TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS INTRODUÇÃO Evelio M. G. Fernández - 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circuitos Lógicos e Organização de Computadores Capítulo 6 – Blocos com Circuitos Combinacionais Ricardo Pannain
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física Ives Solano Araujo Eliane Angela Veit I Encontro Estadual de Ensino de Física Novembro 2005 Instituto de Física.
Modelagem computacional no ensino de Física
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Banco de Dados Aula 01: Conceitos Básicos
SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Técnicas e Projeto de Sistemas
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Exemplo de Plano de Ação
Prof. Dr. Amilton Sinatora
Representação Binária da Informação
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini. SUMÁRIO Algumas Aplicações O Treinamento da RNA Redes Neurais em Identificação e Controle de Processos Redes Neurais.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
COMPRESSÃO DE FILMES GRUPO: Alessandra Antunes Vargas Anderson Konzen
Compressão de Voz Francisco Socal Tiago Peres Leonardo Silveira.
Gustavo Vieira Pereira
Compressão por Hardware
Registro de Carta Topográfica
Algoritmos Genéticos - Capítulo 10 Desvantagens da Representação Binária Prof. Ricardo Linden.
Processamento de Imagens
Conceitos iniciais Hardware/Software
Departamento de Engenharia Elétrica
Mestrado em Engenharia Elétrica - UFPR
1 Rejane Ramos Uma Estrutura para Protocolos Maleáveis de Roteamentos na Internet CURITIBA 2004 Trabalho apresentada à Disciplina de Comunicação de Dados.
Processamento Digital de Imagens
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
Modulo Especialista.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Informação Digital – Gráfico Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS
MODULAÇÃO DIGITAL Evelio M. G. Fernández
CODIFICAÇÃO DE CANAL PARA SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES
TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS COMPRESSÃO SEM PERDAS Evelio M. G. Fernández
Introdução à Codificação de Canal Evelio M. G. Fernández
CÓDIGOS CORRETORES DE ERROS
COMUNICAÇÃO DIGITAL TRANSMISSÃO DIGITAL EM BANDA BASE Evelio M. G. Fernández
INTRODUÇÃO À TEORIA DE INFORMAÇÃO Evelio M. G. Fernández
Departamento de Engenharia Elétrica
Interpolação Introdução Conceito de Interpolação
Aritmética de ponto flutuante Erros
Representações na base decimal e binária
Sistemas Lineares Parte 2
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Teorias da Comunicação Breve roteiro introdutório ao campo de estudo Aciepe Análise Crítica de Mídia.
Análise do Desempenho dos Modelos
Introdução à Mecânica Bibliografia:
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Capítulo 2: Introdução às Redes de Computadores – Camada Física Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Henderson Guedes.
04:27 Introdução Tipos de Fluxo de Dados e de Arquivos Manipulação de Arquivos em Java Classes FileReader e FileWriter Classes FileInputStream e FileOutputStream.
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
SUPERVISÃO E CONTROLE OPERACIONAL DE SISTEMAS
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
MPEG-4 x MPEG-2 na Implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital
Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS INTRODUÇÃO Evelio M. G. Fernández

Informação sobre a Disciplina Terças e Quintas feiras das 07:30 às 11:20 horas Professor: Evelio Martín García Fernández Gabinete 1, Tel: , Página da Disciplina na Internet:

Programa Previsto Introdução à Teoria de Informação e Visão Geral sobre Codificação de Canal Compressão sem Perdas. Codificação de Entropia. Códigos baseados em Dicionários Fundamentos Matemáticos para Compressão com Perdas Teorema da Codificação de Canal Revisão de conteúdos de Comunicações Digitais Introdução à Álgebra de Corpos Finitos Códigos Lineares de Bloco. Códigos Cíclicos. Códigos BCH. Códigos de Reed-Solomon Códigos Convolucionais

Bibliografia –Khalid Sayood, Introduction to Data Compression, Third Edition, Morgan Kaufmann, –Shu Lin & Daniel Costello Jr., Error Control Coding, Second Edition, Prentice Hall, 2004.

Avaliação Prova 30% Listas de Exercícios 30% Trabalho de Simulação 25% Seminário 15%

Introdução à Teoria de Informação Em 1948, Claude Shannon publicou o trabalho A Mathematical Theory of Communications. A partir do conceito de comunicações de Shannon, podem ser identificadas três partes: Codificação de fonte: Shannon mostrou que em princípio sempre é possível transmitir a informação gerada por uma fonte a uma taxa igual à sua entropia.

Codificação de Canal: Shannon descobriu um parâmetro calculável que chamou de Capacidade de Canal e provou que, para um determinado canal, comunicação livre de erros é possível desde que a taxa de transmissão não seja maior que a capacidade do canal. Teoria da Taxa de Distorção (Rate Distortion Theory): A ser utilizada em compressão com perdas Introdução à Teoria de Informação

Compressão de Dados Arte ou ciência de representar informação de uma forma compacta. Essas representações são criadas identificando e utilizando estruturas que existem nos dados para eliminar redundância. Dados: –Caracteres num arquivo de texto –Números que representam amostras de sinais de áudio, voz, imagens, etc.

Algoritmos de Compressão 1.MODELAGEM – Extrair informação sobre a redundância da fonte e expressar essa redundância na forma de um modelo. 2.CODIFICAÇÃO – Uma descrição do modelo e uma descrição de como os dados diferem do modelo são codificados possivelmente utilizando símbolos binários. Diferença: dados – modelo = resíduo

Exemplo 1

Exemplo 2

Medidas de Desempenho 1.Taxa de Compressão –Ex: 4:1 ou 75 % 2.Fidelidade –Distorção (Rate Distortion Theory)

Exemplo SímboloProbIIIIIIIV A1/ B1/ C1/ D1/

Quais os Benefícios da Codificação de Canal? O uso de codificação de canal pode: aumentar a faixa de operação de um sistema de comunicação, reduzir a taxa de erros, diminuir os requerimentos de potência transmitida ou uma combinação destes benefícios. Um bom projeto de sistema de comunicação precisa encontrar o melhor compromisso entre largura de banda, potência e taxa de erro de bits para uma determinada aplicação.

Eficiência Espectral

Codificação de Canal em Sistemas Reais Disco Compacto: Utiliza códigos de Reed- Solomon (RS) concatenados em um esquema conhecido como CIRC (cross-interleaved RS code) Comunicação por Satélite: O padrão DVB-S utiliza um código convolucional puncionado de taxa ½ e K = 7 concatenado com um código RS (204, 188)

Codificação de Canal em Sistemas Reais Sistemas COFDM (DVB-T, ISDB-T, a): Utilizam códigos convolucionais concatenados com códigos RS em esquemas similares aos utilizados em comunicação por satélite. Gigabit Ethernet: Utiliza modulação codificada (TCM: Trellis-Coded Modulation) para atingir ganho de codificação de 6 dB

Sistema de Comunicação Codificado

Principal problema de engenharia a ser resolvido: Projetar e implementar o codificador/decodificador de canal de tal forma que: –A informação possa ser transmitida (ou armazenada) em um ambiente ruidoso tão rápido (ou tão densamente) quanto possível. –A informação possa ser reproduzida de forma confiável na saída do decodificador. –O custo de implementação do codificador e do decodificador esteja dentro de limites aceitáveis Sistema de Comunicação Codificado