Avaliação da Docência 2011 1. Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 2 Lei do SINAES – Nº 10.861/2004 Constituição da CPA Projeto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

Comissão de Avaliação da Docência Comissão Própria de Avaliação – CPA
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Palestras, oficinas e outras atividades
Administração de Marketing 1
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO RES. 103/06 - CONSEPE
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Ludwig Krippahl, 2007 Programação para as Ciências Experimentais 2006/7 Teórica 5.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
PERSPECTIVA CONCEITUAL
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Informação em Saúde Suplementar
Fátima Maria de Melo Brito
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
EDITAL DE SELEÇÃO Universidade Federal do Ceará
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
Avaliação Curso de Atualização em Políticas Públicas de Saúde com Ênfase na Assistência Farmacêutica – CRS CO 1ª Turma.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
1 Copyright © 2010 The Nielsen Company. Confidential and proprietary. Title of Presentation Copyright © 2012 The Nielsen Company. Confidential and proprietary.
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
ITENS Números da Avaliaç ã o Previstos Realizados até 15/09/2008 Disciplinas Turmas Número de Alunos que preencheram os questionários.
Projeto Medindo minha escola.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Máquina de Turing Universal
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Resolução da Avaliação Docente CPA
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Transcrição da apresentação:

Avaliação da Docência

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Lei do SINAES – Nº /2004 Constituição da CPA Projeto de Avaliação da Docência Aprovado no CONSEPE Resolução CONSEPE nº 131/2008 AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Para a melhoria da qualidade do ensino de graduação, com base no levantamento de informações nos itens: Atuação didática e postura profissional do professor Autoavaliação do aluno Avaliação das turmas pelo professor Infraestrutura da instituição PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA?

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência O professor, ao consolidar a turma; O aluno, até o período da rematrícula no semestre seguinte. OBS. O aluno que tranca uma disciplina não participa da avaliação da disciplina trancada, porém justifica os motivos do trancamento. QUEM AVALIA?

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência As turmas com menos de cinco alunos; Os alunos reprovados por falta; Os alunos que atribuíram nota zero em um ou mais dos itens: – Comparecimento às aulas (dele ou do professor) – Permanência na sala de aula (dele ou do professor). QUEM SERÁ EXCLUÍDO DOS CÁLCULOS?

Questionário do aluno 6

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Dimensão 1 - ATUAÇÃO DIDÁTICA E POSTURA PROFISSIONAL DO PROFESSOR, QUANTO À(AO) 1.1Comparecimento às aulas 1.2Cumprimento do horário das aulas do início ao fim 1.3Cumprimento do programa da disciplina 1.4Clareza na apresentação do conteúdo 1.5Utilização de metodologias que favoreçam o aprendizado 1.6Incentivo à participação dos alunos nas aulas 1.7Disponibilidade para tirar dúvidas dos alunos durante as aulas 1.8 Disponibilidade para atender aos alunos fora do horário de aulas 1.9 Coerência entre o nível de exigência nas avaliações e o conteúdo dado 2.Dimensão 2 - AUTO-AVALIAÇÃO DO ALUNO QUANTO À(AO) 2.1Utilização da bibliografia sugerida pelo professor 2.2Comparecimento às aulas 2.3Permanência nas aulas do início ao fim 2.4Participação nas aulas 2.5Utilização de horário extra para tirar dúvidas com o professor 2.6 Cumprimento das atividades solicitadas pelo professor da disciplina 2.7Dedicação ao estudo da disciplina fora do horário de aula

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Dimensão 3 - INFRA-ESTRUTURA DA UFRN 3.1Assinale apenas a alternativa que considere mais importante 3.1.1Ampliação do acervo da biblioteca 3.1.2Ampliação do espaço físico da biblioteca 3.1.3Melhoria das salas de aula 3.1.4Melhoria dos laboratórios 3.1.5Construção de mais espacos de convivência 3.1.6Nenhuma 3.1.7Outra 4.Dimensão 4 - ASSINALE "SIM " OU "NÃO " NAS QUESTÕES SEGUINTES 4.1 O professor divulga as notas de uma avaliação antes da avaliação seguinte? 4.2 O professor discute com os alunos os assuntos abordados nas avaliações, esclarecendo suas dúvidas? 4.3 O professor estimula a busca de fontes alternativas de informações? 4.4 O professor divulga o programa da disciplina na primeira semana de aulas? 4.5O professor utiliza o SIGAA ou outro meio eletrônico para manter contato com o aluno?

