Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Linguagem Corporal.
Advertisements

LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA
Linguagem dos Gestos.
Introdução aos Estudos Linguísticos
Comunicação.
Linguagem e comunicação
A língua e suas realizações
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
AULA 1 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Perturbações da Linguagem: Leitura e Escrita Julho de 2010
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
LINGUAGEM E PENSAMENTO
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Linguagem, alfabetização e letramento
Cultura, Linguagem e Língua
Técnicas de comunicação e expressão
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Uso e normas da língua Linguagem
Linguística, Semântica e Terminologia
Habilidad lingüística comunicativa
COMUNICAÇÃO.
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
Linguagem verbal.
Leitura e Produção de Textos
As Histórias em Quadrinhos (HQs) utilizadas em salas de aula se bem trabalhadas propõe aos alunos um bom debate e maior aprofundamento do que seja o uso.
FALAR EM PÚBLICO.
Tema 1 – Linguagem e línguas Universidade de Vigo, 2007.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Gramática da língua portuguesa
Linguagem e variação linguística
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Educação Visual e Tecnológica
Tipos de Comunicação.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Escola Básica e Secundária de Fajões Língua Portuguesa 9º
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
Comunicação.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Língua Estrangeira Moderna
Lojas de Informática & eletrônicos
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Português Instrumental REVISÃO
Comunicação e Redação Empresarial
Conceitos Introdutórios
Linguística Aprofundamentos
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
Elementos básicos da linguagem
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
Introdução à Comunicação
Elementos da comunicação
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
AULA SOBRE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Variações da Linguagem
 “Escrita é inspiração”; “escrita é um atividade para alguns poucos privilegiados”; escrita é expressão de pensamento”; escrita é domínio de regras da.
Aula Origens da Linguagem Documentária Documentação (déc. 50 a 70) crescimento do conhecimento científico e tecnológico Dificuldades para armazenar.
Transcrição da apresentação:

Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA LÍNGUA + LINGUAGEM = COMUNICAÇÃO Língua: produto social. Sistema de signos cujo funcionamento repousa sobre um certo número de regras, de correções. É um código que pretende estabelecer uma comunicação entre emissor e receptor. Ou seja, um contrato coletivo. Linguagem: instrumento, conteúdo e forma de pensamento. Meio de expressão de um grupo.

“O caráter social da língua é facilmente percebido quando levamos em conta que ela existe antes mesmo de nós nascermos. Cada um de nós já encontra a língua formada e em funcionamento, pronta para ser usada. E, mesmo quando a pessoa deixa de existir, a língua, subsistirá independentemente de nós. A língua pertence a todos os membros de uma comunidade; por isso faz parte do patrimônio social e cultural de cada coletividade.”

Diferença entre língua falada e língua escrita: A língua falada (língua oral) dispõe de um número incontável de recursos rítmicos e melódicos: entoação, pausas, ritmo, fluência, gestos - porque, claro, o emissor (pessoa que fala ou transmite uma mensagem numa dada linguagem) está presente fisicamente. Algumas das características principais são: riqueza de recursos rítmicos e melódicos (o que inclui linguagens não-verbais, como a corporal); frases curtas; frases inacabadas, porque foram cortadas ou interrompidas; frequência da ocorrência de repetições, hesitações e bordões de fala ( p. ex.: "Pois, eu aaa... eu acho que... pronto, não sei..."); uso frequente da omissão de palavras e de formas contraídas; afastamento das regras gramaticais; possibilidade de adequar o discurso de acordo com as reações dos ouvintes.

A língua escrita, por sua vez, tem que recorrer a sinais de pontuação e de acentuação para traduzir os recursos rítmicos e melódicos da oralidade. A língua escrita apresenta as seguintes características: frases longas, apesar de também poder usar frases curtas; uso de vocabulário mais amplo e cuidado; uso de descrições ricas; observa as regras gramaticais com um maior rigor. sinais de pontuação e acentuação para transmitir a expressividade oral.

Competências essenciais que tornam um indivíduo um falante de uma Língua - Competência comunicativa: capacidade de usar a língua de acordo com a situação e o local; - Competência linguística: capacidade de usar conscientemente as diversas estruturas da língua; - Competência metalinguística: capacidade de usar conscientemente certas características habitualmente inconscientes; - Competência textual: capacidade de compreender e interpretar textos de acordo com o contexto social e situacional.

ATENÇÃO! Língua: local e concreta, capacidade de determinado povo, ou de quem se disponha a aprender as regras gramaticais da língua específica. Por Exemplo, o idioma francês só é entendido pelo povo francês, ou por quem estude e domine a gramática da língua francesa. Linguagem: universal e abstrata capacidade de todo ser humano. Por exemplo, o sorriso é entendido por qualquer ser humano.

1ª) a língua (parte social); 2ª) a fala (um fenômeno fonético). A linguagem humana compreende duas partes: 1ª) a língua (parte social); 2ª) a fala (um fenômeno fonético). Como podemos, então, caracterizar a FALA? FALA é a língua no momento em que está sendo usada por um indivíduo. É um ato individual de vontade e de inteligência (componente da linguagem).

Tipos de linguagem: Não-verbal - Que não utiliza os sons do aparelho fonador. Linguagem Gestual Linguagem Visual Linguagem Sonora Linguagem Simbólica Verbal - Que utiliza os sons do aparelho fonador. Linguagem Falada ou Oral Linguagem Escrita Linguagem Secreta ou Cifrada Mista - Que recorre aos sons do aparelho fonador e a outros. Linguagem Publicitária

Palavra = signo linguístico SIGNIFICANTE SIGNO LINGUÍSTICO SIGNIFICADO

Uma língua não é algo estático que se estende por igual a várias regiões. Não só evolui com o tempo (variação diacrônica - do grego: dia + khronos = "através de" + "tempo"), como também apresenta variações de acordo com o indivíduo que a usa e a sua intenção discursiva. Observe: Variação Geográfica ou Diatópica - (do grego: dia + topos = "através de" + "lugar") variação que ocorre de local para local, característica de uma região ou até de um continente.

Variação Sociocultural ou Diastrática - (do grego: dia + stratos = "através de" + "nível") variação que ocorre entre as diversas camadas e grupos sociais e culturais. Variação de Modalidade Expressiva ou Diafásica - (do grego: dia + phasis = "através de" + "discurso") variação que ocorre entre diferentes modos específicos de comunicar (certas linguagens específicas tais como a língua falada, a língua escrita e as linguagens especiais, como a gíria), e que ocorre de acordo com as diversas situações (variação entre a linguagem quando se fala com um juiz e com um vizinho no café).

Temos ainda as variações de modalidade expressiva: a gíria; o calão; termos técnicos; estrangeirismo (conhecidos como empréstimos linguísticos)