Escola Secundária Fernão Mendes Pinto Trabalho realizado por: Eva Firme 15471, Joana Alves 16071, Núria Costa 11791, Raquel Machado 16206 Análise e Gestão.

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Transcrição da apresentação:

Escola Secundária Fernão Mendes Pinto Trabalho realizado por: Eva Firme 15471, Joana Alves 16071, Núria Costa 11791, Raquel Machado Análise e Gestão Escolar 2005/2006

Caracterização da Escola

Caracterização do meio  População –Área metropolitana de Lisboa –Concelho de Almada : 2 333,4 habitantes/Km2 (11 Freguesias) –Freguesia do Pragal:< habitantes (em 2.3 km2 )

Caracterização do meio  Caracterização da área geográfica de influência da escola –Rodeada pelas freguesias de –Limitada a N pelo rio Tejo –N escola – Pragal antigo –S, E,O escola - Pragal moderno a Oeste :Bairro Cor-de-rosa e Bairro do Matadouro Almada Cova da Piedade Feijó Sobreda Caparica

Caracterização da Escola –Localização: Pragal –Nº de alunos: 869 (dia) 363 (noite) –Nº de docentes: 220 –Nº de auxiliares da acção educativa : 46 –Nº de funcionários: (total)

Planta da escola Legenda : 1- Pavilhão 1 2- Pavilhão 2 3- Pavilhão 3 4- Pavilhão 4 A/B A- Pavilhão da secretaria e conselho executivo P- Sala polivalente G- Ginásio

Departamentos DEAT- Departamento de Expressões Artísticas e Tecnologias DECN- Departamento Estudos Científico Naturais DEFD- Departamento de Educação Física e Desporto DEHF- Departamento de Estudos Histórico Filosóficos DES- Departamento de Estudos Sociais DLLG- Departamento Línguas e Literaturas GermânicasDLLG- Departamento Línguas e Literaturas Germânicas DLLCR- Departamento Línguas e Literaturas Clássicas Românicas DMAT- Departamento de Matemática

Regulamento Interno

 Exigências de fundo postas pelo Decreto Lei nº115/A/98 e outros documentos legais. –Manuseável –Alunos –Encarregados de Educação Comunidade Educativa Direitos e Deveres Normas que definem a organização e funcionamento da Escola

Regulamento Interno  Organização e funcionamento da Escolar Administração e Gestão Escolar Conselho Executivo Conselho Pedagógico Conselho Administrativo Assembleia de Escola

Estruturas de Orientação Educativa Estruturas de Articulação Curricular no Âmbito da Docência Formação de Professores Organização das Actividades da Turma Serviços Especializados de Apoio Educativo Serviços de Psicologia e Orientação Escolar Núcleo de Apoio Educativo Serviços de Acção Social Escolar Núcleo de Estudo Apoiado e Tutoria –Apoio Pedagógico Acrescido –Sala de Estudo Acompanhado –Grupo de Estudo Grupo de Animação Pedagógica Centro de Recursos Educativos Clubes e Projectos de Complemento Curricular

Organização e Funcionamento da Escola

Projecto Educativo

–Sucesso educativo. –Abandono escolar. –Participação na escola. –Cultura de escola. –Imagem de escola. –Saúde  Áreas de intervenção prioritária e objectivos gerais

Sucesso Educativo – Aumentar o sucesso escolar ao nível básico e secundário em 25% nas disciplinas nucleares e 15% nas restantes. Abandono escolar – Diminuir em 25% as taxas de abandono escolar, especialmente na escolaridade obrigatória e na transição para o 11º ano, assim como nos cursos nocturnos.

A experiência e qualificação para a função da maioria dos funcionários, docentes e não docentes, desta escola. A estabilidade dos quadros. Os espaços e equipamentos existentes na escola.  Potencialidades do PEE

As relações interpessoais favoráveis. A dinâmica cultural local. Diversidade da oferta curricular da escola. Localização geográfica.

 Momento de avaliação Trimestralmente ► taxas de insucesso e abandono; relatórios de avaliação dos projectos. Anualmente ► restantes relatórios.

 Estratégias e Actividades para a concretização do Projecto Educativo –Formação dos professores –Parcerias Educativas – Recursos

Objectivos não concretizados –Sucesso educativo –Desenvolver o sentido de pertença à escola –Promover hábitos e estilos de vida saudáveis –Melhorar a condição física  Avaliação do Projecto Educativo 2004/2005

O sucesso escolar ao nível do ensino básico e secundário em 25% nas disciplinas nucleares e 15% nas restantes disciplinas, foi cumprido nas disciplinas de inglês de continuação, francês de continuação e iniciação, no 10º ano francês de iniciação 11º e 12º, DGDA no 11º ano e história no 12º. O objectivo do ensino básico não foi atingido à excepção dos casos das disciplinas de ciências naturais e educação física.

