PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VIII Espectroscopia luz luz Método envolve: excitação detecção Fontes
Advertisements

Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Profa Rejane Freitas Benevides
Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Consumo de oxigênio e limiar anaeróbio
CITOLOGIA: O ESTUDO DA CÉLULA.
O ESTUDO DA CÉLULA – PARTE 2
Validação do Algoritmo de Backprojection aplicado a Tomografia de Impedância Elétrica com o Uso de Problema Direto Fernando Silva de Moura Pai Chi Nan.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
ALGUNS CONCEITOS DE TERMODINÂMICA
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Criptografia Quântica : Um Estudo
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP)
Qual é a função de um texto literário?
Luiz Carlos Lisboa Gondim
O que é o coração? • É um músculo oco, responsável pela circulação sanguínea de todo corpo e do transporte de oxigênio para o pulmão, e no homem tem o.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
TECIDO NERVOSO O sistema nervoso é constituído por todos os tecidos nervosos do organismo. SNC Medula espinhal Encéfalo SNP Nervos, gânglios e terminações.
Sistema Nervoso e Integração Nervosa: Organização em Vertebrados
Padrão Circulatório em Invertebrados e Vertebrados
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
MITOS NA PROMOÇÃO.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS FABIANO ABEL ANDRÉ RODRIGO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Vírus.
Sistema Circulatório:
FUNÇÕES MOTORAS DA MEDULA
Faculdade de Ciencias Medicas de Minas Gerais
 RACIOCÍNIO FISIOLÓGICO APLICADO
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE UNIVERSIDADE FEDERAL.
Física Quântica Exercícios
Modulo Especialista.
Jumpers 1. O que são Jumpers
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
TA 733 A – Operações Unitárias II Transferência de Calor
Preservação de Alimentos por Tecnologia dos Obstáculos
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
LIDERANÇA.
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
DETERGENTES Principal função
1 COMPARATIVO BUILDERS Propriedades e Características CitratoNTAZeólitosSTPP Capacidade para seqüestrar íons Cálcio na água Sim Sim. Necessita aquecimento.
CITOCINAS E COOPERAÇÃO CELULAR
Prof. Caroline Rigotto Borges
Resposta imune celular
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UNIFESP Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Para administração de testes motores voltados à avaliação do componente de força/resistência muscular, em geral, recorre-se à utilização de pesos adicionais,
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
PROTEÍNAS.
TECIDO CONJUNTIVO Morfologicamente, os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentar diversos tipos celulares separados por abundante material intercelular.
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
Transcrição da apresentação:

PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO 1- Excitabilidade : É a propriedade que tem o miocárdio de reagir (potencial de ação e contração) quando estimulado. 2 - condutibilidade As células miocárdicas possuem característica funcional de condutibilidade, isto é, são capazes de transmitir um estímulo gerado em uma parte do coração para o resto do miocárdio.

PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO 3. Contractilidade: É a propriedade que tem o miocárdio de contrair - se, funcionando o coração como um Sincício. Ele responde segundo a lei do tudo - ou - nada, ou responde com uma contração total ou não responde 4- Zona de Automatismo: tem a capacidade celular de gerar ` estímulos. A zona de automatismo possui freqüência mais alta, passa a comandar a ativação cardíaca submetendo a excitação de todas as fibras ao seu próprio ritmo. Torna-se assim, o marca-passo cardíaco propriamente dito.

Algumas características são importantes em relação a manutenção do potencial de repouso: 1- presença de ânions impermeantes no interior da célula e de cloro livremente permeantes, nos dois lados da membrana; 2- alta permeabilidade da membrana ao potássio; 3- baixa permeabilidade da membrana ao Na+ e ao Ca++; 4- ação da bomba Na+/K+Atpase-dependente que elimina sódio da célula em troca de potássio

AUTOMATISMO O CORAÇÃO É UM ÓRGÃO AUTO-EXCITÁVEL POIS NÃO PRECISA DE QUALQUER ESTÍMULO EXTERNO (NERVOSO OU OUTRO) PARA SE CONTRAIR. HÁ UMA HIERARQUIA NO AUTOMATISMO CARDÍACO: A FIBRA COM CAPACIDADE DE SE DESPOLARIZAR MAIS RAPIDAMENTE IRÁ ASSUMIR A FUNÇÃO DE MARCAPASSO CARDÍACO, IMPONDO RITMICIDADE AO BATIMENTO CARDÍACO. ESTE PAPEL É ASSUMIDO PELO NODO SINUSAL. .

AUTOMATISMO AS CÉLULAS CONTRÁTEIS, TANTO DOS ÁTRIOS QUANTO DOS VENTRÍCULOS, BEM COMO AS FIBRAS DE PURKINJE, POSSUEM POTENCIAL DE AÇÃO RÁPIDO. JÁ AS CÉLULAS DO NODO SINUSAL E A-V POSSUEM POTENCIAL DE AÇÃO LENTO.

