Consistent Mesh Parameterizations Emil Praun Wim Sweldens Peter Schröder Princeton Bell Labs ACM SIGGRAPH 2001 Apresentado por: Karl Apaza Agüero.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Árvores 2010/1 Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781)
Advertisements

Árvores CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos ‏ 1.
Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha
Lei de Little.
Fluxo em Redes Prof. Ricardo R. Santos.
Geometria Computacional Galeria de Arte
Exercícios PAA- Grafos
Exercícios PAA- Grafos
Pontes Seja (G) o número de componentes conexas de G. Uma ponte é uma aresta a tal que (G - a) > (G)
Algoritmo polinomial para geração de uma Árvore Geradora Mínima
Métodos para representação de estruturas hierárquicas
Pesquisa em profundidade
Problemas de fluxo numa rede
GRASP Greedy Randomized Adaptative Search Procedure
Árvores.
Simplificação de superfícies
Ricardo Guerra Marroquim
Aproximação de Terrenos Uma rápida abordagem ao algorítmo Greedy Insert Fast Polygonal Approximation of Terains and Height Fields Fast Polygonal Approximation.
Geometria Computacional Interseção de Segmentos
Geometria Computacional Fecho Convexo
2002 LCG/UFRJ. All rights reserved. 1 Localização no Plano Claudio Esperança Paulo Roma.
DIM102 1 Curvas e Superfícies 35T56 – Sala 3F4 Bruno Motta de Carvalho DIMAp – Sala 15 – Ramal 227.
35T56 – Sala 3F4 Bruno Motta de Carvalho DIMAp – Sala 15 – Ramal 227
Introdução Redes LAN - abrangência: edifícios e campos.
Dárlinton B. Feres Carvalho
WAR STORY Stripping Triangulations Luciana Oliveira e Silva
Métodos de Classificação por Seleção: HeapSort
Análise Léxica Supondo o trecho de programa abaixo:
SIMPLEX ANÁLISE COMPLETA ANDERSON BESTETTI 1, EDUARDO RIGHES 1, EVERTON FONTOURA 2, GUILHERME LAZZARI 3, RODRIGO SCHRAMM 3, ROGERIO MARTINS 4 1 {anderson.bestetti,
Árvore Geradora Mínima
Buscas em Grafos Prof. André Renato 1º Semestre/2012
Grafos Msc. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em Computação – UFU
Baseado em: The Algorithm Design Manual Steven S. Skiena
Algoritmos em Grafos.
Algoritmos em Grafos Conceitos principais Prof. André Renato
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Teoria dos Grafos Caminhos e Noção de Grafos com pesos
1 Introdução aos Agentes Inteligentes Flávia Barros.
Exercícios PAA- Grafos
Histórico, exemplos e problemas
Operações com grafos União Exemplo
Introdução e Busca Cega
Introdução à Computação Gráfica Curvas
Redes Bayesianas – Inferência
Problema do menor Caminho
Amintas engenharia.
Arquitetura de Sistemas Distribuídos
Navegação e Controle de Robôs Móveis PLANEJAMENTO DE CAMINHOS.
Testes de Software AULA 02 Eduardo Silvestri
Aula 14 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Busca Combinatorial e Métodos de Heurística
Interfaces baseadas em traço Claudio Esperança e Emilio Vital Brasil.
Algoritmos de Agrupamento (Clustering): Métodos Hierárquicos e k-médias Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN.
Msc. Daniele Carvalho Oliveira
Transformada de Hough Processamento global para a detecção de linhas retas numa imagem Nenhum conhecimento é necessário a respeito da posição das linhas.
Katia S. Guimarães Busca em Grafos Katia S. Guimarães
Aula de Monitoria – Miniprova
Resolução de Problemas de Busca
Triangulação de Delaunay

