Avaliação da Docência
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Lei do SINAES – Nº /2004 Constituição da CPA Projeto de Avaliação da Docência Aprovado no CONSEPE Resolução CONSEPE nº 131/2008 AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Para a melhoria da qualidade do ensino de graduação, com base no levantamento de informações nos itens: Atuação didática e postura profissional do professor Autoavaliação do aluno Avaliação das turmas pelo professor Infraestrutura da instituição PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA?
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência O professor, ao consolidar a turma; O aluno, até o período da rematrícula no semestre seguinte. OBS. O aluno que tranca uma disciplina não participa da avaliação da disciplina trancada, porém justifica os motivos do trancamento. QUEM AVALIA?
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência As turmas com menos de cinco alunos; Os alunos reprovados por falta; Os alunos que atribuíram nota zero em um ou mais dos itens: – Comparecimento às aulas (dele ou do professor) – Permanência na sala de aula (dele ou do professor). QUEM SERÁ EXCLUÍDO DOS CÁLCULOS?
Questionário do aluno 6
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Dimensão 1 - ATUAÇÃO DIDÁTICA E POSTURA PROFISSIONAL DO PROFESSOR, QUANTO À(AO) 1.1Comparecimento às aulas 1.2Cumprimento do horário das aulas do início ao fim 1.3Cumprimento do programa da disciplina 1.4Clareza na apresentação do conteúdo 1.5Utilização de metodologias que favoreçam o aprendizado 1.6Incentivo à participação dos alunos nas aulas 1.7Disponibilidade para tirar dúvidas dos alunos durante as aulas 1.8 Disponibilidade para atender aos alunos fora do horário de aulas 1.9 Coerência entre o nível de exigência nas avaliações e o conteúdo dado 2.Dimensão 2 - AUTO-AVALIAÇÃO DO ALUNO QUANTO À(AO) 2.1Utilização da bibliografia sugerida pelo professor 2.2Comparecimento às aulas 2.3Permanência nas aulas do início ao fim 2.4Participação nas aulas 2.5Utilização de horário extra para tirar dúvidas com o professor 2.6 Cumprimento das atividades solicitadas pelo professor da disciplina 2.7Dedicação ao estudo da disciplina fora do horário de aula
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Dimensão 3 - INFRA-ESTRUTURA DA UFRN 3.1Assinale apenas a alternativa que considere mais importante 3.1.1Ampliação do acervo da biblioteca 3.1.2Ampliação do espaço físico da biblioteca 3.1.3Melhoria das salas de aula 3.1.4Melhoria dos laboratórios 3.1.5Construção de mais espacos de convivência 3.1.6Nenhuma 3.1.7Outra 4.Dimensão 4 - ASSINALE "SIM " OU "NÃO " NAS QUESTÕES SEGUINTES 4.1 O professor divulga as notas de uma avaliação antes da avaliação seguinte? 4.2 O professor discute com os alunos os assuntos abordados nas avaliações, esclarecendo suas dúvidas? 4.3 O professor estimula a busca de fontes alternativas de informações? 4.4 O professor divulga o programa da disciplina na primeira semana de aulas? 4.5O professor utiliza o SIGAA ou outro meio eletrônico para manter contato com o aluno?
