Departamento de Engenharia Elétrica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Poder tomar as providências e eliminar riscos nas áreas de trabalho.
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
CCS – Centro de Componentes Semicondutores Luiz Carlos Moreira/Jacobus W. Swart ASIC´s – Application Specific Integrated Circuits.
UDESC Pública, Gratuita, de Qualidade e a Melhor do Estado de Santa Catarina.
AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO (APO) DA BIBLIOTECA DO INPE
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
Aplicações da informática na administração e assistência
Professor: José Borelli Neto
Compressão por Hardware
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Objetivo Receber propriedades rurais georreferenciadas e analisar a situação da Reserva Legal - RL, das áreas de Preservação Permanente - APP e das áreas.
Programa Fundo Clima Janeiro de Fundo Nacional sobre Mudança do Clima Objetivo do Fundo Clima Apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos.
Webcast Gestão da Manutenção Histórico de Aplicações e Manutenções.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Departamento de Engenharia Elétrica
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Redes de Computadores Cabeamento Estruturado
Controle de Poluição da Industria de Alimentos
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Arquitetura de Sistemas de Informação
Instrumentação de Sistemas - INS
CONVÊNIOS. DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO Acordo que disciplina a transferência de recursos financeiros federais (orçamento fiscal e da seg. social) para a execução.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. FRACIONAMENTO u AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO ANUAL DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS, DAS AQUISIÇÕES DE MATERIAIS / COMPRAS,
CAE.
Segurança de Dados no MAER.
Componente de Software de Computador Suporte do VANT
Jumpers 1. O que são Jumpers
Organização e Redução de Custos
SORVETES TA – 720 Prof. Dr. Roberto H. Moretti
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 05
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
Desenho Industrial Assistido por Computador CATIA® V5 – Introdução e Preparação para Desenhos Técnicos ____________________________________________ DIAC.
Inadimplência, Fraude e Furto - Visão do Regulador 28 de junho de 2005 Jerson Kelman Diretor-Geral Jerson Kelman Diretor-Geral Escola Paulista de Magistratura.
COMBATE AO FURTO E À FRAUDE DE ENERGIA ELÉTRICA
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
Projeto de Cabeamento Estruturado
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Ewaldo Luiz de Mattos Mehl
Departamento de Engenharia Elétrica
Departamento de Engenharia Elétrica
Departamento de Engenharia Elétrica
Sistemas e Dispositivos de Segurança para Instalações Elétricas
NR-10 DO MTE Norma Regulamentadora Nº 10 Engº Fabio Lamothe Cardoso
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (de baixa tensão ≤ V)
Estágio Supervisionado Aluno: Felipe Pinto Coelho Palma
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
NR-10 Norma Regulamentadora Nº 10 Fabio Lamothe Cardoso Setembro/2010
Apresentação de Estágio Supervisionado
Novembro 2009.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Juliana dos Santos Oliveira Mat.:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio Supervisionado
Apresentação de Estágio Supervisionado Thárik Sérgio Ribeiro Bezerra.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ENGENHARIA
Aterramento de Instalações de Baixa Tensão
Estágio Supervisionado X Leandro Tavares Caridade Rodrigo Silva Martins23/07/
Aluno: Wagner Silva Ferreira
APRESENTAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO ALUNO: ADMILSON MANUEL LOPES MENDES CUNHA Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Engenharia Estágio.
Sistema de Planejamento da Produção
Distribuição Ponto de Venda.
Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Pesquisa para aferição do grau de satisfação da sociedade brasileira com relação aos serviços de Telecomunicações ABRIL 2013.
APRESENTAÇÃO SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA
SEL 0311 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS 1 Aula 2
Transcrição da apresentação:

Departamento de Engenharia Elétrica Instalações Elétricas

Instalações Elétricas Projetar uma instalação consiste em: Quantificar, classificar e alocar os pontos de consumo de energia; Dimensionar e definir os condutores e os condutos; Definir, alocar e dimensionar os sistemas de proteção, de comando e de medição.

