COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Educação Escolar Indígena
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - LESTE
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
POLÍTICAS DE RH NA PRÁTICA
COMO SER PREFEITO.
Secretaria de Estado de Administração Por um Pará de Qualidade!
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Fabiano André Vergani
Política Nacional de Humanização
ÁREA DE RECURSOS HUMANOS - ARH Novo Modelo de Gestão de Pessoas 09/06/2010.
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Ministério da Cultura.
Programa de Saúde Mental em Curitiba Secretaria Municipal da Saúde
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Foco de Atuação: Atenção Básica
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Planejamento Anual 2015.
Seminário ProInfo e TV Escola/2008 Edição Centro-Oeste e Norte Brasília, 20 a 22 de agosto de 2008 Trabalho em Grupo – Problemas e Soluções Equipe Mato.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIDAS-RJ UNIDAS-RJ 2008 – – 2012.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Avaliação na Atenção Básica
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
Programa EESC Sustentável USP Recicla
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
MAIO 2010.
EQUIPES CRIATIVAS QUE TRANSFORMAM DESAFIOS EM CONQUISTAS COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
O papel pedagógico do órgão gestor
AÇÕES REALIZADAS PELA COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO DE ENSINO E SERVIÇO VALE DO PEIXOTO DE AZEVEDO XVII Encontro de Secretários Municipais de Saúde – 13 a 15/05/2014.
Transcrição da apresentação:

COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE PESSOAS O processo de construção coletiva da reorganização da área de Gestão de Pessoas na SMS

MISSÃO DA SMS Garantir e executar as ações de Saúde com qualidade, mediante a elaboração e implantação de política públicas com vistas a promoção, prevenção, assistência e reabilitação da Saúde do cidadão no município. (Fonte: Planejamento Estratégico de SMS)

SMS – EQUIPAMENTOS PÚBLICOS 437 UBS (257 com ESF - 1.169 Equipes) 116 AMAS 15 AMAS ESPECIALIDADES 110 UNIDADES SAÚDE MENTAL 23 AMB. DE ESPECIALIDADES 30 Unidades SAÚDE BUCAL 24 UNIDADES DST/AIDS 4 LABORATÓRIOS 18 HOSPITAIS MUNICIPAIS 16 PS/PA’s 01 Serviço de Recuperação de Dependentes 113 Outras unidades EM 2004 545 Posição : Agosto/2011 Fonte: CEinfo/SMS EM AGOSTO 2011 907 Equipamentos de Saúde:

EVOLUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO Fonte: SISRH-Set/2011

FORÇA DE TRABALHO Fonte: SISRH-Set/2011

O PROCESSO... Grupo desmotivado Tarefas em duplicidade DIAGNÓSTICO DA ÁREA DE RH - 2008 Grupo desmotivado Tarefas em duplicidade Clima organizacional desfavorável Modelo de gestão de pessoas burocrático e centralizado Visão fragmentada sem integração dos setores.

DIAGNÓSTICO DA AREA DE RH - 2008 Oportunidades Pontos Fortes Profissionalização do RH Racionalização dos Serviços Modernização da área Desenvolvimento de lideres Motivação de equipes Pontos Fortes Descentralização da área de gestão de pessoas Trabalho em Rede Proatividade

PREMISSAS Alinhamento de conceitos e fundamentos teóricos necessários para transformar a Gestão de Pessoas numa área estratégica. Eixos: Foco no indivíduo (formação, participação congressos...) Foco na gestão (macro política)

ESCUTA QUALIFICADA PARA DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Monitoramento dos processos de trabalho das equipes das Diretorias de Gestão de Pessoas do Gabinete, Coordenadorias Regionais de Saúde e inclusão das Supervisões Técnicas de Saúde - 300 participantes; M.A.R.E. = instrumento de diagnóstico de orientação motivacional (tipos: Mediador, Analítico, Receptivo e Empreendedor) Roberto Coda, 2008. Foco nas gerencias intermediárias das Diretorias de Gestão de Pessoas do Gabinete, Coordenadorias Regionais de Saúde - 93 participantes.

METODOLOGIA PESQUISA AÇÃO Método de condução de pesquisa aplicada, orientada para elaboração de diagnósticos, identificação de problemas e busca de soluções (Thiollent, 1985) estímulo ao uso de estratégias coletivas de decisão nos grupos para planejar e realizar o trabalho

ETAPAS DA PESQUISA AÇÃO: Organização e aplicação de roteiro nas equipes Análise dos discursos Organização de tabelas com os três eixos (estrutura, capacitação e organização do serviço) Devolutiva para gerências, grupos da CGP e CRSs Monitoramento dos grupos

DADOS DA PESQUISA AÇÃO 23 equipes de gestão de pessoas no prédio central da SMS; 05 equipes de gestão de pessoas das Coordenadorias Regionais; 298 funcionários (do total 513) As equipes passaram por pelo menos 3 reuniões de 2h, nas quais além de identificar dificuldades no trabalho, foram estimulados a encontrarem soluções.