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Participação em atividades. Assinale as atividades que você está participando nesse período letivo Movimento estudantil 4.6.2Projeto de extensão 4.6.3Projeto de pesquisa 4.6.4Iniciação à docência (monitoria) 4.6.5Apresentação de trabalho em Seminário/Congresso 4.6.6Estágio não obrigatório 4.6.7Nenhuma 4.6.8Outra 4.7Você tem orientador acadêmico? 4.8Você teve orientação acadêmica neste semestre letivo? 5.Espaço destinado para comentários adicionais
Questionário do professor 10
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Dimensão 1 - AUTO-AVALIAÇÃO DO PROFESSOR QUANTO A (AO) 1.1Comparecimento as aulas 1.2Cumprimento do horário das aulas do inicio ao fim 1.3Cumprimento do programa da disciplina 1.4Clareza na apresentação do conteúdo 1.5Utilização de metodologias que favorecem o aprendizado 1.6Incentivo a participação dos alunos nas aulas 1.7Coerência entre o nível de exigência nas avaliações e o conteúdo dado 1.8Disponibilidade para tirar dúvidas dos alunos durante as aulas 1.9Disponibilidade para atender aos alunos fora do horário de aulas 2. Dimensão 2 - A TURMA, SOB A ÓTICA DO PROFESSOR, QUANTO À (AO) 2.1Comparecimento dos alunos às aulas 2.2Permanência dos alunos nas aulas do início ao fim 2.3Participação dos alunos nas aulas 2.4Cumprimento das atividades solicitadas nas disciplinas
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Dimensão 3 - Infraestrutura da UFRN. 3.1Assinale apenas a alternativa que considere mais importante Ampliação do acervo da Biblioteca Central Zila Mamede 3.1.2Ampliação do espaco fisico da Biblioteca Central Zila Mamede 3.1.3Construção de mais espaços de convivência 3.1.4Melhoria das salas de aula 3.1.5Melhoria dos laboratórios 3.1.6Outra 3.2 Utilização de recursos didáticos nas disciplinas. Assinale o(s) recurso(s) didático(s) que já utiliza no desenvolvimento das disciplinas Data-show 3.2.2Retroprojetor 3.2.3Vídeo-aula 3.2.4Produção de material disponibilizado na Internet 3.2.5Material Impresso 3.2.6Videoconferência 3.2.7Outro
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Dimensão 4 - ASSINALE "SIM " OU "NÃO " NAS QUESTÕES SEGUINTES 4.1Disponibiliza para os alunos o programa da disciplina na primeira semana de aulas? 4.2Discute com os alunos os resultados das avaliações, esclarecendo suas dúvidas? 4.3Divulga as notas de uma avaliação antes da avaliação seguinte? 4.4Informa aos alunos seus horários de atendimento fora do horário de aulas? 4.5Os alunos o procuram fora do horário das aulas para tirar dúvidas? 4.6Participa de cursos ou eventos de atualização pedagógica? 5.Espaço destinado a comentários adicionais 3.3 Necessidade de recursos didáticos nas disciplinas. Assinale o(s) recurso(s) didático(s) que acha necessário para desenvolver as disciplinas Data-show 3.3.2Retroprojetor 3.3.3Vídeo-aula 3.3.4Produção de material disponibilizado pela Internet 3.3.5Material impresso 3.3.6Videoconferência 3.3.7Outro
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência DADOS COMPARATIVOS DA AVALIAÇÃO 2006 – ITENS NÚMEROS DA AVALIAÇÃO Disciplinas avaliadas Turmas avaliadas Alunos participantes Professores avaliados Questionários preenchidos
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência ITENS VERIFICADOS NÚMEROS DA AVALIAÇÃO Aprovações por média Aprovações na 4ª avaliação Reprovações por nota Reprovações por nota e por falta Reprovações por falta DESEMPENHO DOS ALUNOS PARTICIPANTES EM 2011
Atuação didática e postura profissional do professor (% de notas) 2008/11 16
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Atuação didática e postura profissional do professor (% de notas) 2008/11
Autoavaliação do aluno (% de notas) 2008/11) 18
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Autoavaliação do aluno (% de notas) 2008/11
Percentual de notas atribuídas à turma pelo professor (Comparativo ) 20
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Percentual de notas atribuídas à turma pelo professor
Percentual de notas atribuídas aos alunos pelo professor (Comparativo ) 22
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Percentual de notas atribuídas aos alunos pelo professor
Avaliação do professor pelo aluno MÉDIAS GERAIS (Comparativo ) 24
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Avaliação do professor pelo aluno – MÉDIAS GERAIS
Autoavaliação do aluno MÉDIAS GERAIS (Comparativo ) 26
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Autoavaliação do aluno – MÉDIAS GERAIS
A turma sob a ótica do professor MÉDIAS GERAIS (Comparativo ) 28
