Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objectivos, Programa, Bibliografia e Avaliação
Advertisements

Ciência da Computação é Ciência (Denning, 2005)?
Organizações Virtuais
Ray Tracer Distribuído
Interação Homem-Máquina
CK 119: Engenharia de Software DC/CC/UFC © Rossana Andrade, Setembro CK119: Engenharia de Software Rossana Andrade Ph.D, SITE, University of Ottawa,
SSC SISTEMAS OPERACIONAIS I Aula 1 – Apresentação da disciplina
Inteligência Artificial Câmpus de Uruguaiana - PUCRS
Inteligência Artifical
Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos
Tecnologias de Informação e Comunicação em Desenvolvimento de Produtos
I – Comunicação – Redes – Física/Enlace Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
III – Uso Infraestrutura – Sociedade Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Informação Digital - Graphics Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias.
CAP-223 N. L. Vijaykumar (Vijay) Tel:
Vida Artificial e Ambientes Virtuais
Vida Artificial e Ambientes Virtuais
Vida Artificial e Ambientes Virtuais
Práticas da Gestão do Conhecimento e Ferramentas Computacionais aplicadas aos Processos da Comunicação Científica Domingos Bernardo Gomes Santos, Josemir.
Desenho de Interface para Sistema de Armazenamento e Distribuição de
Inteligência Artificial
Carlos Alberto de Freitas Pereira Júnior
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
Planejamento Integrado de Sistemas de Infraestrutura Urbana
Luiz Carlos Zancanella, D.Sc.
Programação de Computadores I Apresentação da Disciplina Prof. André Renato 2º Semestre / 2012.
ENG 1090 – Introdução à Engenharia de Produção
Aluno: Rodolfo A. L. Costa Orientador: Prof. Frederico G. Guimarães
Modelagem Matemático Computacional
Química Orgânica Reações de Oxidação
Uso de Sistemas Imunológicos Artificiais para Detecção de Falhas em Plantas da Indústria de Petróleo. Aluno: Alexandre Willig Quintino dos Santos Orientador:
Escola Politécnica da USP
INF 1771 – Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Prof. Leandro da Silva Taddeo
Objectivos, Programa, Bibliografia e Avaliação
01/05/01 1 INTRODUÇÃO 1 Referências bibliográficas Barsoum, M. W. Fundamentals of ceramics. New York, McGraw-Hill, 1997.
13/07/2007 Saulo Andrade Pessoa Simulação de Iluminação Volumétrica Apresentação de Andamento Computação Gráfica.
Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação (PPgSI)
IF803 - Introdução à Biologia Molecular Computacional Profa. Katia Guimarães 2007/2.
Apresentação da Disciplina Inteligência Artificial/Computacional
Inteligência Artificial
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
LSI – PSI – EPUSP Marcio Lobo Netto WSI Konrad Adenauer USP - São Paulo Novembro 2003 Agentes Inteligentes e Personalização da Informação Conceitos, Tecnologias.
Implementação e Experimentação Algorítmica
Endereço: Sala C110 – Bloco C - UCDB Fone: 0xx WebSite: GPEC - Grupo de Pesquisa em Engenharia e Computação Prof. Dr. Hemerson.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Física Geral VI - Aula 1 - Apresentação da Disciplina 60 horas (2 vezes por semana - 15 semanas) FÍSICA GERAL VI APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA FÍSICA GERAL.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Som Meios Eletrônicos Interativos.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Informação Digital - Gráfico Meios Eletrônicos.
PSI Realidade Virtual1 1 a Aula. PSI Realidade Virtual2Introdução Apresentação Geral Objetivos da Disciplina Ementa Avaliação Bibliografia.
PSI 5789 Conceitos Avançados de Síntese de Imagens Marcio Lobo Netto LSI - PEE - EPUSP Universidade.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Apresentação Meios Eletrônicos Interativos I.
Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" Departamento de Genética Disciplina: LGN-320/321 – Ecologia Evolutiva Humana.
Artificial Life in Virtual Environments1 Rogério Perino de Oliveira Neves Laboratório de Sistemas Integráveis Grupo de Vida Artificial.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I I – Informação Digital Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos Meios Eletrônicos Interativos.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Apresentação Meios Eletrônicos Interativos I.
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
USP – ICMC – SSC SSC º Semestre 2015 Disciplina de Sistemas Evolutivos e Aplicados à Robótica 1 Prof. Dr. Daniel Rodrigo Ferraz Bonetti LCR – Laboratório.
UEZO - CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Primeiro semestre de 2013_2.
Apresentação do Projeto de Pesquisa da Disciplina de Resolução de Problemas 2 Algoritmos Genéticos aplicados à aproximação de funções.
Elaboração de um modelo computacional para diagnóstico do nível de daltonismo para usuários da web Área do Conhecimento: Engenharias e Computação Ranieri.
Data Warehousing & Business Intelligence PPGIA/BSI – DEINFO – UFRPE Ceça Moraes
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 1. Apresentação Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Agrupamento Balanceado de Sujeitos a fim de Testar a Interface Gráfica de um Software de Geometria Interativa Simone Borges, Helena Reis, Luis Moro, Vinícius.
Lógica Programável e VHDL Prof. Marcio Cunha Aula 00 – Apresentação da Disciplina.
Transcrição da apresentação:

