Introdução Análise IS-LM: Visão geral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACROECONOMIA II Prof. Nivaldo Camilo SEÇÃO 2.
Advertisements

FESP – FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ
Teoria Macroeconômica
Modelo IS-LM 35. (AFRF, ) Com relação ao modelo IS/LM, é incorreto afirmar que: a) no chamado caso da “armadilha da liquidez”, em que a LM é horizontal,
DEMANDA AGREGADA: CURVAS DE CURTO E LONGO PRAZO
Equilíbrio no mercado monetário:
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Introdução à Macroeconomia
Preços variáveis: o modelo AS-AD
Moeda e mercado cambial
Mercados de Bens e Financeiros: O Modelo IS-LM
Mercados de Bens e Financeiros: O Modelo IS-LM
Moeda e mercado cambial
Oferta Agregada e Procura Agregada
Política Macroeconómica com câmbios flexíveis
Preços e produto numa economia aberta
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
DEMANDA AGREGADA: CURVAS DE CURTO E LONGO PRAZO
MACROECONOMIA ABERTA: TAXA DE CÂMBIO.
Modelo IS-LM 33. (AFRF, 2003) Com relação ao modelo IS/LM, é incorreto afirmar que: a) quanto maior a taxa de juros, menor é a demanda por moeda. b) na.
O mercado de bens e a relação IS
Fundamentos de Economia
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
O Modelo da Procura e Oferta
Agregando Todos os Mercados: O Modelo AS-AD
MACROECONOMIA CAP3-2 O EQUILIBRIO MACROECONÓMICO, O MULTIPLICADOR E A POLÍTICA ORÇAMENTAL.
Demanda e Oferta Agregadas
Economia Brasileira_26/02/2007
Parte II: Determinantes do Produto
Economia Internacional Exercícios - IS-LM-BP
CURVA IS EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS E SERVIÇOS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIADA UCG
MICROECONOMIA.
Macroeconomia Teorias de Inflação
MACROECONOMIA.
A Influência das Políticas Monetária e Fiscal Sobre a Demanda Agregada
1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 4 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 10/03/2005.
Economia Monetária Carvalho et al (2007)
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Contabilidade Nacional
Introdução às Políticas Fiscal e Monetária Equilíbrio real e monetário Situações de desequilíbrio Demanda agregada da economia Política fiscal Política.
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida 6/5/2003.
Introdução à Macroeconomia
Fundamentos de Macroeconomia. Parte 2 - O Curto Prazo O Mercado de Bens.
FLUTUAÇÕES ECONÔMICAS NO CURTO PRAZO
Neon Concuros Fernando Camargo
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
O Modelo OA - DA 7.1 Este modelo agrega todos os mercados, isto é, usa as condições de equilíbrio dos mercados de bens, financeiro e de trabalho para derivar.
CAPÍTULO 3 © 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard O mercado de bens Olivier Blanchard Pearson Education.
Produto, desemprego e inflação
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Políticas de controle da demanda
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Prof. Jorge Sant' Anna Elasticidades
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 6 22/07/2009 Modelos de determinação de renda.
O lado monetário da economia
MACROECONOMIA CLÁSSICA PARTE III EFEITOS DAS VARIAÇÕES DO INVESTIMENTO NO PIB E NO MERCADO DE TRABALHO.
Aula Teórica nº 18 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 26 Sumário: 9. Moeda e Política Monetária 9.1. Procura de moeda 9.2. Oferta.
Aula Teórica nº 20 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke (2003), cap. 27 Sumário: 10. Procura e Oferta Agregadas Curva da procura agregada.
Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 7 C A P Í T U L O © 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Agregando Todos.
Objetivos e Instrumentos
Inflação Aula 9.
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
1) Admita uma economia aberta pequena, com mobilidade imperfeita de capital em relação ao exterior, e inicialmente com o balanço de pagamentos equilibrado.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 12: Interligação entre o lado real e o lado monetário - Análise IS-LM Introdução Análise IS-LM: Visão geral Equilíbrio do lado real: Curva IS Equilíbrio do lado monetário: Curva LM Interligação entre o lado real e o lado monetário Eficácia da Política Monetária e Política Fiscal Eficácia das Políticas Econômicas e Formas da Oferta Agregada

É um modelo de determinação simultânea de equilíbrio. Modelo IS LM É um modelo de determinação simultânea de equilíbrio. Mercado Monetário Mercado de Bens & Serviços Nível de Produto (Y) i Política Fiscal Política Monetária Este modelo procura explicar de que forma as taxas de juros e o produto total (produto agregado ou renda agregada) são determinados, dado um nível de preços fixos. O Modelo IS-LM é também chamado Análise Hicks-Hansen, (devido aos Prêmios Nobel Sir J.R. Hicks e Alvin Hansen), a partir da teoria keynesiana.

Modelo IS LM: Hipóteses do Modelo Economia com desemprego de recursos (ou seja, com capacidade ociosa e mão-de-obra desempregada); Preços constantes; (decorre de a) e b): políticas de crescimento levam a aumento da produção, e não de preços; Princípio da Demanda Efetiva: é a Demanda Agregada que determina a renda de equilíbrio (a Oferta Agregada é “passiva”); (decorre de b): todas as variáveis expressas em termos reais (“deflacionadas”); (decorre de e): taxa nominal de juros (i) = taxa real de juros (r)

Modelo IS LM: Mercado de Bens & Serviços (Curva IS) Componentes da Demanda Agregada: Consumo (função da Renda Disponível) Investimento (função da taxa de juros) Gastos Públicos: definido institucionalmente Impostos, Exportações e Importações: por simplificação, supõe-se no modelo IS-LM que sejam exógenas A Curva IS (Investment-Saving) representa os possíveis níveis de renda e de taxa de juros que equilibram o mercado de bens e serviços. Ou seja, pontos onde a Oferta Agregada é Igual à Demanda Agregada de bens e serviços. Queda na taxa de juros aumenta o investimento e, portanto, a renda Aumento na taxa de juros reduz o investimento e, portanto, a renda.

