Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Investigação de Surtos
Exemplo de Plano de Ação
Validação do Algoritmo de Backprojection aplicado a Tomografia de Impedância Elétrica com o Uso de Problema Direto Fernando Silva de Moura Pai Chi Nan.
Prof. Dr. Amilton Sinatora
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados João Paulo Cunha Bolsa Voluntária/PIBIC Prof. André Augusto Mariano, Ph.D. / Bernardo R. B. A. Leite, Ph.D.
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Classe de condutividade hidráulica
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Balanced Scorecard (BSC)
NBR ISO Gestão da Qualidade – Satisfação do Cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs)
Compressão por Hardware
O que é XtremWeb(XW)? Projeto de pesquisa relacionado a light-weight Grids. Plataforma Open Source para a elaboração de grades baseadas em PCs, desenvolvida.
PROGRAMA.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE USO DO ESPECTRO DE RADIOFREQUÊNCIAS
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
PROGRAMA DE ERGONOMIA.
Departamento de Engenharia Elétrica
Sensor de Umidade Relativa
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIC
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO DIRETORIA-GERAL DE COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO O CONTROLE INTERNO NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Segurança de Dados no MAER.
Componente de Software de Computador Suporte do VANT
1 2º Semestre de 2006 CSC V-CTR USC CTR - Glêvson USC POT - Caio USC COMB - Débora Prof. Cunha Prof. Vieira Dias Prof. Márcio Programa de Pós-Graduação.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Organização e Redução de Custos
X Simpósio Brasileiro de Microondas e Optoeletrônica Sessão Técnica ST 16 – Materiais Ópticos Matriz de Microlentes Poliméricas Fabricadas por Micro-usinagem.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Conceitos e características dos Projetos
Inadimplência, Fraude e Furto - Visão do Regulador 28 de junho de 2005 Jerson Kelman Diretor-Geral Jerson Kelman Diretor-Geral Escola Paulista de Magistratura.
Agência Nacional de Energia Elétrica SPG Jerson Kelman Diretor-Geral São Paulo - DF 09 de agosto º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico.
Impactos Sócio-econômicos causados pela substituição do STPP por outro builder.
DETERGENTES Principal função
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 2004/2005
Gestão estratégica de custos: utilização do método de custeio UEP – Unidade de Esforço de Produção como ferramenta estratégica para redução do custo unitário.
MAC 499 Trabalho de Formatura Supervisionado André Takemoto nº USP
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES
Departamento de Engenharia Elétrica
Ewaldo Luiz de Mattos Mehl
Departamento de Engenharia Elétrica
Departamento de Engenharia Elétrica
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
NR-10 DO MTE Norma Regulamentadora Nº 10 Engº Fabio Lamothe Cardoso
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Estágio Supervisionado Aluno: Felipe Pinto Coelho Palma
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ELETROBRÁS - PROCEL
NR-10 Norma Regulamentadora Nº 10 Fabio Lamothe Cardoso Setembro/2010
Apresentação de Estágio Supervisionado
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Aluno: Wagner Silva Ferreira
APRESENTAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO ALUNO: ADMILSON MANUEL LOPES MENDES CUNHA Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Engenharia Estágio.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
26/05/11 1.
Pesquisa para aferição do grau de satisfação da sociedade brasileira com relação aos serviços de Telecomunicações ABRIL 2013.
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
PROCAD Programa Nacional de Cooperação Acadêmica
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial

Sumário Fotos de conexões Motivação do projeto Objetivo do projeto Proposta de pesquisa Abordagem utilizada Resultados obtidos Próximos passos Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial

Fotos de conexões Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial

Fotos de conexões Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial

Motivação do projeto Redes e ramais de baixa tensão com grandes extensões físicas envolvendo inúmeras conexões. Freqüentes e recorrentes problemas de tensão, com clientes solicitando à CELESC um Pedido de Verificação dos Níveis de Tensão tendo como causa mais comum problemas oriundos de má conexão elétrica (em geral, motivada por mau contato elétrico por redução de pressão de contato e descontinuidade de circuito),implicando em inspeção física de todas as conexões do circuito em questão, desde a fonte até a carga, mediante a abertura das conexões com possível mau contato, para reparo ou substituição. A mobilização e deslocamento das equipes de manutenção responsáveis por esta atividade específica, implica em custos financeiros bastante significativos para a empresa. Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial

