Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acesso ao ensino superior
Advertisements

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Escola Superior Agrária de Coimbra Licenciatura em Engenharia Alimentar.
Dia aberto FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Debater a Proposta de Reforma do Ensino Secundário
Observação As estatísticas foram feitas com base nos dados do INEP, fornecidos pelas Instituições de Ensino Superior, relativamente ao CENSO 2002.
A Inova-Ria é uma Associação de Empresas determinante para um ecossistema de inovação único formado por empresas, instituições de ensino e de I&D na área.
3º Ciclo e Secundário 1º Ciclo 2º Ciclo Todos
PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÉMICA INTERCONTINENTAL.
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA
UENF CURSOS DE MATERIAIS: Expectativa dos Cursos de Metalurgia Sergio Neves Monteiro.
vivemos num Planeta dinâmico… vivemos num Planeta dinâmico…
ESTAMOS COM BOLONHA ESTAMOS COM BOLONHA ESTAMOS COM BOLONHA
INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES
Departamento de Informática
Inscrições Online Creditações. Inscrições Verifique se a sua matrícula foi validada e aproveite para realizar a inscrição online Serviços Académicos Prazos.
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica
O Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho, está sediado na Escola de Engenharia em Guimarães no Campus de Azurém, junto ao Castelo da cidade.
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
Discentes Carina Mendonça Catarina Leite Docente Ana Carvalho.
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Programas de Mobilidade ERASMUS +.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Escola Secundária com 3ºCiclo Dr. Jaime Magalhães Lima
Accenture Campus ChalLenge
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Fevereiro 2009 ÁREA DE INTERVENÇÃO ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL PSICÓLOGA:PAULA MARIA RODRIGUES DE SOUSA ESCOLA SECUNDÁRIA DR.JAIME MAGALHÃES LIMA.
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
DISCIPLINAS DE OPÇÃO DO 12º ANO 2014/2015
CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
Os CET no Instituto Politécnico de Santarém Conferência Internacional “O Ensino Superior de Curta Duração: Os CET e o Futuro” Leiria, 17 de Junho de 2011.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
FORMAÇÃO CURRICULAR CEMOV/DEAPE/CGRH 2015.
EVOLUÇÃO FUNCIONAL VIA NÃO ACADÊMICA
Departamento Engenharia Informática Departamento de Engenharia Informática Universidade de Coimbra Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Candidatar-se ao Programa Erasmus Mundus Leonor Santa Clara DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009 Open the World…
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
2013Universidade NOVA de Lisboa | Universidade NOVA de Lisboa | Percurso de Inserção Profissional dos Diplomados da NOVA (ano.
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Serviço de Psicologia e Orientação
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Disciplinas Optativas
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
PROPOSTA DE ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA Grandes linhas de força da proposta da SREC.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
Marinha, um ar de Oportunidades !. Agenda  Vídeo institucional;  Categorias;  Formas de prestação de serviço;  Classes;  Condições gerais de admissão;
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Transcrição da apresentação:

Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA

Objectivo Ajudar quem não sabe o que escolher; Ajudar a quem se quer candidatar, onde candidatar e como candidatar.

Tratado de Bolonha Adoptar um sistema baseado em três ciclos de estudos: 1.º ciclo, com a duração mínima de três anos - grau de licença 2.º ciclo, com a duração de um ano e meio a dois (excepcionalmente um ano) - grau de mestre 3.º ciclo - grau de doutor Estabelecer um sistema de créditos transferíveis e acumuláveis comum aos países europeus, para promover a mobilidade mais alargada dos estudantes. (Os créditos podem também ser adquiridos em contextos de ensino não superior, incluindo a aprendizagem ao longo da vida, desde que sejam reconhecidos pelos estabelecimentos de ensino superior de acolhimento);

Erasmus Programa Erasmus foi estabelecido em 1987, é um programa de apoio interuniversitário de mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior, entre estados membros da União Europeia e estados associados, permite a alunos que estudem noutro país por um período de tempo entre 3 e 12 meses

Acesso ao ensino superior Publico/Privado O regime de acesso ao ensino superior fixado pela lei aplica-se igualmente ao ensino superior público e ao ensino superior privado. Os estudantes que pretendam ingressar num curso de um estabelecimento de ensino superior privado estão, pois, sujeitos às mesmas regras a que estão sujeitos os candidatos ao ensino superior público. As vagas são divulgadas no Site da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES), através do Guia da Candidatura - Ensino Superior Privado. O preenchimento das vagas está sujeito a um concurso institucional - um concurso organizado por cada estabelecimento de ensino superior privado.

CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR São concursos de acesso ao ensino superior que se destinam a estudantes com habilitações específicas. No mesmo ano lectivo só pode requerer matrícula e inscrição através de um dos concursos especiais. As vagas para cada par instituição/curso, em cada um dos concursos, são fixadas anualmente pelas instituições de ensino superior. Os concursos são válidos apenas para o ano em que se realizam.

REGIMES ESPECIAIS DE ACESSO E INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR São regimes de candidatura ao ensino superior que se destinam a estudantes com habilitações e condições pessoais específicas. No mesmo ano lectivo só pode requerer matrícula e inscrição através de um dos regimes especiais. Os titulares de um curso superior português ou estrangeiro, à excepção dos Oficiais das Forças Armadas Portuguesas, não podem requerer matrícula e inscrição através dos regimes especiais.

Departamentos: DCEA DCM DEMI DF DI DM DQ DCT DCV DEE DEC DCR

DCEA Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente Engenharia do Ambiente; Engenharia e Gestão da Água ; Engenharia Sanitária e Gestão Integrada de Resíduo; Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;

DCM Departamento de Ciência dos Materiais Engenharia dos Materiais: Cerâmicos e vidros Compósitos Materiais poliméricos e mesomorfos Materiais semicondutores Metalurgia.

DEMI Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial Engenharia e Gestão Industrial Engenharia Mecânica

DF Departamento de Física Engenharia Física Engenharia Biomédica

DI Departamento de Informática Engenharia Informática

DM Departamento de Matemática Matemática

DQ Departamento de Química Licenciatura em Bioquímica Licenciatura em Química Aplicada

DCT Departamento de Ciências da Terra Licenciatura em Geologia

DCV Departamento de Ciências da Vida Licenciatura em Biologia Celular e Molecular

DEE Departamento de Engenharia Electrotécnica Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Computadores

DEC Departamento de Engenharia Civil Engenharia Civil

DCR Núcleo do Departamento de Conservação e Restauro Licenciatura em Conservação-Restauro

Escolha dos Departamentos a trabalhar mais especificamente

Estatísticas dos Inquéritos

Preferência das raparigas

Preferência dos rapazes

Objectivos para o 2º Período Visita de estudo do 12ºA à faculdade de FCT-UNL Visita de estudo do 12ºA principal à Expo - profissões Fixação de uma tabela com as médias dos cursos das faculdades mais próximas (Lisboa e Setúbal) e se possível pô-la no site da escola. Esclarecimento de duvidas a qualquer aluno do secundário Como fazer as candidaturas Trazer mais informações sobre outros cursos