Análise e Projeto de Sistemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerência de Projetos Introdução A Crise do Software
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
Bons e maus designs O que é design de interação
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Rational Unified Process(RUP)
Técnicas eTipos de Requisitos
Computer Aided Software Engineering
Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 9. Modelo conceitual (diagrama.
Objetivo: compreender e aplicar um modelo sequencial
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB Noções de Engenharia de Software.
Noções de Engenharia de Software 1. 1 O problema do software 1
Comunicação e Coordenação
Modelos conceituais de interação
Interfaces gráficas e Interfaces Web
3. Como identificar requisitos?
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
8. Análise e projeto orientados a objetos e UML (casos de uso) 8
14. Componentes e implantação
Objetivo: compreender e aplicar um modelo sequencial
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – Noções de Engenharia de Software COINFO – CEFET-PB 7.3 Diagrama de transição de.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Design de Interface / Interface Homem-Máquina.
Introdução à avaliação
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Curso Superior de Desenvolvimento de Software para a internet Disciplina: Interface – Professor:
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO A interface de software deve ser projetada para atender as necessidades e os desejos do usuário Por que o usuário.
6. Análise estruturada 6.1 DFD
Testes de usabilidade e Estudos de Campo
Fundamento à Informática
Como Desenvolver Sistemas de Informação
5. Como fazer o gerenciamento de software? Objetivo: entender a idéia de gerenciamento aplicada ao processo de desenvolvimento de sotware e obter uma noção.
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 9. Complemento de AOO 9.4 Comportamentos 9.5 Visibilidade 9.6.
Objetivo: compreender e aplicar um modelo conceitual
Técnicas e Projeto de Sistemas
Usabilidade, funcionalidade e estética
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 12. Estados Objetivo: compreender a notação do diagrama de estados.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Quando só o que se tem é um martelo, se acha que tudo que tem no mundo é prego (?) Como você vê o mundo em sua volta.
Informação na Internet
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Psicologia da interface
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Modelos conceituais de interação
1 - Lafayette B. Melo – Análise e Projeto de Sistemas para a Internet – COINFO – CEFET-PB 11. Comunicação Objetivo: compreender a notação do diagrama de.
Raoni de Oliveira Franco
Por que estudar sistemas de informação?
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Projeto de Interfaces Prof. Anderson Mine Fernandes
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Requisitos (Complemento) Marcio de Carvalho Victorino.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Engenharia de Software
Gabriel Bastos Machado
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
1. Como a engenharia de software pode contribuir no desenvolvimento de sistemas? 1.1 O problema do software 1.2 A velha crise do software 1.3 Os velhos.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Engenharia de Software
Extreme Programming João Gabriel Pedro Ramos Renan Santos.
Processo e Qualidade.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Engenharia de Software
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Avaliações analíticas Entrevistas Questionários Revisões do especialista (inspeções) Revisões do especialista (walktroughs)
Aula 02 de Eng. de Requisitos
CEP COLÉGIO EVANGÉLICO PANAMBI Análise e Projeto de Sistemas Análise de Sistemas Leandro Castoldi López Agosto de 2015.
Técnicas e Tipos de Requisitos
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Levantamento de Requisitos – Simulação do Supermercado
Transcrição da apresentação:

Análise e Projeto de Sistemas Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Coordenação de Informática Desenvolvimento de Software para a Internet

Apresentação Para que serve a análise de sistemas? Objetivo: mostrar com o que a análise e o projeto de sistemas estão relacionados e compreender sua importância, identificar linhas gerais do método de desenvolvimento de sistemas baseado no design de interação a ser aplicado nos projetos

Antes da ANÁLISE e PROJETO de SISTEMAS… Apresentação Antes da ANÁLISE e PROJETO de SISTEMAS… O que é análise? O que é projeto? O que é um sistema? A compreensão de um sistema implica entender os seguintes eventos: Interdependência Importação / exportação Feedback Homeostasia Morfogênese Entropia Redundância

Falhas na compreensão de um sistema ocorrem devido a falhas no entendimento de seus eventos A história do desenvolvimento de um sistema de balanço Falha no entendimento do sistema devido a uma provável falta de feedback

Compreender as informações nas organizações implica entender o que é: Apresentação Compreender o desenvolvimento de software a partir da perspectiva de sistemas também está relacionado à importância da informação nas organizações Compreender as informações nas organizações implica entender o que é: Um dado Informação Conhecimento Qualidade de informação Sistemas de informação O funcionamento de uma organização A relação atual com a terceirização Soluções informatizadas

… e também com diversas temáticas novas Compreender a perspectiva de sistemas está hoje relacionado com diversas disciplinas… Engenharia de software Interface homem-máquina Tecnologia da informação Gerência de projetos Metodologia para pesquisa e desenvolvbimento … e também com diversas temáticas novas Software livre Ética na computação Design de interação

Os métodos em análise e projeto, contudo, têm sofrido mudanças das mais diversificadas Métodos estruturados Análise orientada a objetos RUP XP Análises baseadas nas tarefas dos usuários O que se pretende hoje é efetivar a participação do principal elemento da equipe de desenvolvimento O usuário

Considerações gerais sobre o design de interação Atividade prática e criativa cujo objetivo final é desenvolver um produto que ajude os usuários a atingirem suas metas Deve-se ter conhecimento sobre o domínio alvo Deve-se conhecer as restrições práticas de material, custo e viabilidade A abordagem é centrada no usuário O plano deve ser bem comunicado

Tarefa para projetar baseando-se no design de interação Apresentação Tarefa para projetar baseando-se no design de interação Imagine que você quer projetar uma agenda eletrônica ou um diário para você mesmo. Com esse sistema você estará apto a planejar seu tempo, registrar reuniões e compromissos, anotar o aniversário das pessoas, etc – basicamente o que você faz com uma agenda de papel. Faça um esboço do sistema, delineando sua funcionalidade e aparência geral. Você terá 20 min para fazer esta tarefa em grupo e depois comentar com o professor como fez este projeto.