Modelo IS LM: Mercado de Bens & Serviços (Curva IS) A curva IS reflete a condição de equilíbrio no Mercado de Bens, dado pelos pares ordenados (y,r). Assim, na curva IS tem-se que: Os fatores que afetam a IS são: Elasticidade demanda por Investimento em relação à taxa de juros (declividade da função investimento); Multiplicador de gastos do governo.

Modelo IS LM: Mercado de Bens & Serviços (Curva IS) Fatores que desclocam a curva IS: são as variáveis exógenas (C, I, G, T, X, M) que não induzidos por uma variação na renda. Consumo autônomo (variação da riqueza, mudanças nas expectativas, etc) Política fiscal (Gastos G e Tributos T) Exportações (X) e Importações (M) Mudanças na taxa de juros e no nível de renda são movimentos ao longo das curvas IS e LM (r e Y são variáveis endógenas)

Modelo IS LM: Mercado Monetário (Curva LM) A Curva LM (Liquidity Money), representa os possíveis pares de taxa de juros e nível de renda que equilibram o mercado monetário. Assim, dada a curva de oferta e demanda de moeda:  M/P  dado o nível de renda, cai a taxa de juros  Y   demanda de moeda para transação, dada a oferta  aumenta a taxa de juros. Oferta de moeda: Demanda de moeda: Equilíbrio: EOM: excesso de oferta de moeda : i tende a cair EDM: excesso de demanda de moeda: i tende a se elevar

Modelo IS LM: Mercado Monetário (Curva LM) LM: pares (i, Y) que equilibram o mercado monetário, dado os saldos monetários reais (M/P). Os fatores que afetam a inclinação da LM são as respostas à mudanças na taxa de juros: quanto maior a variação na demanda de moeda em função de uma variação na renda, mais inclinada é a LM; quanto menor a sensibilidade da demanda de moeda em relação a uma variação na taxa de juros, mais inclinada é a LM. Obs: a curva LM é traçada para um dado estoque de moeda. EOM: excesso de oferta de moeda : i tende a cair EDM: excesso de demanda de moeda: i tende a se elevar

Modelo IS LM: Equilíbrio O modelo IS LM parte do modelo keynesiano e incorpora o mercado monetário. Desta forma as regras de ajustamento do modelo são: Desequilíbrios no mercado de bens (IS) são ajustados via quantidades, alterando o nível de produto (renda); Desequilíbrios no mercado monetário (LM) são corrigidos com variações nas taxas de juros. Pontos acima da IS: EOB  Y Pontos abaixo da IS: EDB  Y IS Pontos acima da LM: EOM   i Pontos abaixo da LM: EDB   i L M

Modelo IS LM: Política Monetária Expansionista/Contracionista Um aumento da oferta de moeda torna o dinheiro mais abundante no mercado, o que reduz a taxa de juros, provocando três efeitos paralelos: sobre a IS: com a queda em i, o investimento agregado se eleva, a DA e a renda Y se elevam (movimento ao longo da IS); o aumento da renda real Y aumenta a demanda de moeda por transações; aumenta a demanda de moeda por motivo especulação devido a queda na taxa de juros. E 1 E 2

Modelo IS LM: Política Fiscal Expansionista/Contracionista • Modelo IS LM: Política Fiscal Expansionista/Contracionista Um aumento dos gastos do Governo desloca a IS para à direita, sendo que o financiamento destes gastos pode ser feito de três formas: pela emissão de títulos públicos, o que provoca um aumento na taxa de juros; aumento de impostos (que desloca a IS para trás, devido à queda da Renda Disponível e do Consumo: o resultado final sobre a curva IS e sobre a renda dependerá dos multiplicadores de G (positivo) e de T (negativo); emissão de moeda, que desloca a curva LM para a direita (“combinação de políticas”).

Modelo IS LM: Eficácia das Políticas Monetária e Fiscal Três trechos importantantes da curva LM: Trecho clássico: LM não é sensível á taxa de juros e portanto, a demanda especulativa por moeda é nula. (política monetária eficaz e fiscal nula); Trecho keynesiano: armadilha de liquidez, a elasticidade demanda por moeda em relação á taxa de juros é infinita. (política monetária ineficaz e a fiscal possui máxima eficiência; Trecho intermediário: combinação de políticas monetária e fiscal. 1. Eficácia da Política Monetária: Diminui, quando a elasticidade demanda por moeda em relação à taxa de juros aumenta; Aumenta, quanto maior é a sensibilidade do investimento em relação a taxa de juros; Aumenta, na medida em que aumenta a velocidade-renda da moeda; 2. Eficácia da Política Fiscal: Diminui, quanto maior a elasticidade a elasticidade demanda por investimentos em relação à taxa de juros (crowding out); Aumenta, quando aumenta a propensão marginal a consumir sobe (efeito muliplicador).

Modelo IS LM: Importância da Taxa de Juros A taxa de juros é a variável que faz a ligação entre os dois mercados: Uma alteração exógena no mercado monetário determina uma nova taxa de juros, que afetará o Investimento Agregado (I=f(r)), e portanto alterando o equilíbrio do mercado de bens e serviços; Por outro lado, uma alteração exógena no mercado de bens e serviços, como por exemplo, aumento dos gastos públicos, deslocará a Curva IS, elevando a taxa de juros, e afetará a demanda de moeda, e consequentemente o equilíbrio do lado monetário.