Vida Artificial e Ambientes Virtuais Universidade de São Paulo Escola Politécnica - Engenharia de Sistemas Eletrônicos Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciência Cognitiva Vida Artificial e Ambientes Virtuais Apresentação do Curso Marcio Lobo Netto 2012

Vida Artificial e Ambientes Virtuais Informes Gerais PSI5000 - Vida Artificial e Ambientes Virtuais Marcio Lobo Netto LSI - PSI - EPUSP tel:3091-5671 sala A2-53 marcio.netto@poli.usp.br set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Vida Artificial e Ambientes Virtuais Informes Gerais http://disciplinas.stoa.usp.br/ EP PSI Vida Artificial (PSI5000) http://www.lobonett.com.br Academic – PosGrad – PSI5000 set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Objetivo desta Disciplina Compreensão dos conceitos e princípios de vida, na forma como é conhecida (biológica) e de forma mais abstrata sobre outros substratos que não carbono Proposição de modelos de simulação de vida – a vida artificial como é entendida a vida como pode ser simulada computacionalmente set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Vida Artificial e Ambientes Virtuais Objetivo desta Aula Apresentar o programa da disciplina Despertar a motivação para o estudo de vida artificial Introduzir Conceitos de Vida Artificial Dar uma noção das tendências nesta área Responder questões sobre PSI5000 set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Bibliografia principal - geral Introduction to Artificial Life Christoph Adami Springer Verlag - Telos                                 ISBN: 0-387-94646-2 (1998) Evolutionary Dynamics Martin A Nowak Belknap – Harvard ISBN-10: 0-674-02338-2 (2006) set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Bibliografia principal - específica Evolutionary Design by Computers Peter J. Bentley (Editor) Morgan Kauffmann                                  ISBN: 1-55860-605-X (1999) set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Bibliografia principal - específica Genetic Algorithms + Data Structures = Evolution Programs Zbigniew Michalewicz Springer Verlag                                         ISBN: 3-540-60676-9 (1996) An Introduction to Genetic Algorithms Melanie Mitchell MIT Press                                                   ISBN: 0-262-13316-4 (1997) set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Bibliografia principal - específica Artificial Minds Stan Franklin MIT Press ISBN: 0-262-56109-3 (1997) MIND - Introduction to Cognitive Science Paul Thagart MIT Press ISBN: 0-262-20106-2 (1998) set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Bibliografia principal - específica O Sítio da Mente Henrique Schützer Del Nero Collegium Cognitio ISBN: 85-83396-01-X (1997) set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Bibliografia principal - específica O Cérebro e Sua Mente Zsolt L. Kovács Edição Acadêmica (1997) Redes Neurais Artificiais Zsolt Kovács Collegim Cognitio/ Edição Acadêmica ISBN: 0-262-13316-4 (1997) set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Bibliografia complementar - conferências ACM SIGGRAPH Proceedings EUROGRAPHICS Proceedings SBC SIBGRAPI Proceedings set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Bibliografia complementar – jornais e revistas IEEE Computer Graphics & Applications IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics ACM Computer Graphics Elsevier Computers & Graphics - An international journal of systems & applications in computer graphics Elsevier Artificial Life set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Programa da Disciplina apresentação do curso vida artificial: introdução vida artificial: conceitos e fundamentos vida artificial: animação em computação gráfica vida artificial: automata celular, manifestações vida evolução: algoritmos genéticos  & projeto por evolução aprendizado: inteligência artificial & redes neurais estudo de caso: WOXBOT & ALIVE estudo de caso: ALGA & VIVO apresentação dos alunos conclusão set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Vida Artificial e Ambientes Virtuais O que é Vida Artificial? Vida Artificial é uma forma de alternativa de sintetizar vida Para tal: Vida Artificial trata do estudo dos princípios de qualificam um sistema ou organismo como vivo Vida Artificial propões modelos de implementação destes sistemas ou organismos neste particular curso serão abordadas simulações computacionais como formas de sua realização set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais

Porque Estudar Vida Artificial? set-nov 2012 Vida Artificial e Ambientes Virtuais