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Participação em atividades. Assinale as atividades que você está participando nesse período letivo Movimento estudantil 4.6.2Projeto de extensão 4.6.3Projeto de pesquisa 4.6.4Iniciação à docência (monitoria) 4.6.5Apresentação de trabalho em Seminário/Congresso 4.6.6Estágio não obrigatório 4.6.7Nenhuma 4.6.8Outra 4.7Você tem orientador acadêmico? 4.8Você teve orientação acadêmica neste semestre letivo? 5.Espaço destinado para comentários adicionais

Questionário do professor 10

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Dimensão 1 - AUTO-AVALIAÇÃO DO PROFESSOR QUANTO A (AO) 1.1Comparecimento as aulas 1.2Cumprimento do horário das aulas do inicio ao fim 1.3Cumprimento do programa da disciplina 1.4Clareza na apresentação do conteúdo 1.5Utilização de metodologias que favorecem o aprendizado 1.6Incentivo a participação dos alunos nas aulas 1.7Coerência entre o nível de exigência nas avaliações e o conteúdo dado 1.8Disponibilidade para tirar dúvidas dos alunos durante as aulas 1.9Disponibilidade para atender aos alunos fora do horário de aulas 2. Dimensão 2 - A TURMA, SOB A ÓTICA DO PROFESSOR, QUANTO À (AO) 2.1Comparecimento dos alunos às aulas 2.2Permanência dos alunos nas aulas do início ao fim 2.3Participação dos alunos nas aulas 2.4Cumprimento das atividades solicitadas nas disciplinas

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Dimensão 3 - Infraestrutura da UFRN. 3.1Assinale apenas a alternativa que considere mais importante Ampliação do acervo da Biblioteca Central Zila Mamede 3.1.2Ampliação do espaco fisico da Biblioteca Central Zila Mamede 3.1.3Construção de mais espaços de convivência 3.1.4Melhoria das salas de aula 3.1.5Melhoria dos laboratórios 3.1.6Outra 3.2 Utilização de recursos didáticos nas disciplinas. Assinale o(s) recurso(s) didático(s) que já utiliza no desenvolvimento das disciplinas Data-show 3.2.2Retroprojetor 3.2.3Vídeo-aula 3.2.4Produção de material disponibilizado na Internet 3.2.5Material Impresso 3.2.6Videoconferência 3.2.7Outro

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Dimensão 4 - ASSINALE "SIM " OU "NÃO " NAS QUESTÕES SEGUINTES 4.1Disponibiliza para os alunos o programa da disciplina na primeira semana de aulas? 4.2Discute com os alunos os resultados das avaliações, esclarecendo suas dúvidas? 4.3Divulga as notas de uma avaliação antes da avaliação seguinte? 4.4Informa aos alunos seus horários de atendimento fora do horário de aulas? 4.5Os alunos o procuram fora do horário das aulas para tirar dúvidas? 4.6Participa de cursos ou eventos de atualização pedagógica? 5.Espaço destinado a comentários adicionais 3.3 Necessidade de recursos didáticos nas disciplinas. Assinale o(s) recurso(s) didático(s) que acha necessário para desenvolver as disciplinas Data-show 3.3.2Retroprojetor 3.3.3Vídeo-aula 3.3.4Produção de material disponibilizado pela Internet 3.3.5Material impresso 3.3.6Videoconferência 3.3.7Outro

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência DADOS COMPARATIVOS DA AVALIAÇÃO 2006 – ITENS NÚMEROS DA AVALIAÇÃO Disciplinas avaliadas Turmas avaliadas Alunos participantes Professores avaliados Questionários preenchidos

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência ITENS VERIFICADOS NÚMEROS DA AVALIAÇÃO Aprovações por média Aprovações na 4ª avaliação Reprovações por nota Reprovações por nota e por falta Reprovações por falta DESEMPENHO DOS ALUNOS PARTICIPANTES EM 2011

Atuação didática e postura profissional do professor (% de notas) 2008/11 16

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Atuação didática e postura profissional do professor (% de notas) 2008/11

Autoavaliação do aluno (% de notas) 2008/11) 18

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Autoavaliação do aluno (% de notas) 2008/11

Percentual de notas atribuídas à turma pelo professor (Comparativo ) 20

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Percentual de notas atribuídas à turma pelo professor

Percentual de notas atribuídas aos alunos pelo professor (Comparativo ) 22

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Percentual de notas atribuídas aos alunos pelo professor

