Minicurso: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a Docência presencial e a distância André Ary Leonel - profandrefsc@yahoo.com.br Andreson.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Prof. João Victor Oliveira
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.

WebQuest.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
POWER POINT 2007 Introdução Colégio Conde Domingos
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
POWER POINT O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
O uso dos softwares nas escolas
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
Aplicando novas ferramentas
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
desafio de pesquisar na rede
Colocando botões e ações
O Uso Pedagógico do Blog
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Webquest.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
CURRICULO +.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
WEBQUEST.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Apresentações Eletrônicas: ferramentas e técnicas
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Formação de Tutores a Distância
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Introdução à Informática Assunto: Wordpress Professor: André Moraes Aluno: Bruna Lais Zuge Pelotas,
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Atividades à distância
CURSO - LIVRO DIGITAL.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional ODAIR DOS SANTOS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Projetos em Internet: o Webquest como Pesquisa Orientada.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Minicurso: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a Docência presencial e a distância André Ary Leonel - profandrefsc@yahoo.com.br Andreson Lopes Lacerda - andrelopescg@gmail.com

Minicurso: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para a Docência presencial e a distância Ingrid Souto - ingrid.souto@gmail.com Michel Kramer - mkbmaced@gmail.com

Reflexão Inicial Diálogo sobre a prática/experiências; Apontamento de situações enfrentadas; Pesquisas – Movimentos – Mudanças; Objetivos docentes

O que propomos? Desenvolver o pensamento crítico acerca das TDIC e promover uma apropriação consciente de recursos tecnológicos através da vivência em situações de aprendizagem nas modalidades presencial e a distância. O minicurso organiza-se a partir das seguintes atividades: Encontros presenciais com a realização de oficinas práticas; Atividades realizadas a distância através do Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA).

PROGRAMA ATIVIDADE RECURSOS MODALIDADE CH OFICINA PRÁTICA: Utilização de ferramentas da WEB; Moodle Laifi Blog Webquest Google Drive Youtube Editor de Slides PRESENCIAL 8H PLANEJAMENTO : Planejar uma atividade pedagógica utilizando uma ferramenta da WEB; Fórum Laboratório de Avaliação A DISTÂNCIA AVEA/MOODLE AVALIAÇÃO ENTRE PARES: escolher uma atividade pedagógica de seus pares para avaliar/feedback; AVALIÇÃO FINAL: Feedback das atividades pelos ministrantes;

FERRAMENTA DA WEB:LAIFI Criação de histórias detalhadas e ilustradas. É possível criar “Laifis” sobre sua vida pessoal ou sobre assuntos variados, tais como: eventos, datas históricas, descobertas científicas, competições esportivas, etc. É possível incluir: textos, imagens e vídeos sobre o assunto de sua preferência, podendo permitir que o público (ou apenas os contatos selecionados) participe(m) da elaboração de seus Laifis.

FERRAMENTA DA WEB:LAIFI Criação de histórias detalhadas e ilustradas. É possível criar “Laifis” sobre sua vida pessoal ou sobre assuntos variados, tais como: eventos, datas históricas, descobertas científicas, competições esportivas, etc. É possível incluir: textos, imagens e vídeos sobre o assunto de sua preferência, podendo permitir que o público (ou apenas os contatos selecionados) participe(m) da elaboração de seus Laifis.

FERRAMENTA DA WEB:LAIFI Diferencial: 1) Colaboração - Várias pessoas criam juntas um mesmo acontecimento. 2) Abrangência - Os Laifis abordam qualquer assunto do mundo, seja pessoal (festas, eventos, viagens, etc) ou de interesse geral (esportes, televisão, filmes, etc). 3) Didática - Tudo é exposto de forma gráfica, cronológica e com mecanismo de zoom, para melhor visualização dos conteúdos. 4) Ambientação - Ao navegar em um Laifi, você se sente dentro daquela história. Já imaginou acessar um Laifi sobre Buenos Aires, com o Obelisco ao fundo, e passear pela cidade com o mouse? 5) Historicidade - Os acontecimentos ficam registrados como histórias e são colocados em uma linha do tempo para serem relembrados.