AUTOMATISMO A AUTO-EXCITAÇÃO DAS FIBRAS ESPECIALIZADAS É INFLUENCIADA POR MODIFICAÇÃO NA CONCENTRAÇÃO DE ÍONS, DA TEMPERATURA E PELO SISTEMA NERVOSO AUTONÔMICO: SIMPÁTICO ( ADRENALINA) E PARASSIMPÁTICO (ACETILCOLINA).

AUTOMATISMO CARDÍACO 1. PÔDE-SE OBSERVAR NA PRÁTICA QUE O MARCAPASSO DO CORAÇÃO DA RÃ ENCONTRA-SE NO SEIO VENOSO, POIS ESTA É A PRIMEIRA CÂMARA QUE CONTRAI DESPOLARIZANDO AS SEGUINTES; 2. SEPARANDO-SE O CORAÇÃO DA RÃ COMUM CORDÃO ( AMARRADO ) EM SUAS TRÊS PARTES (SEIO, ÁTRIOS, VENTRÍCULOS). OBSERVOU-SE QUE CADA CÂMARA PASSOU A PULSAR EM SEU RITMO PRÓPRIO POIS CADA UMA DESSAS PARTES ESTAVA COM AUTOMATISMO PRÓPRIO.

EXCITABILIDADE É A CAPACIDADE QUE O MÚSCULO CARDÍACO TEM DE RESPONDER A DETERMINADOS ESTÍMULOS, GERANDO POTENCIAIS DE AÇÃO E FAZENDO COM QUE AS MIOFIBRILAS DO MÚSCULO SE CONTRAIAM DE ACORDO COM O ESTÍMULO. O MÚSCULO CARDÍACO POSSUI CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS NO QUE DIZ RESPEITO AO ACOPLAMENTO-EXCITAÇÃO-CONTRAÇÃO.

A FORÇA DE CONTRAÇÃO DO MÚSCULO CARDÍACO DEPENDE MUITO DA CONCENTRAÇÃO DE ÍONS CÁLCIO VINDOS DO TÚBULOS “T” UMA VEZ QUE O RETÍCULO SARCOPLASMÁTICO NO MÚSCULO CARDÍACO É POUCO DESENVOLVIDO. ASSIM, A DISPONIBILIDADE DE ÍONS CÁLCIO PARA QUE OCORRA A CONTRAÇÃO DEPENDE EM ALTO GRAU DA QUANTIDADE DE ÍONS CÁLCIO NO LÍQUIDO EXTRACELULAR. O CORAÇÃO PODE SER EXCITADO POR ESTÍMULOS ELÉTRICOS, MECÂNICOS, QUÍMICO OU TÉRMICOS.

EFEITO DA TEMPERATURA OCORRE O AUMENTO NA FREQÜÊNCIA CARDÍACA, EM VIRTUDE DO AUMENTO DA PERMEABILIDADE IÔNICA DA MEMBRANA CELULAR, RESULTANDO EM ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-EXCITAÇÃO. A ELEVAÇÃO PROLONGADA DA TEMPERATURA EXAURE OS SISTEMAS METABÓLICOS DO CORAÇÃO, CAUSANDO FRAQUEZA MUSCULAR CARDÍACA.

ESTÍMULOS ELÉTRICOS O estímulo elétrico aumenta a freqüência cardíaca, pois provoca contração do coração. O coração tem sua capacidade máxima de bombeamento de grandes quantidades de sangue nas freqüências cardíacas compreendidas entre 100 a 150 bat/min ( em seres humanos ).

Se a freqüência cardíaca se elevar acima de um nível crítico, a própria força de contração do coração diminui, além disso, o período da diástole entre as contrações pode ficar tão diminuído que o sangue não tempo para fluir adequadamente dos átrios para os ventrículos.

A estimulação do nervo vago diminui a freqüência CONTRATILIDADE: ESTÍMULOS VAGAIS A estimulação do nervo vago diminui a freqüência cardíaca. A estimulação vagal intensa pode interromper os batimentos cardíacos por alguns segundos, mas em geral o coração volta a se contrair com freqüência de 20 a 40 bat/min ( em seres humanos ). Além disso, a estimulação vagal intensa pode diminuir a força de contração ventricular.

CONTRATILIDADE: ESTÍMULOS QUÍMICOS Várias substâncias químicas podem alterar a freqüência cardíaca e a capacidade de contração do miocárdio de trabalho. A adrenalina aumenta a freqüência cardíaca e também a força de contração, uma vez que ela atua sobre os íons sódio e cálcio. A acetilcolina diminui a freqüência cardíaca, mas não atua sobre a força de contração, uma vez que ela atua sobre os canais de potássio, tornando a repolarização mais lenta. Ela reduz a freqüência do ritmo do nó sinusal e diminui a excitabilidade das fibras juncionais atrioventriculares, o que lentifica a transmissão do impulso para os ventrículos.

CONTRATILIDADE: ESTÍMULOS QUÍMICOS A utilização de atropina + estimulação vagal bloqueia a ação da acetilcolina, logo não ocorre alteração na freqüência cardíaca, quando esses dois estímulos são realizados concomitantemente.