Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS
Advertisements

Instituto de Física: Uma agenda para o Futuro. Curso de Física- Bacharelado & Licenciatura Questões: Sugestões: Baixa demanda pelas vagas no curso de.
Propostas de mudanças curriculares na graduação e novas tecnologias no ensino de Física E. A. Veit Instituto de Física – UFRGS 08/2002.
E. A. Veit Instituto de Física - UFRGS -Brasil 07/2002
ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes ASSESSORIA DE LEGISLAÇÃO Josiane Lara Fagundes.
Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora Diretoria de Ensino Técnico e de Graduação Andrea da Silva Diretora.
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho Componente Curricular:
Técnicas e Projeto de Sistemas
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
APRESENTAÇÃO O CEA - Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP - Universidade Estadual Paulista reunindo especialistas de diversos.
UDESC Pública, Gratuita, de Qualidade e a Melhor do Estado de Santa Catarina.
FORMAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO: COMPARAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DA LITERATURA E DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA Alyni Cristiny Dobkowski -
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Aplicações da informática na administração e assistência
Planejamento do PROJETO LABGAP IV Conceitos e teorias de Planejamento - Introdução Estruturas dos Planos do Projeto (PMI e Metzger) Plano de Organização.
Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
PROGRAMA.
Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
Os dez mandamentos para o bem planejar
O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Formação Continuada DRE - Araguaína.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Departamento de Engenharia Elétrica
Formação de Docentes de Educação Profissional na área de Saúde na modalidade a distância Resultado do esforço conjunto do Ministério da Saúde, Escola.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
A FUNÇÃO PRODUÇÃO O Processo de Transformação
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Processos de Aprendizagem a Distância no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Núcleo de Educação a Distância Campos de Jordão Janeiro de.
Arquitetura de Sistemas de Informação
CONCEPÇÃO INTEGRADA DE EDUCAÇÃO
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
COLÓQUIO A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Atuação dos agentes de Controle Social Contribuindo para a participação responsável e efetiva de agentes municipais, conselheiros e cidadãos.
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
Mídias na Educação: um programa de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Matemática e Educação Ambiental.
REALINHAMENTO ESTRATÉGICO E RECOMENDAÇÕES AO ATUAL MODELO DE GESTÃO Conclusão do Projeto Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
I – Comunicação – Redes – Gerenciamento Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
Empreendedorismo DRUCKER ROBBINS
LDB 9394/96 Art A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades.
ARQUITETURA ESTRATÉGICA CEFETES VALORES COMPARTILHADOS MISSÃO Promover educação profissional e tecnológica de excelência, por meio do ensino, pesquisa.
Conceitos e características dos Projetos
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL. ATUALIZAÇÃO DO PROGRAMA CULTURA VIVA JANEIRO/2012.
Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Departamento de Engenharia Elétrica
Silvia Costa Dutra MARINGÁ – PR Setembro 2007
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
Região Sul Coordenador: José Cezar Pereira - EPAGRI.
- Princípios, referencial teórico da integração pesquisa- ATER e Agricultores familiares. Princípios Garantir a todos os agentes a participação igualitária.
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando
Art. 2º - O docente indicado para o exercício da função de Professor Coordenador terá como atribuições: I - acompanhar e avaliar o ensino e o processo.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
CARACTERIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SÃO ROQUE 2006.
PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Medicina UFSCAR BOTUCATU, 2006.
Elaboração do programa das disciplinas Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Projetos pedagógicos e o planejamento da ação docente Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Transcrição da apresentação:

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)

Diretrizes Curriculares Nacionais O que são? Definições de princípios básicos da educação superior, presentes em todas as formações Parâmetros norteadores a serem seguidos nacionalmente na elaboração dos Projetos Pedagógicos dos diversos cursos de graduação Substituem os antigos currículos mínimos Estimulam novos modelos de organização curricular Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Organização curricular tradicional Grade curricular: disciplinas justapostas Ciclo básico, profissional e estágio Disciplinas teóricas e práticas Centrada no conteúdo a ser ensinado Prioriza aulas expositivas (palestras) Currículo mínimo para garantir a uniformidade na denominação profissional Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Organização curricular integrada Matriz curricular: áreas de conhecimento integradas Teoria e prática, formação básica e profissional integradas em ciclos de complexidade crescente Centrada nas competências e habilidades adquiridas Prioriza o estudo independente, o trabalho integrado, a pesquisa e a autonomia intelectual progressiva Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

O principal não é o que se ensina, mas o que se aprende Mudança de enfoque do ensino para o enfoque de ensino-aprendizagem