FERRAMENTA DA WEB:WEBQUEST Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web. O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.

FERRAMENTA DA WEB:WEBQUEST Tipos de Webquest Webquest curta - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos. Webquest longa - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.

FERRAMENTA DA WEB:WEBQUEST Objetivos Educacionais Incentivar a criatividade; Modernizar modos de fazer educação; Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas; Promover aprendizagem cooperativa; Desenvolver habilidades cognitivas; Transformar informações ativamente; Favorecer o trabalho de autoria dos professores; Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos.

Seções Introdução Tarefa Processo Fontes de informação Avaliação Conclusão Créditos

FERRAMENTA DA WEB:WEBQUEST Exemplos de Webquest http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=4509&id_pagina=5 http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=7928&id_pagina=1 http://www.ich.pucminas.br/pged/bibliotec/wq/wq_ecb.html

FERRAMENTA DA WEB:GOOGLE DRIVE O serviço da Google possui editor de textos, editor de planilhas eletrônicas, editor de apresentação de slides e ainda ferramenta para criação de formulários (enquetes).

FERRAMENTA DA WEB:GOOGLE DRIVE Compartilhar Documentos Uma das principais funções do Google Drive é compartilhar os arquivos existentes em sua conta. Permite que qualquer documento seu seja acessado e/ou alterado por outros usuários autorizados para tal.

FERRAMENTA DA WEB:YOUTUBE Criar conta; Repositório de vídeos; Disponibilizar vídeos; Fazer downloads de vídeos;

FERRAMENTA DA WEB: Apresentações x Editores de Apresentações... Microsoft Office Open Office BrOffice LibreOffice Diferenças...

FERRAMENTA DA WEB: SLIDES x Abrir; Escolher Layout; Escolher: fontes, letras, tamanho, cor; Escolher: Páginas Mestre ou Design; Inserir Tabela; (Modelos) Inserir Imagem; (Formatar) Inserir Hiperlink; Inserir Formas, Gráficos Inserir Animações; Inserir Som

Blogues Os blogues podem ser definidos como páginas na Web que permitem a inserção de informações (os posts) em ordem cronológica inversa; e, permitem a interação entre os seus usuários através da área de comentários, que possibilitam a troca entre usuários e deles com o autor do post.

Tipologias Fotologues; Videologues; Edublogues. (MAIA, MENDONÇA, STRUCHINER, 2007).

Utilização Repositório de informação; Atividades educativas que facilitem a construção do conhecimento; Aprendizagem colaborativa; Modelagem. (MAIA, MENDONÇA, STRUCHINER, 2007).

Potencial Vencer as barreiras – Tempo e Espaço; Organização dos objetos de aprendizagem; Oferecer fontes seguras para as pesquisas; Instrumentalizar para lidar com as TIC´s e ao mesmo tempo lidar com as informações; Desenvolvimento de novas habilidades; Ampliação do currículo; Dinamizar a avaliação; Contribuir com a formação crítica do sujeito e ACT;

Obstáculos Insegurança com a tecnologia por parte dos educadores; Excessiva Carga horária; Timidez por parte de alguns educandos;

FERRAMENTA DA WEB:WORDPRESS Sistema de gerenciamento de conteúdo; Software Livre (código aberto); Mais conhecido na criação de Blogs; Apareceu em 2003; Desenvolvido por Matt Mullenweg e Ryan Boren entre outros colaboradores; Curiosidade: b2/cafelog precursor;

Mão na massa http://pt-br.wordpress.com/ Acesse a url: Abra sua conta e comece os trabalhos; Ou acesse sua conta do gmail e utilize o blogspot para construir seu blogue; Pense em um título que esteja relacionado com o que pretende abordar no blog; Escolha um tema e trabalhe na organização;

OBRIGADO!!!