Passagem do Mito ao Lógos no surgimento da filosofia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligue o Som Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
LEITURA DE IMAGENS.
RESULTADOS/DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O ocidente do século XIV vivenciou momentos de crise, mas também de prosperidade. Realidade transfigurada na.
Poder constituinte, estado de exceção e direito de resistência: olhando os recentes movimentos de insurreição Aluno: Allan Mohamad Hillani Vínculo: PIBIC/Fundação.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
Bioética na Formação Profissional
Bom (boa) dia tarde noite !!.
Criptografia Quântica : Um Estudo
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
Os dez mandamentos para o bem planejar
COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
A Filosofia Ocidental considera o início do período moderno no século XVII mais especificamente, com os trabalhos de René Descartes, que estabeleceu a.
Projeto ODM Brasil 2015 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Qual é a função de um texto literário?
Luiz Carlos Lisboa Gondim
FUNDAMENTOS AXIOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Ó Bem-aventurada Virgem Maria, sois a Mãe da graça, a esperança do mundo, atendei vossos filhos que clamam por vós.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA – DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE OSASCO
Trabalho Infantil no Brasil
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE LABORATÓRIO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA AS CORRENTES EPISTEMOLÓGICAS.
Haga clic para modificar el estilo de subtítulo del patrón Teoria do caso.
Ademar Ribeiro Romeiro Instituto de Economia da UNICAMP
ESTÉTICA Arte e realidade O belo e a questão do gosto Arte e Técnica
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
BERKELEY E O IMATERIALISMO
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA Profa. Dra. Ligia Pavan Baptista.
CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ! CIDADANIA É ASSIM QUE SE FAZ!
Grupo de Educação Fiscal de PE -GEFE Março,2005 Programa de Educação Fiscal.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE VIDA Francisca Aracelis de Carvalho Sousa Antônio Francisco Soares.
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
San Tiago Dantas: principal objetivo da ordem jurídica?
ARISTÓTELES. Estagira 384 a.C. Atenas 322 a.C..
Aula I. Cultura, escolas e fases metodológicas do processo.
Manifestação de ponto de vista 1º momento: como a fotografia nasceu em ambiente positivista, a fotografia é vista como o visual da verdade e desta forma,
Private & Confidential ESADE – Graduação em Direito 2011/II.
Matemática e Educação Ambiental.
Modulo Especialista.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Aula II A tutela cautelar.. Onde encontrar? CPC – arts. 796 a 889.
Curriculum and Instructions in ITs. Pesquisa e Prática em Tutores Automáticos Partindo da descrição antecedente de onde a pesquisa em tutores automatizados.
Deus Escreva a palavra “Deus” no canto esquerdo superior de uma folha em branco.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
Humanidade: potencial e realidade Terceira Igreja Batista do Plano Piloto Escatologia nas Quartas-feiras.
Coisas fora de moda....
Uma Vida Sem Fermento.
Igreja, Comunidade da Palavra
IIIª Igreja Batista do Plano Piloto Escatologia nas Quartas-Feiras Lei da Atração Valdeir Contaifer, pr.
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
LITERATURA NA ESCOLA.
Definição: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição.
RELAÇÕES HUMANAS Ética.
SMS: um novo gênero digital e emergente nas aulas de língua Giselda Santos Costa CEFET-PI UNED-Floriano Junho-2007.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Atenção:alguns exercícios já foram resolvidos em sala de aula!
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS I: uma revisão conceitual
26/05/11 1.
Radical Behaviorism and Buddhism: Complementarities and Conflits
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
Transcrição da apresentação:

Passagem do Mito ao Lógos no surgimento da filosofia 1° ETAPA: Pensamento cosmológico e filosofia natural (pré-socráticos) 2° ETAPA: Pensamento antropológico e filosofia moral (Sofistas e Sócrates)

SOFISTAS: (Os primeiros educadores profissionais) Em geral, os sofistas afastaram-se da especulação acerca da natureza e da preocupação filosófica com a realidade suprema, e se concentraram em assuntos que pareciam ter relevância direta em relação à conduta na vida humana. Discutiram os fundamentos da lei e da moral, e questionaram os méritos dos diferentes sistemas políticos, criando assim os fundamentos do estudo sistemático da ética e da política. Muitos dos problemas por eles levantados ainda estão vivos hoje. Em seus melhores momentos, foram defensores dos direitos humanos, e alguns chegaram a questionar a validade da profundamente arraigada instituição social da escravidão.

ASPECTOS FILOSÓFICOS DO MOVIMENTO SOFÍSTICO (Humanismo, Relativismo e Ceticismo) É possível discernir uma tendência comum em seu pensamento e em sua prática educacional. Essa tendência é claramente resumida em um dos poucos trechos que se conservaram das obras de Protágoras. Ele iniciou sua obra Verdade com as palavras memoráveis: O homem é a medida de todas as coisas, da existência do que existe e da inexistência do que não existe. Esse trecho famoso é justamente considerado o manifesto-chave do humanismo grego.

RELATISVISMO SOFÍSTICO: Seu intenso envolvimento nas disciplinas humanísticas conscientizou-os muito bem da natureza volátil da opinião, e em sua vida errante trouxeram para sua cidade a variabilidade dos costumes de uma sociedade para outra. (A moral é convenção, os costumes diferem, o bem e o mal é relativo)

CETICISMO Górgias diz que não há nenhuma realidade não-sensível por trás da aparência, nenhuma coisa-em-si-mesma. E ainda que houvesse tal realidade, ninguém poderia conhecê-Ia ou descrevê-Ia. Cada homem está confinado no mundo individual aparentemente existente para seus sentidos. (O conhecimento é subjetivo e limitado pelas capacidades de cada indivíduo.) (Conhecimento é sempre opinião/doxa)

Método de ensino dos sofistas: Os sofistas procuravam resolver aquele que era considerado o principal problema na democracia ateniense: a formação do cidadão virtuoso, que pudesse participar ativamente nos destinos da pólis, ajudando-a prosperar diante das rivais. Para realizar esta tarefa os sofistas tinham como método o ensino da arte retórica e da oratória.