CT&I na Amazônia e Fundos Ambientais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Educação Ambiental na Gestão Ambiental Pública
MPEs- SUSTENTABILIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E MDL
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Planejamento Estratégico de Marketing
Meio ambiente e desenvolvimento
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
Gestão pública, reforma do Estado e recursos humanos
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO SENSÍVEL
Cidadania e Responsabilidade Socioambiental
Experiência do CEARÁ. Experiência do CEARÁ Objetivos Geral Fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente; Específicos: Contribuir para criação e implantação.
PRINCIPAIS PROJETOS DA AMAZÔNIA
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
O IMPERATIVO DA SUSTENTABILIDADE: ESTAMOS PREPARADOS?
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Julho de 2007.
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Desenvolvimento Comunitário
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Associativismo e cooperativismo como instrumento de gestão sustentável para a mineração em pequena e média escala organizada em APLs Alan Ferreira de Freitas.
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Drª MARIA DE FATIMA R. O. PIRES DA SILVA
Premissas Dados das Microrregiões.
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Sub-Rede: Os efeitos das intervenções antrópicas na Bacia do Purus: análise das relações entre as funções ambientais, atores sociais e gestão das águas.
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
II Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Subprograma de Ciência e Tecnologia Fase II / PPG7 SUB-REDE RECUPERAMAZ Alternativas para recuperação de áreas degradas na Amazônia.
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA EM SAÚDE
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
Planejamento e Responsabilidade Social
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
GENEDEMPSEY BICALHO CRUZ
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA A COMISSÃO DE ÉTICA EM PESQUISA Marco Institucional, Políticas e Agenda de Pesquisa em Saúde Antonia Angulo Ministério de Saúde.
A QUESTÃO AMBIENTAL E AS GRANDES OBRAS Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis M M A.
Estratégias para a Amazônia
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
Reunião de Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil
Rede Temática de Modelagem Ambiental da Amazônia INPA, MPEG, LNCC, INPE, INPA, CBPF, Mamirauá Apresentação para MCT Fevereiro de 2003.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
C/T&I para Conhecimento e Uso do Patrimônio Natural da Amazônia Bertha K. Becker.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
Transcrição da apresentação:

CT&I na Amazônia e Fundos Ambientais MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA CT&I na Amazônia e Fundos Ambientais Estevão Vicente C. Monteiro de Paula, PhD Coordenador de Ações Estratégicas.

GLOBALIZAÇÃO Cidadão se insere nas oportunidades globais Empresa se insere na economia global País se insere nas oportunidades globais Mudanças: Friedman Papel do individuo Papel do governo Modo de fazer negócios Modo de estudar Reações religiosas Expressão da arte Condução na ciência e das pesquisas

Como CT&I na e para Amazônia podem contribuir para modificar e alterar/mitigar efeitos devidos aos cenários atual? Global Amazônia Amazônia Legal AMAZÔNIA

Globalização Risco de cobiça Crescimento desenfreado Baixa governança Mudanças climáticas Recursos hídricos Desterritorialização Poder de decisão soberania Pressâo internacional Negócios Pressâo internacional Negócios Desmatamento conflito Impactos Economicos e sociais

Cenário Efeito Amazônia Como CT&I podem contribuir para modificar cenários e alterar/mitigar efeitos? Cenário Efeito Recursos hídricos Baixa governança Subdesenvolvimento; Migração Conflito Carência de conhecimento Oportunidades Obras de infra-estrutura- integração da Amazônia Impactos socio-ambiental e econômico Mercosul Impactos socioambiental e econômico

Amazônia Brasileira Politicas Públicas Biodiversidade Risco de cobiça Competitividade Potencial de uso de recursos naturais; Oportunidade de negôcios Conflitos Ocupaçao espacial desordenado Conflito e Impactos sócio-ambiental Politicas Públicas Alternativas economicas Impacto sócio-ambiental Politicas sociais economicas diferenciadas Problemas ambientais diferenciadas Socialização da informação Oportunidade e Conflito

Socialização da informação conflito TI Ação de controle tempo

saber capacitação recursos Ag. Global Ag. Amaz. Ag. Am. Br. Agenda Amazônia Legal Desenvolvimento social, economico e ambientalmente sustentável

FUNDOS (Recursos) Político Contextualização (saber como saber) Fundos x Alternativas (tempo ?) Governança Participação dos Estados e Municípios Envolvimento da sociedade Efeito cognitivo Administrativo Estrutura de gerenciamento Capital (localização) Gestão participativa Recursos direcionados para as áreas de Estudo

Deve ter massa crítica de pessoas de diversos setores Recursos Fundos Operacional Deve ter massa crítica de pessoas de diversos setores Objetivos e metas bem definidas Agenda de pesquisas participativa Presença humana e importancia O envolvimento da sociedade civil local e dos orgãos dos governos Federal, Estadual e Municipal é fundamental

“É preciso nacionalizar para universalizar” “O ambiente não é a ecologia, mas a complexidade do mundo; é um saber sobre as formas de apropriação do mundo e da natureza através das relações de poder que se inscreveram nas formas dominantes de conhecimento. A partir daí, abre-se o caminho para compreender a complexidade ambiental” Enrique Leff “É preciso nacionalizar para universalizar” Mario de Andrade