O Envelhecimento Saudável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criação: Simone Pereira Rodrigues Música: John Williams - Theme for Forrest Gump Fotos: Corbis.
Advertisements

Orientação Postural no Trabalho
Dicas práticas para o uso do FEMM
Curso Técnico Subseqüente em Agroindústria Profª. Carolina P. Porto.
Base conceitual da epidemiologia
Nutrição, Obesidade e Controle do peso
DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
Atividade Física e Câncer. Prevalência, prognóstico n Prevalência –1960:16% mortes –1990: 24% mortes n Risco –Homens: 45% –Mulheres: 39% n Frequência:
Qualidade de vida relacionada à saúde
Razões para promover a atividade física. 2005: Ano internacional do Esporte e Educação Física.
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
CRYPTOSPORIDIUM PONTOS CHAVES PARA O DIAGNÓSTICO LABORATORIAL I
Uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
Bom (boa) dia tarde noite !!.
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NO ENSINO Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes.
Cecilia Rocha Ryerson University, Canada Seminário: Políticas Públicas e SAN CERESAN,Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói, 07/10/2010.
Os dez mandamentos para o bem planejar
PAIS MAUS “Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes:- Eu amei-vos.
JOGO DO MITO OU FATO MITOS: ESTÃO RELACIONADOS COM O GRAU DE INFORMAÇÃO PESSOAL, MAIS PRINCIPALMENTE COM A CULTURA E VALORES PREDOMINANTES NA SOCIEDADE.
Planejamento Familiar
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Provérbios formas & cores.
Profª Vivian Zaboetzki Dutra
Convergência ao Centro “A VERDADE DA VIDA” , vol. 38.
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Fazendo Slides no Power Point
MATEUS 5:13. MATEUS 5:13 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar.
NR 07 - PCMSO Portaria 24 de 29/12/94 Portaria 08 de 08/05/96.
Relações Humanas: Habilidade Essencial. Relacionamento Afetivo.
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Classificação dos Produtos Por Carlos Reis. Classificação dos Produtos: Produtos de Consumo Produtos e serviços vendidos a consumidores. Produtos Industriais.
BERKELEY E O IMATERIALISMO
AUTO-ESTIMA E MOTIVAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO.
BATALHA ESPIRITUAL NO LAR: IDENTIFICANDO OS PERIGOS
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Definindo princípios norteadores para o ensino da ortografia.
Para aquelas pessoas que fazem sorrir meu coração...
Antes de Começarmos Este é um momento importante de estudo bíblico
O que são os Dons Espirituais
A Árvore dos meus COLEGAS e por que não, AMIGOS..
TRANSFORMADOS NA SUA IMAGEM
INTOXICAÇÃO ALIMENTAR
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Hoje é domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo, 30 de março de 2014domingo,
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
São José morreu de amor. Serva de Deus, Soror Maria de Agreda, em A Mística Cidade de Deus.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
Haroldo Ribeiro.
Mensagens curtas sobre prevenção da dengue
OS SETE HÁBITOS DE PESSOAS ALTAMENTE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Marco Antonio Montebello Júnior
Lisete Moreira del Bianco
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Frutas, uma ótima pedida sempre! sempre!. O consumo de frutas na infância é inversamente proporcional à incidência de cancro na fase adulta.
Para administração de testes motores voltados à avaliação do componente de força/resistência muscular, em geral, recorre-se à utilização de pesos adicionais,
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
ASPECTOS ASSOCIADOS À PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA De forma geral,, o ser humano sempre estará exposto às diversas alterações que ocorrem nas condições.
Colégio PORTINARI 2011 Educação Física BEM ESTAR!!!!!!!
TECIDO CONJUNTIVO ADIPOSO
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
Transcrição da apresentação:

O Envelhecimento Saudável Dra Cristiane Fernanda May Pitelli Apresentação usada nos Grupos Sócio Educativos da Terceira Idade*

Evolução envelhecimento populacional Fonte: IBGE

Evolução envelhecimento populacional Fonte: IBGE

População com mais de 80 anos

Envelhecimento Bem Sucedido Comum x Isolamento Sedentarismo Depressão Autonomia Independência Engajamento Social

Envelhecimento Saudável Alimentação balanceada(frutas, verduras) Atividade física regular (caminhada, alongamentos, musculação,etc.) Participar conscientemente do tratamento clínico (quando for portador de doença crônica) Administrar e vencer vícios

Envelhecimento Saudável Administração do Estresse / Auto-Estima Equilíbrio na estrutura familiar / social Manter atividades significativas Aprender técnicas de relaxamento / automassagem/ meditação Transmitir sua experiência com positividade / vivenciando cada idade com prazer e harmonia

Fatores de Risco Cardiovasculares: É possível controlá-los ! Hipertensão Dislipidemia Stress Depressão Diabetes Mellitus Tabagismo Obesidade Sedentarismo

