FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligue o Som Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Advertisements

Castillo Bamburgh Havia num país distante, um rei poderoso que tinha como servo um homem bom e fiel, cuja eficiência era única em todo o reino.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Inconsciente Símbolo - Imagem.
PAIS MAUS “Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:- Eu amei-vos.
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
Provérbios formas & cores.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Ilusão de Ótica O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente.
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
PERSISTÊNCIA.
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
A Vontade de Deus.
Trabalho Infantil no Brasil
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Ferramentas de manejo de informação – As alegações
" TÊNIS" Jogos parecidos ao tênis já eram praticados por gregos e romenos. Na Idade Média, a modalidade aparecia nas cidades italianas, onde era conhecida.
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ! CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ!
Ambiente Sustentável A partir da década de 1970, motivados pelos riscos ecológicos globais e pelas crises energéticas do petróleo, diferentes movimentos.
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior
Aula I. Cultura, escolas e fases metodológicas do processo.
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
ENTENDES TU O QUE LÊS? Atos 8:30.
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
O homem, correndo, virou em um atalho que saía da estrada e entrava pelo meio do mato e,
Deus Escreva a palavra “Deus” no canto esquerdo superior de uma folha em branco.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
Quem sou eu?.
Humanidade: potencial e realidade Terceira Igreja Batista do Plano Piloto Escatologia nas Quartas-feiras.
Caríssimos, São Lucas narra-nos que Jesus ia a caminho de Jerusalém (Lc 10, 38-42) e entrou numa aldeia antes de chegar à cidade. Parou para descansar.
Precisamos de sacrifícios?
Coisas fora de moda....
Jesus, a plena manifestação da graça de Deus
Antes de Começarmos Este é um momento importante de estudo bíblico
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
TRANSFORMADOS NA SUA IMAGEM
LITERATURA NA ESCOLA.
FRASE TODO ENUNCIADO LINGUÍSTICO DE SENTIDO COMPLETO ATARVÉS DO QUAL TRANSMITIMOS NOSSAS IDEIAS.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
Missão Visão Valores.
Definição: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição.
RELAÇÕES HUMANAS Ética.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Disciplina: CIÊNCIAS DO AMBIENTE
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
A liberdade O que está e o que não está em nosso poder?
Missão de Mãe.
Paulo Freire e Infância: amorosidade e construção da Paz
PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO PARA A PAZ: Perspectivas na Formação Docente
Ensino de Língua Portuguesa I Profª Ms. Giane Mota.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Curso em CD-ROM Técnicas de Vendas SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Passagem do Mito ao Lógos no surgimento da filosofia
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Introdução à Sociologia Prof.ª Elisa de Araújo Cintra
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se, em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família.
Afinal, o que significa ser HUMANO
Transcrição da apresentação:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I AULA 1- Profa. Dra. Claudia C. Fiorio Guilherme

O QUÊ É FILOSOFIA? ETIMOLOGIA PHILO: amizade. Amor SHOPIA: sabedoria, consciência FILOSOFIA: AMOR À SABEDORIA Filosofia é a busca amorosa da verdade (Aranha, 1986) Invenção da palavra – grego PITÁGORAS (século V a.C)

PARA QUÊ FILOSOFIA? O QUE FAZEM OS FILÓSOFOS?

INDAGAÇÃO TOMAR DISTÂNCIA DOS FATOS; ATITUDE FILOSÓFICA: QUESTIONAR O SENSO COMUM E DIZER NÃO; PATRONO DA FILOSOFIA: SÓCRATES – SEI QUE NADA SEI Filosofia começa com o espanto!!!!!!!!!! QUESTIONAMENTO DOS MITOS

O que caracteriza o ser humano? O Diferenças essenciais : LINGUAGEM – SÍMBOLOS - TRABALHO Processo evolutivo RESULTADO DO TRABALHO HUMANO = cultura: instrumentos/idéias/produtos.

CULTURA E HUMANIZAÇÃO Como os homens se tornam civilizados? Como aprendemos aquilo que é parte de nossa cultura? Concepções de aprendizagem e desenvolvimento humano. DESENVOLVER-SE É TRANSFORMAR-SE. Educação: processo permanente de aprendizagens e desenvolvimento.

Processo evolutivo RESULTADO DO TRABALHO HUMANO = cultura: instrumentos/idéias/produtos. O contexto cultural e os modos de pensar, agir e sentir. PROBLEMAS: etnocentrismo (julgamento de padrões) e xenofobia (horror ao estrangeiro).

AMALA E KAMALA: as meninas-lobo Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família(?) de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Não tinham nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos. Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos. Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre. Comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os líquidos. Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra. Eram ativa e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravam ou riam.

Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se ( Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se (?) lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário de apenas cinqüenta palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela bem como às outra com as quais conviveu. Sua inteligência permitiu-lhe comunicar-se por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples”.   LEYMOND, B. Le development social de l’enfant et  del’adolescent. Bruxelles: Dessart, 1965. p 12-14

CULTURA E SOCIALIZAÇÃO O homem se autoproduz (efeito social – perspectiva pessoal); O ser humano singular e universal; O desenvolvimento humano é o processo de construção de um ser singular, de uma pessoa especial!

CULTURA E EDUCAÇÃO Educação = bens culturais acumulados pela humanidade- memória viva do povo. Educação= > socialização e humanização. Limites e possibilidades na escola...

Há muitos anos nos Estados Unidos, Virgínia e Maryland assinaram um tratado de paz com os índios das Seis Nações. Ora, como as promessas e os símbolos da educação sempre foram muito adequados a momentos solenes como aquele, logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que enviassem alguns dos seus jovens às escolas dos brancos. Os chefes responderam agradecendo e recusando. A carta acabou conhecida porque alguns anos mais tarde Benjamim Franklin adotou o costume de divulgá-la aqui e ali. Eis o trecho que nos interessa : "... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração. Mas daqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa. ... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formandos nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão, oferecemos aos nobres senhores que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens. "