PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeira Parte.
Advertisements

VIII Espectroscopia luz luz Método envolve: excitação detecção Fontes
Lista 3!!!.
SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Introdução a Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE TENSÕES RESIDUAIS TÉRMICAS EM CILINDROS Eleir Mundim Bortoleto Cristiano Fernandes Lagatta Roberto Martins de Souza.
 MORAL DA HISTÓRIA?? Nesse caso, os e - de maior  contribuição importante   pressão do gás; é a chamada PRESSÃO DE DEGENERESCÊNCIA. ►►
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
ALGUNS CONCEITOS DE TERMODINÂMICA
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Criptografia Quântica : Um Estudo
Compressão de Voz Francisco Socal Tiago Peres Leonardo Silveira.
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
Equilíbrio de solubilidade
Este material está disponível no endereço:
Processos de separação de misturas PROF. BETO
Qual é a função de um texto literário?
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
CRISTALIZADOR Equipamento: Acadêmica: Jaque B Viacelli
Classificação dos Produtos Por Carlos Reis. Classificação dos Produtos: Produtos de Consumo Produtos e serviços vendidos a consumidores. Produtos Industriais.
Ciências de Materiais I
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE UNIVERSIDADE FEDERAL.
Reconexão por Caminhos Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto
SOCIOLOGIA Prof. Gildo Júnior
Aula II A tutela cautelar.. Onde encontrar? CPC – arts. 796 a 889.
Segurança de Dados no MAER.
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
Reômetros e viscosímetros
Materiais Propriedades mecânicas Reologia.
Sedimentação Universidade Estadual de Campinas
TA 534 – FENÔMENOS DE TRANSPORTE Transferência de massa
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
TA 733 A – Operações Unitárias II
TP 322 A – Fenômenos de Transporte I Transferência de Calor
Preservação de Alimentos por Tecnologia dos Obstáculos
TA 733 A – Operações Unitárias II Transferência de Calor
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Hoje é domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo,
5W1H.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x 0. Derivadas Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
8.EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Parte 5
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Aluno: Wagner Silva Ferreira
Recursividade Estrutura de Dados.
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Função Exponencial.
The Data Warehouse Toolkit
Otimização Aplicada ao Dimensionamento e Operação de Reservatórios
Por que se utiliza panela de pressão para cozinhar alimentos?
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Computação Gráfica Geometria de Transformações
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

PROPRIEDADES COLIGATIVAS LUCIA MARIA

Muitos fenômenos químicos e biológicos mostram nitidamente a passagem espontânea de água através de membranas, num processo chamado de difusão Se as células vermelhas do sangue forem removidas de seu ambiente natural e colocadas em água destilada, irão inchar até serem rompidas. Se as células forem colocadas em uma solução concentrada de sal de cozinha, as células irão murchar.

MEMBRANA SEMIPERMEÁVEL Dizemos que uma membrana é semipermeável quando permite apenas a passagem do solvente

Osmose A osmose, do grego "osmós", significando “impulso” Osmose é a passagem do solvente para uma solução ou a passagem do solvente de uma solução diluída para outra mais concentrada, por meio de uma membrana semipermeável

PRESSÃO OSMÓTICA Ao realizar a osmose, a água acaba empurrando a membrana semipermeável. Disso resulta uma pressão sobre a membrana.  .   Pressão osmótica: é a pressão que deve ser aplicada à solução para impedir a passagem do solvente através da membrana semipermeável

Medindo a Pressão Osmótica A pressão osmótica pode ser medida aplicando-se uma pressão externa que bloqueia a osmose.Medindo-se a pressão aplicada, conhecemos a pressão osmótica da solução.

CÁLCULO DA PRESSÃO OSMÓTICA (π ) Experiências mostram que a pressão osmótica (π ) é diretamente proporcional à concentração em mol/L ( M ) da solução e à temperatura absoluta ( T ). π = M R T ( molecular ) π = M R T i ( iônica)

OSMOSE REVERSA Se é aplicada uma pressão na região da solução mais concentrada, ou mais salina, será provocada uma inversão no fluxo natural, ou seja, a água da solução salina irá passar para a região de menor concentração de sais, retendo-se os íons na membrana que separa as duas soluções - esse é o princípio da osmose reversa. A pressão a ser aplicada deve ser maior que a pressão osmótica

DESSALINIZAÇÃO DO MAR Osmose reversa Esquema simplificado de um sistema de osmose reversa - a água a ser tratada passa por um pré-tratamento e é lançada contra as membranas com alta pressão onde são extraídos os sais presentes. Posteriormente a água passa por um pós-tratamento para finalmente ser distribuída ao consumo. O rejeito (salmoura) é coletado para que seja dado o fim apropriado.  

Garrafa filtra água salgada para beber ESTADÃO PME » INFORMAÇÃO » NOTÍCIAS Inovador e simples| 20 de agosto de 2013 | 16h 59 Coreanos criam garrafa que transforma água do mar em potável Eles desenvolveram um sistema portátil que filtra a água Os sul-coreanos Younsun Kim, Kangkyung Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim, da Universidade de Yonsei, na Coreia do Sul, desenvolveram um sistema de filtragem e purificação de água portátil que promete transformar água do mar em água potável . O Puri, como é chamada a garrafa que filtra água, usa a tecnologia de osmose reversa. O item é projetado para uso em barcos ou situações de emergência no mar, em que as pessoas podem precisar de água para não se desidratarem ou até mesmo morrerem. Com esse equipamento, elas podem beber a água do mar. Segundo o site da Fast Company, o uso é simples, o usuário só precisa bombear um êmbolo – dispositivo que desliza em um e outro sentido no interior de um cilindro – e pressurizar a água salgada, empurrando para a câmara de filtragem. Em seguida, a água doce entra em outra câmara, pronta para ser consumida. Garrafa filtra água salgada para beber

Salga A salga de pescados é um dos mais antigos meios de conservação de alimentos conhecido. Na salga a ação do sal é dupla. O sal desidrata o pescado por diferença de pressão osmótica entre o meio externo e interno, e penetra na carne, baixando a atividade de água. O tempo em que os pescados são mantidos em contato com o sal ou salmoura é conhecido como tempo de salga ou de cura.

FIM