O único objectivo concretizado –Desenvolvimento dos mecanismos de projecção de uma imagem de qualidade da escola, referente à continuidade do jornal escolar, pelo que se recomenda a sua reactivação no próximo ano lectivo.

Projecto curricular da Escola

Projecto curricular da Escola Opções Curriculares  Ensino Diurno Ensino Básico Ensino Secundário

Prosseguimento dos estudos (CSPOPE) –Agrupamento 1 – Científico Natural –Agrupamento 2 – Artes Visuais –Agrupamento 3 – Económico-social –Agrupamento 4 – Humanidades

Cursos tecnológicos (CSPOVA) – Nível 3 –O Curso Tecnológico de Informática. –O Curso Tecnológico de Design.

Revisão Curricular do Ensino Secundário (10º ano) – Curso Científico-Humanísticos – Curso de Ciências e Tecnologias – Curso de Ciências Sociais e Humanas – Curso de Línguas e Literaturas – Curso de Artes Visuais

Cursos Tecnológicos – Curso Tecnológico de Desporto – Curso Tecnológico de Design

 Ensino Nocturno Ensino Básico Ensino Secundário Ensino recorrente por unidades capitalizáveis: - Área Técnica de Administração, Serviços e Comércio; - Área Técnica de Artes Visuais. Ensino Recorrente por unidades Capitalizáveis: - Curso Técnico de Artes e Ofícios - Curso Técnico de Secretariado

Novo Ensino Recorrente (NER) –Cursos Científico-Humanísticos –Curso de Ciências e Tecnologia –Curso de Ciências Sociais e Humanas –Cursos Tecnológicos –Curso Tecnológico de Administração

Áreas curriculares não disciplinares  Estudo Acompanhado - Adaptação - Auto-informação - Competências - Auto-correcção - Organização - Auto-formação - Aptidões - Auto- confiança -Competências - Autonomia

 Área de Projecto “a concepção, realização e avaliação de projectos, através da articulação de saberes de diversas áreas curriculares, em torno de problemas ou temas de pesquisa ou de intervenção, de acordo com as necessidades e os interesses dos alunos.”

 Formação Cívica –Domínio cognitivo e do conceito de si próprio –Domínio da motivação e dos valores –Domínio do relacionamento interpessoal –Domínio da participação social

 Serviços especializados de apoio educativo (SEAE) –Público-alvo- alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente –“Educação apoiada” Ajudar os alunos a terem sucesso, promovendo o desenvolvimento e potencialidades de cada um.

 Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) Visam desenvolver as capacidades, os conhecimentos e as atitudes que permitam aos alunos tomar e concretizar decisões ao longo da sua vida.

Plano Anual de Actividades

 Objectivos/prioridades de intervenção –Diminuir o insucesso escolar –Diminuir o abandono escolar –Aumentar a participação de todos na vida da escola –Desenvolver a cultura de escola –Promover a imagem de escola –Promover hábitos e estilos de vida saudáveis dos vários elementos que constituem a comunidade escolar

 Projectos extra-curriculares e de complemento curricular Oportunidade de os alunos aplicarem os conhecimentos adquiridos no âmbito das disciplinas curriculares. Clube das Artes Clube das Ciência Clube Europeu Clube das Línguas Estrangeiras Clube da Matemática Centro de Recursos Educativos Formação Científica PL Programa de Português terminologia linguística para os alunos do ensino básico e secundário. Geebio Jornal Escolar Jornal Moral da Ciência Oficinas das Letras Oficina do Movimento Projecto 25 de Abril Projecto associação Projecto Eu Tu Nós Projectos no Feminino Projecto Internacional Curricular Insucesso Escolar Produção de Materiais de Visitas de Estudo Programação Multimédia em Ciências Produção de Materiais de Inglês ONU – Dez Objectivos para o Milénio – objectivo 6: saúde Projecto Portugal Programa Sócrates/Comenius Programa de Voluntariado Rádio Escolar

Conclusão  A Escola: – É Autónoma Construida –É Activa –Não faz parte de nenhum agrupamento de escola Agrupamento vertical  O projecto educativo não contou com a participação de alunos e encarregados de educação.  A escola rege-se em conformidade com a lei.