Protegendo o Coração e as Artérias... Diabetes ok

DEPRESSÃO 70% dos casos apresentam ao médico com queixas físicas como cansaço, esquecimentos, dores, insônia, falta de ar,etc! Difícil diagnosticar (na Geriatria utilizamos testes específicos que auxiliam) Fácil tratar Medicação antidepressiva é segura, demora de 2 a 3 semanas para iniciar efeito e deve ser tomada em dose adequada e por tempo limitado “Muito comum na terceira idade e se não tratada, aumenta o risco de adoecimento e morte”

MEMÓRIA Avaliação de Memória deve ser realizada por médico especializado (Geriatra ou Neurologista),teste mais usado é o MEEM. Devem ser afastadas causas orgânicas (delirium) e depressão antes de pensarmos em demência(exames laboratoriais e de imagem servem para excluir outros diagnósticos) Como proteger-se de Demência: Tratamento adequado da Hipertensão e Diabetes Consumo de peixe, frutas e verduras Atividade Física e Regular Convívio socio-familiar com participação ativa Atividade Mental Constante e Diversificada Todo cuidador de idoso com Demência deve procurar ajuda técnica

QUEDAS- Como prevenir?! Não usar chinelos, usar sapatos de saltos largos e que tenham calcanhares reforçados, usar óculos sempre que não enxergar nitidamente; não deixar os fios e objetos espalhados pelo chão; prestar atenção nos movimentos inesperados crianças e bicicletas a casa deve estar bem iluminada, principalmente as vias de acesso entre os cômodos.

Dicas Preventivas Coloque corrimão em banheiros, boxes de banho, escadas e rampas; Use roupas confortáveis, de acordo com o clima e sempre sapatos antiderrapantes; Manter postura adequada / Pratique exercícios de alongamento Evite carregar peso, cuide da sua coluna Mantenha pisos secos, de material não escorregadio; Facilite o acesso a objetos de uso freqüente; Deixe sempre fonte de luz de fácil manejo e próxima ao leito;

Polifarmácia no idoso ( uso concomitante de diversos medicamentos por vezes indevidos e /ou desnecessários ): Comum e perigoso

Medicamentos : Como usá-los de forma correta e cautelosa?! Aceitar que NÃO existem “ervas milagrosas” nem qualquer “vitamina” que comprovadamente possam por si curar todos os nossos males!! Todos os medicamentos, mesmo fitoterápicos, tem efeitos colaterais e interação com outros medicamentos. NUNCA fazer uso de qualquer medicação sem o conhecimento e aprovação do seu Geriatra. Muitas vezes as queixas e sintomas relatados pelos idosos são fruto dos uso inadequado de medicações. Cada indivíduo principalmente se idoso tem suas particularidades e portanto a prescrição deve ser diferenciada de acordo com os problemas de cada um. Jamais recomende ou aceite medicamentos sem prescrição médica, por mais inofensivos que possam parecer! Levar sempre às consultas os nomes dos remédios em uso. Seu médico deverá orientá-lo periodicamente quanto às doses e tempo de uso de suas medicações. O idoso é mais suscetível aos efeitos colaterais, ao risco de intoxicação e efeitos de interações medicamentosas. Por isso, deve ter sempre um único médico, “gerenciador de seus problemas” e responsável direto pela sua prescrição !

Alimentação Saudável Beba de 8 a 10 copos de água por dia (Água é vida!) Controle seu peso corporal Tome leite e derivados, preferindo os desnatados (cálcio) de 2 a 3 copos por dia Faça de 3 a 6 refeições por dia (pequenas e várias refeições...) Não exagere no sal e outros condimentos Consuma alimentos reguladores de 3 a 5 porções ao dia (Ex. Frutas, verduras e legumes)... ABUSE DE FRUTAS E VERDURAS!! Evite gorduras em excesso em especial as gorduras saturadas (fonte animal) É importante comer com prazer e segurança

Concluindo :Envelhecer faz parte da condição de estar vivo ...Concluindo :Envelhecer faz parte da condição de estar vivo. Desde o nascimento,nosso corpo e mente passam por transformações aos quais nos adaptamos a fim de crescer e amadurecer, sem perder o nosso EU essencial. As doenças crônicas (Ex:hipertensão,diabetes, osteoartrose) e déficits sensoriais (Ex:visual, auditivo) comumente aparecem após os 40-50 anos, mas atualmente são facilmente contornados, podendo se prevenir e evitar danos permanentes que prejudiquem nossa liberdade e bem estar no decorrer dos anos... É perfeitamente possível chegar aos 90, até 100 ou mais!, sem grandes limitações preservando nossa vitalidade e autonomia!Para isso, nada tem maior comprovação científica até o momento do que a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável. Busque conhecimento, não tenha preconceitos.Desenvolva permanentemente seus potenciais, descubra novos! Valorize-se pelo que Você é e não apenas pelo que já foi. Encontre prazeres nas coisas simples, desfrute da família, da natureza e de boas companhias, tenha atividades de lazer , namore, “pinte e borde” e BOA VIDA!! dra Cristiane Pitelli