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência A turma sob a ótica do professor – MÉDIAS GERAIS
Autoavaliação do professor MÉDIAS GERAIS (Comparativo ) 30
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Autoavaliação do professor - MÉDIAS GERAIS
Itens da Infraestrutura priorizados pelos alunos (Comparativo ) 32
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Itens da Infraestrutura priorizados pelos alunos (%)
Itens da Infraestrutura priorizados pelos professores (Comparativo ) 34
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Itens da Infraestrutura priorizados pelos professores (%)
Participação dos alunos em atividades extraclasse (Comparativo ) 36
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Participação dos alunos em atividades extraclasse (%)
Utilização de recursos didáticos, segundo os professores (Comparativo 2008 – 2011) 38
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Utilização de recursos didáticos, segundo os professores (%)
Necessidade de recursos didáticos, segundo os professores (Comparativo ) 40
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Necessidade de recursos didáticos, segundo os professores (%)
Prática docente, na opinião dos alunos (Comparativo ) 42
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Prática docente, na opinião dos alunos (%)
Prática docente, na opinião dos professores (Comparativo ) 44
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Prática docente, na opinião dos professores (%)
Orientação acadêmica segundo o aluno (Comparativo 2008 – 2011) 46
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência Orientação acadêmica segundo o aluno - %
Comentários 48
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência
Motivos de trancamentos 50
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência
Medidas 52
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 Resolução 131/08-CONSEPE - Artigo 17 sobre a Avaliação da Docência: determina que a plenária dos departamentos deve discutir os dados e propor melhoria ao ensino de graduação (anexo aos Planos Trienais). Ofício do Reitor solicitando justificativa sobre o não comparecimento ou não cumprimento do horário de professores com notas médias abaixo de 6.0 (seis). Criado um espaço no Sigaa para o aluno informar a ausência do professor. Revisão dos questionários atendendo as sugestões dos departamentos na avaliação da docência incluindo: Trancamento de disciplinas com justificativa Orientação acadêmica MEDIDAS TOMADAS 53
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 Programa de Atualização Pedagógica (PAP) que, a partir de 2004 passa a ser institucionalizado, de forma permanente, e obrigatório para professores recém contratados. Implantação do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino de Graduação com financiamentos. Redimensionamento da monitoria com um programa de iniciação à docência. Ampliação da Docência Assistida com incentivo de bolsas REUNI para melhoria do ensino de graduação. Inclusão da docência assistida no instrumento de avaliação. MEDIDAS TOMADAS 54
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência 2011 Ampliação da Biblioteca Central e mudança no processo de compra de livros. Melhoria da infraestrutura: salas de aula e laboratórios que foram incorporados ao plano de obras da universidade. Laboratório de habilidades na área da saúde. Melhoria de espaços de convivência em alguns centros. MEDIDAS TOMADAS 55
Encaminhamentos 56
Comissão Própria de Avaliação – Avaliação da Docência ENCAMINHAMENTOS DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DA DOCÊNCIA NA UFRN – (RESOLUÇÃO 131/2008-CONSEPE) 25 de março – Apresentação dos resultados gerais da Avaliação da Docência no Fórum de Dirigentes, convocado pelo Reitor. 30 de março - Disponibilização dos resultados, on-line, no SIGAA, pela Comissão Própria de Avaliação, aos Diretores de Centro e Unidades Especializadas de Ensino, Chefes de Departamento e professores. (CAP. IV. Art. 10 e 12). Até 14 de abril : Prazo para recurso do professor, à CPA, do seu resultado (Cap. IV. Art. 13.) Até 16 de maio: Prazo para cada Centro discutir os resultados gerais da avaliação da docência no contexto do Centro, acompanhar a divulgação e a discussão dos resultados da avaliação pelos Departamentos a ele vinculados, aprovar os adendos aos planos trienais dos Departamentos e encaminhar à PROPLAN e à CPA os adendos e outras decisões aprovados pelos CONSECs (CAP. V. Art. 17 e seus parágrafos). 57
PROPLAN Comissão Própria de Avaliação - CPA Avaliação da Docência