Geometria Computacional Fecho Convexo
Mestrado em Informática
Plano de Aulas  Estruturas de aceleração  Descarte contra volume de visão  Descarte por oclusão  Grafo de cena: OpenSceneGraph  Traçado de raios em.
Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha
Geometria Computacional Prof. Walter Mascarenhas Segundo semestre de 2004 Aula 5.
Root-Locus Introdução Regras para construção do root-locus para
Introdução à Engenharia de Computação
WAYPOINTS E PATHFINDING Prof. Rafael Oliz. Introdução  Locomover-se no espaço do jogo é uma ação fundamental dos NPCs em qualquer gênero de jogo.  A.
Introdução à Computação Gráfica Rasterização
Geometria Espacial.
Transcrição da apresentação:

Consistent Mesh Parameterizations Emil Praun Wim Sweldens Peter Schröder Princeton Bell Labs ACM SIGGRAPH 2001 Apresentado por: Karl Apaza Agüero

Motivação Processamento Geométrico Digital (DGP) – Construção de algoritmos para geometria ao estilo do Processamento Digital de Sinais – Fazer para superfícies o que o DSP faz para sons, imagens e vídeo Exemplos Eliminação de ruído Realce

Motivação Processamento Geométrico Digital (DGP) eliminação de ruído realce

Motivação Processamento Geométrico Digital (DGP) – Devido à natureza da geometria de superfícies, a construção de algoritmos DGP é mais difícil – Algoritmos DGP que envolvem diversos modelos precisam uma parametrização comum e um padrão de amostragem comum

Exemplo Computar a média É preciso uma parametrização consistente das malhas!... + ( _ 1 n ++ ) =

Parametrizações Malha semi-regular – Consiste de um domínio base irregular simples com muitos níveis de refinamento segundo alguma regra de subdivisão dada irregularsemi-regular transmissão progressivaedição hierarquica

Objetivo Parametrização consistente – mesmo domínio base – correspondências vértices arestas – triângulos exatamente traçados Dominio Base Malhas de entrada com caracteristicas Malhas Semi- Regulares Aplicações DGP

Terminologia Malha – Uma malha M é um par (P,K) P é um conjunto de n pontos em R 3 K é um complexo simplicial abstrato que contém toda a topologia –vértices {i} –arestas {i,j} –faces {i,j,k}

Terminologia Malha – As malhas semi-regulares são construídas por repetição de quadriseção de triângulos começando desde uma malha irregular grosseira N 0 =(Q 0,L 0 ) Malha semi-regular

Terminologia Domínio base – É uma malha especial B=(P,L 0 ) onde P é o conjunto de vértices (características) é L 0 representa a conectividade – Cada vértice b f das F características é dado pela sua localização canônica em R F

Método Identificar pontos característicos (usuário) Parametrizar o interior dos traços e recomputar a malha usando uma conectividade semi-regular Traçar a rede de curvas sobre a malha correspondentes às bordas do domínio base

Traçado de curvas Rede topologicamente equivalente ao domínio base – Interseção de curvas só nos vértices – Mesma ordenação de vizinhos ao redor dos vértices

Traçado de curvas Algoritmo brush fire restrito – Não cruzar outras curvas – Começar e finalizar no setor correto firewall

Traçado de curvas É importante a ordem em que os traços são feitos Para uma ordem aleatória, o algoritmo brush fire restrito não garante terminação a b c d e conectividade

Traçado de curvas Problema: cercamento a b d c e cercamento a b c d e conectividade

Traçado de curvas Solução: Não traçamos algumas curvas que poderiam completar ciclos, até que uma árvore geradora do domínio base seja traçada Isto garante que os vértices não sejam cercados durante a construção da árvore geradora Uma vez que temos a árvore, completamos a topologia do domínio base sobre a malha inicial, agregando depois as curvas restantes em alguma ordem

Critérios de qualidade Ainda, quando temos um mapeamento topologicamente equivalente, este poderia estar muito contorcido Precisamos dos seguintes critérios: – Igual distribuição de superfície de área dos triângulos traçados – Traços suaves – Triângulos exatamente traçados, em particular evitar swirling (poderiam estar virados)