Motivação do projeto Causa 22 (má conexão em condutor de ramal), representa 26,6 % do total de ocorrências; Má conexão fio-a-fio apresentou 9,6 % do total de ocorrências; Capacidade de identificação sem necessidade de troca de conexão Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial

Objetivos do projeto Desenvolver um protótipo de dispositivo eletrônico destinado à avaliação das conexões elétricas nos sistemas de distribuição de energia elétrica em baixa tensão pelas equipes de manutenção de emergência (redes energizadas); Testar o sistema desenvolvido (protótipo + sistema embarcado) em bancadas de laboratório e testes de campo com equipes de manutenção de redes de baixa tensão; Possibilitar a implementação de procedimentos de manutenção preditiva referentes aos conectores instalados nos sistemas de distribuição de baixa tensão da CELESC, possibilitando a redução dos custos associados às interrupções de energia elétrica por problemas de conexões. Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial

Benefícios para Celesc Celesc S.A.: –Redução do número de Pedidos de Verificação de Nível de Tensão (causa 22) por consumidores com problemas de conexões elétricas. –Redução dos custos financeiros associados às interrupções de energia elétrica. –Redução dos tempos de atendimento e custos associados, promovendo a melhoria da qualidade do fornecimento e satisfação dos consumidores. –Adequação dos indicadores de conformidade, com conseqüente redução do pagamento de compensações financeiras aos consumidores. –Maior confiabilidade na avaliação das condições dos conectores instalados nas redes de distribuição de baixa tensão. –Formação de um banco de dados de qualidade de conectores elétricos para fornecer subsídios ao DPSU e DVCQ. Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial

Proposta de pesquisa Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial Medir a qualidade da conexão através da inferência da resistência e variação da resistência Usar a corrente do próprio ramal para obter a medida –Corrente necessária seria em torno de 4A –Em testes de campo obteve-se resultados conclusivos com corrente em torno de 1 A Problemas com ruídos –Boa conexão = resistência menor que 100 uA Uso de inteligência artificial (sistema especialista) para lidar com incertezas

Proposta de pesquisa Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial É possível determinar a qualidade da conexão, sem o uso de corrente controlada em ambiente de laboratório?

Abordagem utilizada Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial C B A AUTO ZERO Rede de Distribuição BT Conexão de Rede de BT

Abordagem utilizada Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial C B A MEDE Rede de Distribuição BT Conexão de Rede de BT Resultados: OK Ruim Inconclusivo I>4 A rms

Abordagem utilizada Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial Teste de conjuntos de conexões reais (mais de 30...) Amostras colhidas de diversas regionais da Celesc

Abordagem utilizada Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial Criação de conexões de referência para testes

Abordagem utilizada Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial Testes comparativos de desempenho no laboratório de qualidade da Celesc

Abordagem utilizada Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial Testes realizados em campo

Resultados Obtidos Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial

Resultados Obtidos Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial Ponte RLC Micro Ohmimetro Medidor Mau contato Comparativo de métodos de medição

Resultados Obtidos Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial Conceito de zerar a cada medida compensa corretamente variações de temperatura Ensaios realizados em laboratório e em campo comprovam que é possível discernir conexão boa de conexão ruim Medições em campo com corrente de 1A indicaram resultado coerente Medições em laboratório indicaram necessidade de uso de garra melhor para cabo Busca de patentes indicou o patenteamento da idéia

Próximos passos Obtenção da Patente (pedido já realizado) Encaminhamento de projeto cabeça de série Definição de uso da ferramenta em avaliações de conexões na concessionária Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial

Equipe do Projeto Celesc Distribuição S.A.: Marcio Luciano de Vargas Godoy, Superior Sênior (Gerente) Quântico Consultoria: Sérgio Luiz Zimath, (Coordenador) Arlan Luiz Bettiol, Adrian Fritz, Luiz Alberto de Miranda, Lúcio Tadeu Prazeres, Francisco José Seleiro, Desenvolvimento de Dispositivo Eletrônico para Avaliação de Conexões Elétricas em Redes de Baixa Tensão Energizadas Através de Medição e Técnicas de Inteligência Artificial

OBRIGADO! Coordenador: Sergio Luiz Zimath Gerente: Marcio Luciano de Vargas Godoy