Avaliação do professor pelo aluno MÉDIAS GERAIS (Comparativo ) 24

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Avaliação do professor pelo aluno – MÉDIAS GERAIS

Autoavaliação do aluno MÉDIAS GERAIS (Comparativo ) 26

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Autoavaliação do aluno – MÉDIAS GERAIS

A turma sob a ótica do professor MÉDIAS GERAIS (Comparativo ) 28

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência A turma sob a ótica do professor – MÉDIAS GERAIS

Autoavaliação do professor MÉDIAS GERAIS (Comparativo ) 30

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Autoavaliação do professor - MÉDIAS GERAIS

Itens da Infraestrutura priorizados pelos alunos (Comparativo ) 32

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Itens da Infraestrutura priorizados pelos alunos (%)

Itens da Infraestrutura priorizados pelos professores (Comparativo ) 34

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Itens da Infraestrutura priorizados pelos professores (%)

Participação dos alunos em atividades extraclasse (Comparativo ) 36

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Participação dos alunos em atividades extraclasse (%)

Utilização de recursos didáticos, segundo os professores (Comparativo 2008 – 2011) 38

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Utilização de recursos didáticos, segundo os professores (%)

Necessidade de recursos didáticos, segundo os professores (Comparativo ) 40

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Necessidade de recursos didáticos, segundo os professores (%)

Prática docente, na opinião dos alunos (Comparativo ) 42

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Prática docente, na opinião dos alunos (%)

Prática docente, na opinião dos professores (Comparativo ) 44

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Prática docente, na opinião dos professores (%)

Orientação acadêmica segundo o aluno (Comparativo 2008 – 2011) 46

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Orientação acadêmica segundo o aluno - %

Comentários 48

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência

Motivos de trancamentos 50

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência

Medidas 52

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 Resolução 131/08-CONSEPE - Artigo 17 sobre a Avaliação da Docência: determina que a plenária dos departamentos deve discutir os dados e propor melhoria ao ensino de graduação (anexo aos Planos Trienais). Ofício do Reitor solicitando justificativa sobre o não comparecimento ou não cumprimento do horário de professores com notas médias abaixo de 6.0 (seis). Criado um espaço no Sigaa para o aluno informar a ausência do professor. Revisão dos questionários atendendo as sugestões dos departamentos na avaliação da docência incluindo: Trancamento de disciplinas com justificativa Orientação acadêmica MEDIDAS TOMADAS 53

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 Programa de Atualização Pedagógica (PAP) que, a partir de 2004 passa a ser institucionalizado, de forma permanente, e obrigatório para professores recém contratados. Implantação do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino de Graduação com financiamentos. Redimensionamento da monitoria com um programa de iniciação à docência. Ampliação da Docência Assistida com incentivo de bolsas REUNI para melhoria do ensino de graduação. Inclusão da docência assistida no instrumento de avaliação. MEDIDAS TOMADAS 54

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 Ampliação da Biblioteca Central e mudança no processo de compra de livros. Melhoria da infraestrutura: salas de aula e laboratórios que foram incorporados ao plano de obras da universidade. Laboratório de habilidades na área da saúde. Melhoria de espaços de convivência em alguns centros. MEDIDAS TOMADAS 55

Encaminhamentos 56

Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência ENCAMINHAMENTOS DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA NA UFRN – (RESOLUÇÃO 131/2008-CONSEPE) 25 de março – Apresentação dos resultados gerais da Avaliação da Docência no Fórum de Dirigentes, convocado pelo Reitor. 30 de março - Disponibilização dos resultados, on-line, no SIGAA, pela Comissão Própria de Avaliação, aos Diretores de Centro e Unidades Especializadas de Ensino, Chefes de Departamento e professores. (CAP. IV. Art. 10 e 12). Até 14 de abril : Prazo para recurso do professor, à CPA, do seu resultado (Cap. IV. Art. 13.) Até 16 de maio: Prazo para cada Centro discutir os resultados gerais da avaliação da docência no contexto do Centro, acompanhar a divulgação e a discussão dos resultados da avaliação pelos Departamentos a ele vinculados, aprovar os adendos aos planos trienais dos Departamentos e encaminhar à PROPLAN e à CPA os adendos e outras decisões aprovados pelos CONSECs (CAP. V. Art. 17 e seus parágrafos). 57

PROPLAN Comissão Própria de Avaliação - CPA Avaliação da Docência