que menos violentas nos parecem, Pratica outras que excedem muito e muito As raias dos humanos desconcertos."