RESULTADOS Gestão estratégica de pessoas Grupos mais participativos Redefinição da missão, da visão, dos valores e das diretrizes da área Redesenho do novo organograma e mandala Monitoramento dos processos de trabalho, com foco nas gerências intermediárias

MISSÃO DA CGP Definir e implantar políticas e estratégias de Gestão de Pessoas que garantam a consolidação da missão da Secretaria Municipal da Saúde - SMS.

VISÃO “Ser equipe de referência em Gestão de Pessoas no Setor Público”

VALORES Ética Respeito Transparência Profissionalismo Responsabilidade

MANDALA

AVANÇOS Publicação do Documento Norteador para as Ações de Gestão de Pessoas no âmbito da SMS Estreitamento das relações entre os técnicos das Coordenadorias e dos Parceiros Adoção de novas tecnologias e metodologias visando a inovação da gestão pública, com investimento na Gestão do Conhecimento Integração da comunidade de pessoas por meio de Comunidades virtuais, como o FACEBOOK, “PESSOAS DA SMS” Sistema de Informação de Recursos Humanos - SISRH

DESAFIOS 2011 Planejamento Estratégico da CGP: elaboração, acompanhamento e avaliação Accountability dos gestores regionais de gestão de pessoas Investimento das gerências intermediárias Estabelecer indicadores de qualidade na área de Gestão de Pessoas Guarda e digitalização dos prontuários funcionais Desenvolver Sistemática de Movimentação Qualificada Reorganizar e consolidar o Sistema de Ensino da SMS Transformar o CEFOR na Escola Municipal de Saúde Ampliar a participação dos profissionais de Saúde em atividades e ações de capacitação e formação Fomentar a Gestão do Conhecimento na SMS

GESTÃO DE PESSOAS - SMS Assessoria Técnica Patrícia Ferreira Pallota Ana Rosa Maria Silva Vicente Darci Pontes Pinheiro Luiz César Correia Gomes Dos Reis Valeria De Cassia Ciongoli Faria Núcleo de Administração de Pessoas do Gabinete - NAPG Helena Aparecida Ciaccio   Núcleo de Cargos em Comissão Rosana Watanabe Rato Lopes             Núcleo de Informação de Gestão de Pessoas - NIGEP Rosemberg de Jesus Faria Núcleo de Atendimento aos Profissionais na Saúde – NAPS Patrícia Boa

GESTÃO DE PESSOAS - SMS DIRETORIA DE GESTÃO DE INGRESSO E MOVIMENTAÇÃO - GEIM Itália Maria Oniti Fátima Regina A. Amaral Elaine Gaio Mônica Mizukami de Oliveira   DIRETORIA DE GESTÃO DE BENEFÍCIOS E REMUNERAÇÃO - GEBER Maria Elisa Avelino de Souza Ana Maria Mendes Marinheiro Rita Marina Cardoso DIRETORIA DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL GEDEO Maria Fernanda Micotti Camargo Gilse Assami Agata Cláudia de Crescenzo Ayub

GESTÃO DE PESSOAS - SMS DIRETORIA DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS - GEDEP   Luzia Coelho e Silva Machado Aparecida de Lourdes Correa  Maria Angélica Crevelim   CONSELHO DE ENSINO Paulo Fernando Constancio de Souza ESCOLA MUNICIPAL DE SAÚDE Laura Aparecida Christiano Santucci

GESTÃO DE PESSOAS - SMS CRS LESTE Fátima Aparecida Ribeiro de Oliveira   CRS CENTRO OESTE Selma Cury CRS SUL Magaly Yukiko Ariga Higuchi CRS NORTE Ismênia Berni Gamito CRS SUDESTE Regilamar Batista Terra Nova de Lima

GESTÃO DE PESSOAS - SMS HOSPITAL CACHOEIRINHA Mônica Ludmer SAMU   SAMU Ivani Nottoli Cardoso de Carvalho COVISA Helena Quirino Taliberti HSPM Juarez Alves de Araújo AUTARQUIA MUNICIPAL Maria Helena Simone Abate

CONTATO OBRIGADA ! Coordenação de Gestão de Pessoas Jane Abrahão Marinho e-mail: jamarinho@prefeitura.sp.gov.br Rua General Jardim, 36 – 8º andar Tel: 3397-2388 CONTATO OBRIGADA !