Heurísticas Os pontos característicos repelem curvas que estão conectadas com outros pontos característicos Introduzir as curvas em ordem de tamanho Postergar inserção de triângulos “virados”

Repelir outras curvas Computar – I f (i) = “influência” da característica f sobre o vértice i Diagrama de contornos

Repelir outras curvas Influência das características sobre outras características – I i (i) = 1 – I i (característica j) = 0 Parametrização de outros vértices : Π(i) = Σ {j}єV(i) λ ij Π(j) Diagrama de contornos

Repelir outras curvas Mapeamento 2D ||p k -p||=||x jk -x i ||, para k = 1,...,d i ang(p k,p,p k+1 ) = 2 π ang(x jk, x i, x jk+1 ) / θ i θ i = Σ k=1 ang(x jk, x i, x jk+1 ) didi

Repelir outras curvas Área Polígono (p k+1, p k+2,..., p k-1, p) (di -2) * Área Polígono (p 1, p 2,..., p di ) λi,j k =

Repelir outras curvas Traçado de curva (a,b): brush fire com variável de velocidade de propagação 1 0 a b c i(0.2,0.1,0.4,…) a(1,0,0,0,..) b(0,1,0,0,..) c(0,0,1,..) i Prioridade P(i) = 1- I a (i) - I b (i) 0.7

Repelir outras curvas isocontornoisocontorno

Priorizar curvas por tamanho Primeira etapa: completamos a árvore geradora do domínio base Segunda etapa: completamos toda a rede Para cada etapa, temos uma fila de prioridade – A fila tem as curvas candidatas – Retraçar (achar outra curva ) as curvas candidatas que poderiam causar conflitos topológicos

Postergar inserção de triângulos virados detector swirl a b c a cb a bc OR OK flipped 

Postergar inserção de triângulos virados detector swirl ?ab c flippedac b a c b a c b ac b

Topologia válida Calcular a rota e o tamanho para cada uma das curvas que correspondem ao domínio (bordas de L 0 ) segundo o algoritmo de brush fire restrito, completando primeiro a árvore geradora do domínio base ; e ir guardando a rota e o tamanho numa fila de prioridade baseado no tamanho (a prioridade mais alta tem a curva com menor tamanho) Removemos o primeiro da fila e checamos se a rota guardada não viola as restrições dadas por outras curvas já inseridas na rede (não se cruza com outras curvas anteriormente traçadas)

Topologia válida Se se cruza, não é topologicamente válida, então temos que calcular de novo outra curva entre esses 2 pontos característicos e inserir esta novamente na fila de prioridade Se é topologicamente valida, rodamos o detector de swirl para ambos triângulos adjacentes sobre a curva. Se ao menos um falha, pomos a curva na fila de prioridade com uma penalidade. Se ambos passam, traçamos a curva na rede

Endereçamento de bordas Malha Depois que o traço da rede é completado, temos uma rede topogicamente equivalente ao domínio base Agora, endereçamos todas as curvas, garantindo que todos os triângulos tenham uma área aproximadamente igual

Endereçamento de bordas Malha Parametrização temporal 2D

Endereçamento de bordas Malha Parametrização temporal 2D

Exemplos

Exemplos

Análise de Componentes Principais

Transferência de texturas

Transferência detalhada

Morphing Cavalo.5 Homem.25 Vaca.25 Cavalo.25 Homem.25 Vaca.5 Cavalo.25 Homem.5 Vaca.25 Cavalo.33 Homem.33 Vaca.33

Referências Floater, m. S. Parameterization and Smooth Approximation of Surface Triangulations. Computer Aided Geometric Design Guskov, I., Vidimce K., Sweldens, W., and Schröder, P. Normal Meshes. Proceedings of SIGGRAPH 2000.