Trabalho apresentado no Congresso Paulista de Nutrição (IMEN)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Caracterização térmica de filmes de cobre por termo-refletância Carolina Abs Caracterização térmica de filmes de cobre por termo-refletância Carolina Abs.
Advertisements

PROJETO DE PESQUISA.
Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Medidas de trabalho, potência e dispêndio energético no exercício
Princípios básicos de Fisiologia do Exercício
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Geraldine Madalosso Divisão de Infecção Hospitalar – CVE/CCD/SES
SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE TENSÕES RESIDUAIS TÉRMICAS EM CILINDROS Eleir Mundim Bortoleto Cristiano Fernandes Lagatta Roberto Martins de Souza.
Influência da espessura e da natureza de um filme de óxido na transferência de calor em uma microestrutura. IC: Alexandre Martins Orientador: Amilton Sinatora.
Estudo da Influência da Taxa de Resfriamento na Distribuição de Tensões Residuais Durante a Têmpera de um Cilindro de Aço SAE4140H Cristiano Fernandes.
Prof. Dr. Amilton Sinatora
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
AVALIAÇÃO OXIDATIVA DO ÓLEO RESIDUAL E BIODIESEL DURANTE A ESTOCAGEM Gabriela Menegon Buosi UFPR/TN Maria Cristina Milinsk Figura 1. Resultados das análises.
Introdução Materiais e métodos Referências Por ser uma forma simples e barata de acumular energia, as baterias chumbo ácido vem ganhando destaque desde.
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
Efeito do Tratamento com Metilfenidato sobre a Ritmicidade Circadiana em Modelo Animal do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Laura Simões.
Análise genotóxica em Rhamdia quelen (Siluriforme), após contaminação por injeção intraperitoneal com Chumbo II e nanopartícula de dióxido de titânio.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
IDENTIFICAÇÃO DE CÉLULAS DE DERIVA LONGITUDINAL LITORÂNEA, NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Ana Paula de Martini de Souza Bolsa voluntária.
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE POLISSACARÍDEOS PARA O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL Tamyres Mingorance Carvalho - Iniciação.
Testar a Eficiência do Dispositivo de Inclinação Desenvolvido pelo LAGEH Nanúbia Pereira Barreto Iniciação Tecnológica / PIBIT/CNPq Claudia Pereira Krueger/Anderson.
Avaliação da Pesquisa Luiz Nunes de Oliveira Pró-Reitoria de Pesquisa.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES: O grupo terá de 10 a 20 minutos para a apresentação e explanação do artigo, podendo utilizar uma das sugestões de slides ou a.
Implantação do Sistema MRP II
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
RELATÓRIO CIENTÍFICO: princípios de elaboração e redação
Modelos de Qualidade de Água
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS DE EFEITO GERAL
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Sedimentação Universidade Estadual de Campinas
Propriedades reológicas da farinha de trigo
Organização e Redução de Custos
TA 733 A – Operações Unitárias II
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
Controle Hemodinâmico do Paciente Crítico
Avaliação da contribuição do P-detergente cenário crítico (dados IBOPE) População estimada: 600 mil 1)Quanto da carga sub-total urbana é proveniente do.
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES NA POPULAÇÃO HUMANAE A PRESENÇA DE PATÓGENOS NO LODO DE ESGOTO.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Regulação, Avaliação e Controle Coordenação Geral de Sistema de Informações.
PROJETO DE ESCALA DE CARAVANA ASSISTENCIAL
Modelagem Matemática: desafios da integração curricular
Imposto sobre a exportação de produtos nacionais ou nacionalizados.
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
Colégio PORTINARI 2011 Educação Física BEM ESTAR!!!!!!!
PHD5873/03-1 PHD 5873 Complementos de Hidrologia Aula 3 – Métodos Estatísticos EPUSP, 30 de setembro de 2003 Prof. Dr. José Rodolfo Scarati Martins.
CARACTERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS Grupo Eutrófico (GE) 44,8% (n=13)
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Aprimorando (A2): Fernando Moreto
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição
CeMENutri Avaliação e Intervenção Desempenho Atlético Distúrbios Metabólicos Distúrbios Nutricionais FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU CeMENutri – Centro.
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU
PROCAD Programa Nacional de Cooperação Acadêmica
J Vasc Surg 2002;36: Performance characteristics of the venous clinical severity score Mark H Meissner, Cynthia Natiello, and Stephen C.Nicholls.
Teste.
Teste.
Teste.
Teste.
Teste\. testes.
Transcrição da apresentação:

Trabalho apresentado no Congresso Paulista de Nutrição (IMEN) “Tempo de estabilização do quociente respiratório (QR) necessário à mensuração do gasto energético de repouso (GER)” Trevisan, MC, Ravagnani FCP, Teixeira O, Burini RC

INTRODUÇÃO Gasto Energético de Repouso (GER-24 horas) Calorimetria Indireta Quociente Respiratório - QR (CO2/ O2) O tempo de avaliação é dependente da estabilização do QR (variação menor que 5% no intervalo de 5 minutos) Gasto Energético de Repouso (GER-24 horas)

Analisar o tempo de estabilização do QR para posterior cálculo do GER. OBJETIVO Analisar o tempo de estabilização do QR para posterior cálculo do GER.

Voluntárias do projeto de extensão universitária “Mexa-se Pró-Saúde”. INDIVÍDUOS 67 mulheres na pós-menopausa; 58,97 anos; 27,94,6 kg/m2; Voluntárias do projeto de extensão universitária “Mexa-se Pró-Saúde”.

MÉTODOS Estatura Calorimetria indireta, realizada: Massa corporal Estatura Calorimetria indireta, realizada: após jejum de 12 horas; durante 30 minutos em posição supina em ambiente controlado (umidade e temperatura); - avaliação do consumo de oxigênio (O2) - L/min - produção de dióxido de carbono (CO2) - L/min - quociente respiratório – QR (CO2/ O2); - avaliação da FC. IMC kg/m2 (OMS, 1998)

TRATAMENTO ESTATÍSTICO Os dados foram analisados pelo teste “t” de Student para amostras dependentes (p<0,05).

RESULTADOS Tabela: Média e desvio-padrão do Quociente Respiratório (QR) e da freqüência cardíaca (FC) mensurados a cada 5 minutos de avaliação por calorimetria indireta. MINUTOS 0 ┤ 5 5 ┤ 10 10 ┤ 15 15 ┤ 20 20┤ 25 25 ┤ 30 QR (CO2/O2) 0,83 ± 0,12a 0,82 ± 0,12ab 0,81 ± 0,11b FC (bpm) 69 ± 11,7a - 67 ± 11,8ab 65 ± 10,9b * Letras diferentes, diferença significante (p<0,05)

CONCLUSÃO - Não houve variação significante do QR nos intervalos de 5 minutos da avaliação, mantendo-se estável durante os 30 minutos. - É aconselhável que se despreze os primeiros 10 minutos de avaliação para que o resultado do GER seja mais homogêneo.