Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros Apresentação São Paulo, 19 de Setembro de 2.006 Márcio Montesani montesani@nucleodepericias.com.br (11) 6671-3285
PERGUNTAS PARA REFLETIR No mercado geral: qual o percentual dos sinistros pagos são indevidos? Na minha empresa; qual o percentual de sinistros são identificados como suspeitos? Destes suspeitos; qual o percentual que é comprovada a fraude? Dos casos comprovados como fraude qual o percentual que é negado?
PERGUNTAS PARA REFLETIR Qual o perfil de segurado ou terceiro que comete esta fraude que eu identifiquei? O tipo de fraude é sazonal? Existe um perfil de veículo mais suscetível a fraude? Ocorrem mais fraudes em oficinas particulares ou concessionárias? Quem sinaliza mais sinistros suspeitos o vistoriador ou o analista?
PERGUNTAS PARA REFLETIR Se o mercado diz que o percentual de sinistros fraudulentos está entre 10 e 30 % por que alguns analistas não identificam nenhum sinistro duvidoso? Eu tenho um percentual baixo de identificação de fraudes, pois em minha empresa tem pouca fraude, ou eu não consigo identificar e por isso o volume é baixo?
Programação Introdução Estrutura para o seu gerenciamento Identificação Ferramentas para identificação Administração Eliminação
Introdução As negativas de sinistro no passado Perfil dos fraudadores Oportunista Premeditado Perfil dos profissionais Vistoria prévia Regulação Análise Advogados Prestadores de serviço
Tecnologia com mentalidade do passado Introdução Tecnologia com mentalidade do passado
Tecnologia com mentalidade do passado Introdução Tecnologia com mentalidade do passado
Gerenciamento da Fraude Estrutura Gerenciamento da Fraude ELIMINAÇÃO IDENTIFICAÇÃO ADMINISTRAÇÃO
Gerenciamento da Fraude Estrutura Gerenciamento da Fraude Administração Identificação Eliminação
Gerenciamento da Fraude Estrutura Gerenciamento da Fraude Administração IDENTIFICAÇÃO Eliminação
Identificação Estrutura Vistoria Prévia Comunicação do sinistro Formalização do sinistro Regulação do sinistro Análise do sinistro
Identificação da Fraude Vistoria Prévia Primeiro Filtro Problemas pré-existentes Avaliação do bem segurado Custo x Benefício
Identificação da Fraude Comunicação do sinistro Por telefone Por formulário padrão Corretor
Identificação da Fraude Formalização do sinistro Aviso de sinistro Boletim de ocorrências Croqui Carta
Identificação da Fraude Regulação do sinistro Avaliação “in loco” Revistoria Análise da oficina (Rede Referenciada / Oficina indicada) Negociação no ato (Substituir ou reparar) Tipo de fraude
Identificação da Fraude Análise do sinistro Avaliação documental Confronto entre os envolvidos Função do analista: Passado x Atual Capacitação técnica para análise Capacitação jurídica para negativa Potencial de identificação de fraudes
Identificação da Fraude Cuidado com o perfil do analista !!!!!
Identificação da Fraude Cuidado com o perfil do analista !!!!!
Ferramentas para identificação FOTOS DIGITAIS Melhor qualidade Facilidade na transmissão
Ferramentas para identificação FOTOS DIGITAIS
Ferramentas para identificação FOTOS DIGITAIS
Ferramentas para identificação FOTOS DIGITAIS
Ferramentas para identificação FOTOS DIGITAIS
Ferramentas para identificação INFORMÁTICA Pautas filtro (Red Flags) Armazenamento de informações Banco de dados Softwares de orçamentação integrados Sistemas internos de consulta e análise
Ferramentas para identificação
Ferramentas para identificação
Ferramentas para identificação FATOR HUMANO Identificação do perfil para cada profissional Psicológico Operacional Perfil da empresa Processo seletivo adequado Capacitação para cada área Regulação Análise Jurídico
Gerenciamento da Fraude Administração Identificação Eliminação
Administração da Fraude Estrutura para administração Mecanismos de apoio Fluxos adequados para identificação Ferramentas Relatórios gerenciais Perfil do fraudador Tipo de fraude Melhoria dos filtros
Gerenciamento da Fraude PARÂMETROS Quem suspeitou? : Analista/Vistoriador Tipo de fraude Colisão Mecânica Incêndio Roubo/Furto Agente fraudador Oficina Segurado Terceiro Corretor
Gerenciamento da Fraude PARÂMETROS Área de Ocorrência Estado Cidade Bairro Marca/Modelo/Versão dos veículos envolvidos Valor do prejuízo Custo dos serviços de investigação e pericial Avaliação de resultado dos prestadores de serviço
Gerenciamento da Fraude Administração Identificação Eliminação
Eliminação da Fraude Subsídio ao departamento jurídico Busca de elementos substanciais para negativa Subsídio ao departamento jurídico Bons filtros coíbem a entrada da fraude Negativas eficientes coíbem a fraude futura
Avaliação Global do que é ideal Realização de vistoria prévia filtra veículos problemáticos Solicitação de B.O. reduz os volume de oportunistas Regulação “in loco” possibilita um contato próximo com o veículo e minimiza problemas de fraudes gerados pela oficina. Regulação “in loco” possibilita o regulador a sinalizar suspeitas. Analistas técnicos e com conhecimento do objeto de análise O analista tem que ser cobrado por resultados na identificação de fraudes A área de sinistros deve possuir uma pessoa ou mesmo uma célula responsável por gerenciar a identificação de fraudes.
Gerenciamento da Prevenção à Fraude em Seguros Apresentação São Paulo, 19 de Setembro de 2.006 Márcio Montesani montesani@nucleodepericias.com.br (11) 6671-3285