Instalações Elétricas Objetivos da instalação: “Garantir a transferência de energia elétrica desde uma fonte, em geral a concessionária, até o consumidor, de maneira eficaz e segura”.

Definições

Definições

Componentes de um projeto elétrico Um projeto elétrico consiste de documentos e desenhos, devendo possuir: ART Carta de aprovação da concessionária Memorial descritivo Memória de cálculo Cálculo da demanda Dimensionamento dos condutores Dimensionamento dos condutos Dimensionamento da proteção

Componentes de um projeto elétrico Plantas Plantas de situação Plantas dos pavimentos Esquemas verticais Antena coletiva Porteiro eletrônico Alarmes, iluminação de emergência ... Quadros Quadro de distribuição Diagramas multi-unifilares

Componentes de um projeto elétrico Detalhes gerais Pára-raios, aterramento ... Convenções Especificações Lista de materiais

Normatização Simbologia

Normas e recomendações Um projeto de instalações elétricas deve observar as seguintes normas:

Normas e recomendações Locais O projeto elétrico deve atentar para as normas da concessionária local onde será executada a obra. No Paraná têm-se as normas da COPEL: NTC 9-01100 – Fornecimento em tensão secundária de distribuição NTC 9-01110 – Atendimento a Edifícios de Uso Coletivo

Normas e recomendações Gerais O projetista deve estar atento também a normas técnicas nacionais que se apliquem a itens específicos de cada projeto. Deve também inteirar-se das normas do corpo de bombeiro visando a segurança e o combate a incêndio.

Critérios a serem observados no projeto elétrico Acessibilidade Pontos de utilização, manobra e proteção devem estar perfeitamente acessíveis. Flexibilidade e reserva de carga Permite acréscimo de cargas futuras e alterações na carga existente. Confiabilidade Atendimento das normas garantindo a integridade dos equipamentos e usuários.

Etapas na Elaboração de um Projeto Informações preliminares Planta de situação Projeto arquitetônico Projetos complementares: estrutural, sanitários, combate a incêndio ... Informações obtidas com o cliente: disposição da iluminação, cargas atuais, cargas futuras, materiais desejados ...

Etapas na Elaboração de um Projeto Quantificação do sistema (Dados do cliente e NBR-5410/90: Previsão de tomadas Previsão da iluminação Motores Cargas especiais: motores de elevadores, bombas d’água ...

Etapas na Elaboração de um Projeto Determinação do padrão de atendimento (carga e as normas da concessionária local) Determinação da demanda e da categoria de atendimento do consumidor. Classificação da entrada de serviço.

Etapas na Elaboração de um Projeto Plantas Desenhos dos pontos de utilização Distribuição dos QL e QF Divisão das cargas Desenho das tubulações Traçado da fiação dos circuitos terminais Localização do quadro geral, medição, ponto de entrega e seccionadora. Traçado dos alimentadores e suas tubulações.

Etapas na Elaboração de um Projeto Dimensionamentos (carga e normas) Dimensionamento dos condutores Dimensionamento das tubulações Dimensionamento da proteção Dimensionamento dos quadros.

Etapas na Elaboração de um Projeto Quadros de distribuição (Tabelas de carga) e diagramas Quadros de distribuição de cargas Diagramas unifilares dos QLs Diagramas de força e quadros de comando Diagrama unifilar geral.

Etapas na Elaboração de um Projeto Memorial descritivo Dados básicos de identificação do projeto Dados quantitativos do projeto Descrição geral do projeto Documentação do projeto

Etapas na Elaboração de um Projeto Memorial de cálculo Cálculo das previsões de carga Determinação da demanda provável Dimensionamento dos condutores Dimensionamento dos eletrodutos Dimensionamento da proteção.

Etapas na Elaboração de um Projeto Elaboração da lista de materiais. ART – Junto ao CREA local. Análise da concessionária.

Fluxograma do Projeto