NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
Advertisements

FILOSOFIA Prof. Artur Motta
Professora: Karina Oliveira Bezerra
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AO OBJETO DE ESTUDO DA ANTROPOLOGIA
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
SOCIOLOGIA E ÉTICA - ZOOTECNIA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Prof. Everton da Silva Correa
Revisão para Avaliação I
A CONDIÇÃO HUMANA.
A atitude e a experiência filosófica
Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
O Currículo e as Teorias Críticas
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Etnografia e Etnologia
Sociologia e Antropologia em Administração
Introdução à Filosofia Aula 7 Cultura, natureza humana e a História
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O que é ensinar história?
Ou quem e o que o constitui
O materialismo histórico
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Antônio Ruas: Professor Universitário – UERGS, Gestão Ambiental Sanitarista - Escola de Saúde Pública Sociedades, culturas e relação com a natureza.
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
Professor: Karina Oliveira Bezerra
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Disciplina de Sociologia Prof.ª: Thayanne Siqueira
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
CULTURA O QUE É?.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS CLASSES.
SOCIOLOGIA “A certeza absoluta é um privilegio das mentes não educadas dos fanáticos. Para as mentes científicas, a certeza é um ideal inatingível” (CJ.
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
COLEGIO ESTADUAL CASTELO BRANCO
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
Adaptado pela Professora Maria Zélia Araújo.
SOCIOLOGIA E ÉTICA - AGRONOMIA
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
ANTROPOLOGIA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Max Weber.
CULTURA: uma palavra muitas definições
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Somos todos seres sociais
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA DISCIPLINA SOCIOLOGIA E ÉTICA - AGRONOMIA NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana ILHA SOLTEIRA – SP SETEMBRO - 2013

OS SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE CULTURA : Cultivar, criar, cuidar: educação do espírito das crianças para se tornarem membros virtuosos da sociedade pelo aperfeiçoamento das qualidades naturais. A cultura seria uma segunda natureza do homem. Os resultados desta formação dos seres humanos expressos em obras, ações, instituições: as artes, as ciências, a filosofia, os ofícios, a religião, o Estado. Neste caso há a separação e depois oposição entre natureza e cultura.

No segundo significado a natureza é o reino da repetição, necessidade causal, do determinismo cego e irracional; Já humanidade ou cultura é o reino da finalidade livre, das escolhas racionais, dos valores, da distinção entre o bem e o mal, o justo e o injusto, o sagrado e o profano, o belo e o feio. Cultura é a dimensão dos conhecimentos, das idéias e das crenças de um povo e o modo como expressam essas concepções, ou seja, é a maneira pela qual a realidade é codificada e compreendida por uma sociedade.

EM RELAÇÃO À CULTURA PODE-SE AFIRMAR: A cultura, mais do que a herança genética, molda o comportamento do homem e justifica as suas realizações. O homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas. Os seus instintos foram parcialmente anulados ao longo processo evolutivo e histórico pelo qual passou. A cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Em vez de modificar o seu aparelho biológico, o homem modifica o seu equipamento superorgânico para romper as barreiras das diferenças ambientais e transformar toda a terra em seu habitat.

CARACTERÍSTICAS DA CULTURA Cultura ou culturas? Na antropologia fala-se em culturas, pois as leis, valores, crenças e práticas variam de acordo com cada formação social e também, em menor escala, dentro de uma mesma formação social; Deve-se destacar também que todos os humanos são portadores de cultura no sentido antropológico e histórico.

Cada realidade cultural tem sua lógica interna; É necessário conhecê-la para que façam sentido suas práticas, costumes e concepções. o estudo da cultura contribui para combater preconceitos e compreender a diversidade dos povos, criando as condições básicas para estabelecer o respeito e a dignidade nas relações humanas. não há uma linha de evolução única para as sociedades humanas e nem uma natureza humana universal.

CULTURA DAS COMUNIDADES A comunidade cria uma mesma cultura para todos os seus membros, as relações são pessoais e, de modo geral, os indivíduos compartilham basicamente dos mesmos sentimentos e idéias. CULTURA DAS SOCIEDADES é uma coletividade dividida em grupos e classes, as relações são sociais, mediadas pelas instituições; classes sociais diferentes produzem culturas diferentes ou mesmo antagônicas; as classes dominantes procuram impor sua cultura à sociedade inteira, como se todos pudessem compartilhar da mesma cultura, vivendo em condições diferentes.

SOCIEDADE E CULTURAS A sociedade é histórica, suas transformações são constantes e velozes; Conhecimento é fator de mudança social, portanto as culturas também são processos dinâmicos, em constante mudança; Cultura não é neutra, se esta mostra relações desiguais é porque existe desigualdade social de fato, mas esta desigualdade não é natural, é resultado dos conflitos de interesses e das relações de poder predominantes em determinada sociedade.

A discussão do conceito de cultura(s) exposta nesta aula foi baseada nos livros “Convite à filosofia” de Marilena Chauí (1995); “O que é cultura” de José Luiz dos Santos (1983) e “Cultura: um conceito antropológico” de Roque de Barros Laraia. Mas a interpretação e o arranjo do texto é de minha responsabilidade.