Diretrizes Curriculares - Engenharias Definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros, para aplicação na organização, desenvolvimento e avaliação dos projetos pedagógicos dos Cursos de Graduação em Engenharia das Instituições do Sistema de Ensino Superior. Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Perfil do egresso Engenheiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Competências e habilidades aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia; projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos; planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia; identificar, formular e resolver problemas de engenharia; desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Competências e habilidades avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas; comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; atuar em equipes multidisciplinares; compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais; avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia; permanente busca de atualização profissional. Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Parâmetros do Projeto Pedagógico Deve demonstrar: Como o perfil desejado é atingido Como se dá o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas Trabalhos de integração (ao menos um obrigatório como trabalho final) Redução do tempo de sala de aula, favorecendo trabalho individual e em grupo Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Parâmetros do Projeto Pedagógico Estímulo às atividades complementares: trabalhos de iniciação científica projetos multidisciplinares visitas teóricas trabalhos em equipe desenvolvimento de protótipos monitorias participação em empresas juniores e outras atividades empreendedoras Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Estágio curricular Ao menos um estágio curricular obrigatório Supervisão direta da Universidade Acompanhamento individualizado Carga horária mínima (160h) Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Avaliação Acompanhamento e avaliação permanentes do Projeto Pedagógico As avaliações dos alunos deverão basear-se nas competências, habilidades e conteúdos curriculares Metodologias e critérios para acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Conteúdos curriculares Núcleo de conteúdos básicos (±30% da carga horária) Núcleo de conteúdos profissionalizantes (±15% da carga horária) Núcleo de conteúdos específicos (±55% da carga horária) Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Núcleo de conteúdos básicos Informática Matemática Física Fenômenos de Transporte Mecânica dos Sólidos Eletricidade Aplicada Química Ciência e Tecnologia dos Materiais Metodologia Científica e Tecnológica Administração Economia Ciências do Ambiente Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania Comunicação e Expressão Expressão Gráfica Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Núcleo de conteúdos profissionalizantes - subconjunto coerente dos tópicos: Algoritmos e Estruturas de Dados Bioquímica Ciência dos Materiais Circuitos Elétricos Circuitos Lógicos Compiladores Construção Civil Controle de Sistemas Dinâmicos Conversão de Energia Eletromagnetismo Eletrônica Analógica e Digital Engenharia do Produto Ergonomia e Segurança do Trabalho Estratégia e Organização Físico-química Geoprocessamento Geotecnia Gerência de Produção ... Sistemas Térmicos Tecnologia Mecânica; Telecomunicações; Termodinâmica Aplicada; Topografia e Geodésia; Transporte e Logística. Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Núcleo de conteúdos específicos Extensões e aprofundamentos dos conteúdos profissionalizantes Propostos exclusivamente pela instituição Conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais necessários para a definição das modalidades de engenharia Devem garantir o desenvolvimento das competências e habilidades Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Outras referências para o PPC Legislação profissional (CONFEA, etc.) Específico da profissão A ser considerado com critério, tendo em vista a autonomia universitária Referenciais Curriculares Nacionais Convergência de denominação Perfil do egresso Temas abordados na formação Ambientes de atuação Infraestrutura recomendada Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Referenciais curriculares nacionais Exemplo: Engenharia de Produção

Perfil do egresso O Bacharel em Engenharia de Produção ou Engenheiro de Produção atua no projeto, implantação, operação, otimização e manutenção de sistemas integrados de produção de bens e serviços. Em sua atividade, incorpora aos setores produtivos, conceitos, técnicas e ferramentas da qualidade administrativa. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos sócio-ambientais. Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Temas abordados na formação Eletricidade Aplicada; Mecânica Aplicada; Ciência dos Materiais; Engenharia do Produto; Estratégia e Organização; Gerência de Produção; Gestão Ambiental; Gestão Econômica; Gestão de Tecnologia; Materiais de Construção Mecânica; Métodos Numéricos; Modelagem, Análise e Simulação de Sistemas; Pesquisa Operacional; Processos de Fabricação; Qualidade; Sistemas de Informação; Transporte e Logística; Controle Estatístico do Processo; Ferramentas da Qualidade; Gerência de Projetos; Gestão do Conhecimento; Gestão Estratégica de Custos; Instalações Industriais; Planejamento do Processo; Planejamento e Controle da Produção; Matemática; Física; Química; Ética e Meio Ambiente; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Ambientes de atuação O Engenheiro de Produção atua na produção industrial, nos seus mais diversos setores; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria. Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Infraestrutura recomendada Laboratórios de: Física; Química; Metrologia; Processos de Fabricação; Informática com programas especializados. Biblioteca com acervo específico e atualizado. Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Desafios nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Particularidades das Ciências Exatas e Tecnologias

Questões em aberto Como prever integração curricular horizontal quando o curso tem disciplinas oferecidas em turmas mistas? Como prever integração vertical se os conteúdos básicos são necessários para compreensão dos conteúdos profissionais? Como integrar teoria e prática, se o laboratório tem limitações de capacidade? Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Questões em aberto Como prever formas inovadoras de avaliação e acompanhamento do aprendizado em turmas muito grandes? Como o PPC pode acomodar a situação dos alunos com deficiências do ensino médio? Como lidar com a formação em dois ciclos? Como fazer o aluno perceber a importância das disciplinas para sua profissão? Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010

Questões em aberto Como integrar um currículo que muitos professores não conhecem? Como garantir o desenvolvimento de aptidões cognitivas? Como desenvolver habilidades além da assimilação de conteúdos: trabalho em equipe, comunicação oral e escrita em várias linguagens, pesquisa científico-tecnológica, inclusão digital, princípios éticos, etc.? Pró-Reitoria de Graduação – Pró-Reitoria de Recursos Humanos Curso de Atualização Pedagógica – julho de 2010