Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA
Advertisements

SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Propostas de mudanças curriculares na graduação e novas tecnologias no ensino de Física E. A. Veit Instituto de Física – UFRGS 08/2002.
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
PROJETO DE PESQUISA.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
FORMAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO: COMPARAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DA LITERATURA E DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA Alyni Cristiny Dobkowski -
Avaliação Institucional 2004 Graduação Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação 30 de setembro de 2004.
1 Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP.
UAB UFSC.
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
26/03/2017 DRE - ARAGUAÍNA Avançar.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão,Diversidade e Igualdade
Formação Continuada DRE - Araguaína.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
CURRÍCULO PERMANENTE – PLANEJAMENTO E GESTÃO NO PODER JUDICIÁRIO 2013 TRF4ª R - EMAGIS – FLORIANÓPOLIS/MAIO Normas e Diretrizes do PDG Lei /2006.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Departamento de Engenharia Elétrica
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Infantil e Fundamental/ Secretaria de Educação Básica Uma Escola do Tamanho do Brasil.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Quem Lê Jornal Sabe Mais – O GLOBO Fundação: escolas atendidas alunos participaram do programa 814 professores participaram do programa.
Jovens e o Jornal e Educação A TARDE Educação - Grupo A TARDE Walter Von Czékus Garrido.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Concepção de Projetos através da METODOLOGIA DE DELINEAMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS MDPO.
UT Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento e Comunicação da OPAS/OMS Brasil Relato sobre o Seminário de Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde.
EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFRN. POR QUE METODOLOGIA?
A experiência da auto- avaliação institucional na UFRN: Maria Pepita Vasconcelos de Andrade Coordenadora de Avaliação e Controle/Presidente da.
Gênese: Universidade do Paraná Parcerias: Governo Federal, Governo Estadual, Governos Municipais Estruturação do Projeto: Pró-reitoria de Graduação.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Modelagem Matemática: desafios da integração curricular
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010
Transcrição da apresentação:

Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Competências para a docência no ensino superior Domínio em determinada área específica do conhecimento Domínio da dimensão política Domínio na área pedagógica

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Competência específica Conhecimentos fundamentais da área Experiência profissional: Extensão, parcerias com o setor produtivo, etc. Atualização permanente: Cursos, congressos, etc. Intercâmbios, convênios, etc. Pesquisa: Artigos, papers, apresentações em eventos, etc. Redação de livros, material didático, etc.

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Competência política Exercício da ética e da cidadania Conhecimento abrangente e erudição Inserção de outros aspectos no ensino específico: Disciplinas de maior cunho teórico: História da ciência e do pensamento científico Evolução da utilização deste conhecimento Possíveis aplicações atuais Disciplinas de caráter mais profissionalizante: Possíveis cenários de evolução profissional Desemprego e empregabilidade Formação continuada nas empresas

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Competência pedagógica Compreensão do processo de ensino- aprendizagem Profissionalismo na docência Aspectos carentes: Concepção e gestão do projeto pedagógico Contextualização e seleção de conteúdos de disciplinas Domínio da tecnologia educacional Avaliação da aprendizagem

Desafios na gestão do projeto pedagógico Situações frequentes nas formações em Ciências Exatas e Tecnologia

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Integração curricular Desafios: Docentes de diferentes unidades Turmas mistas (alunos de vários cursos) Alunos desnivelados

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Integração curricular Possibilidades: Grupos de planejamento interunidades Concentrar-se nos conteúdos fundamentais, presentes em várias formações Valer-se da capacidade de aprendizado individual do aluno Exemplos tecnológicos de compreensão possível para alunos de outros cursos

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Integração curricular Exemplos: Prática de Leitura e Escrita + TUDO (Horizontal) Programação + Matemática (Horizontal) Programação + Robótica (Vertical) Expressão Gráfica + Mecânica dos Sólidos Cálculo Numérico + Ondas + Eletricidade Aplicada

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Teoria e prática Desafios: Capacidade dos laboratórios e equipamentos Limitação de recursos humanos

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Teoria e prática Possibilidades: Inclusão de filmes, fotos, estudos de caso, etc. no decorrer da aula teórica Seminários com depoimentos e apresentação de resultados de alunos mais avançados Questões que apresentem problemas práticos ao invés de indicarem diretamente a teoria que esperam que seja empregada na resolução

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Avaliação da aprendizagem Desafios: Como melhorar ou substituir a avaliação através de prova escrita individual? Turmas muito grandes

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Avaliação da aprendizagem Possibilidades: Utilizar as vantagens pedagógicas do erro: Detecção do erro pelo próprio aluno Repetição da questão incorreta Avaliação com consulta: Mais próximo da realidade O aprendizado durante a prova não é um problema, é solução Trabalhos para casa, em grupos e em equipes: Motivar e dar responsabilidade ao aluno contra a cola Avaliação por resultados: Competições, protótipos, etc.

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Deficiências na formação Possibilidades: Reformulação do Projeto Pedagógico, se a situação for generalizada e persistente Adequação do conteúdo: Lembrar que o foco deve estar no que se aprende, e não só no que se ensina Concentração nos aspectos fundamentais para o curso Integração com conteúdos das disciplinas ou níveis de ensino anteriores com maiores deficiências Integração com disciplinas posteriores para recuperação de conteúdos indispensáveis omitidos

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Motivação para as disciplinas Possibilidades: Integração com disciplinas posteriores Apresentação de estudos de caso, discussões com alunos avançados, etc. Inclusão de tarefas de caráter mais próximo da formação do aluno Tornar as aulas mais dinâmicas e agradáveis Em caso negativo, rediscutir o papel do componente na estrutura curricular

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Envolvimento com o Projeto Pedagógico Desafios: Desconhecimento do Projeto Pedagógico do curso Pouca motivação ou disponibilidade para execução do PPC Discordância do projeto

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Envolvimento com o Projeto Pedagógico Possibilidades: Comprometimento individual dos docentes: Programa de Atualização Pedagógica Construção e avaliação coletiva do PPC Ações institucionais: Reuniões e oficinas para apresentação e discussão do projeto Definição coletiva de programas e conteúdos de disciplinas Valorização do esforço docente

Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010 Desenvolvimento de habilidades Habilidades essenciais: Trabalho em equipe Comunicação oral e escrita em várias linguagens Pesquisa científico-tecnológica Inclusão digital Princípios éticos Capacidade de aprendizado autônomo Como desenvolvê-las no âmbito das disciplinas específicas?