Profª Msc. Eugenia Exterkoetter Heidemann

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Método Etnográfico Texto inicial de: Cristiane Rodrigues da Silva
Advertisements

TURISMO RURAL, ÉTNICO E CULTURAL NO VALE EUROPEU
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Conceitos básicos. Iniciação à metodologia científica
LINHA ECOLÓGICA Educação Ambiental e Tecnologia Rural
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
“PATRIMÔNIO INTANGÍVEL E A DINÂMICA CULTURAL CAIÇARA”
Percepção e Educacão Espacial como promotora de modificações na lógica vivencial dos moradores¹ NOME E SOBRENOME 2 ; NOME E SOBRENOME 3 e NOME E SOBRENOME.
MATA ATLÂNTICA.
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
Paulo Rogério Soares de Oliveira
ARQUEOLOGIA HISTÓRICA NA CASA DA NAÇÃO, CAMACHO- JAGUARUNA –SC
ESTATUTO JURÍDICO QUILOMBOLA E LEGISLAÇÃO PROTETIVA
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
O impacto da informações sobre sustentabilidade no jovem universitário
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Plano Estratégico Regional de Turismo
Desenvolvimento Comunitário
POR UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
1/5 VI CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL UMA VISÃO SISTÊMICA DA INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL JOAL TEITELBAUM PRESIDENTE.
SISTEMATIZAÇÃO DA CULTURA GERMÂNICA NOS VALES DOS RIOS CAPIVARI E BRAÇO DO NORTE: PERCORRENDO UM CAMINHO NA DIVERSIDADE CULTURAL DO SUL DE SANTA CATARINA.
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Civilização Maia.
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
Política Nacional de Habitação
APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE ETNOTURISMO ORIENTADO NA ALDEIA KRUKUTU (PARELHEIROS / SP): PROPOSTA DE CARTILHA TURÍSTICA ILUSTRADA Patrícia Sanchez Peres.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
METODOLOGIA Identificamos e realizamos o mapeamento das comunidades em que foi feita a pesquisa de campo e de pessoas que foram entrevistadas, nos municípios.
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO E PRESERVAÇÃO – AVALIANDO A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE DE GAROPABA DO SUL, JAGUARUNA –SC, SOBRE O PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO LOCAL. UNISUL-Universidade.
Área: Relações Internacionais Título – O campo de atuação do profissional de Relações Internacionais na região da Grande Florianópolis: características.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
FAMÍLIA. FAMILIA A família é um veículo de transmissão de valores, como justiça, solidariedade, educação, saúde, respeito e responsabilidade. Podemos.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MORADORES DE REGIÕES LITORÂNEAS SUL- CATARINENSES SOBRE MEIO AMBIENTE - Ciências Humanas / Psicologia Social REIS, Diego Machado.
Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia: turismo comunitário em territórios rurais Salão do Turismo 2009.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Área: Relações Internacionais Título – Análise de Acordos Comerciais do Brasil com os países da América do Sul e as perspectivas de negócios internacionais.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Fernanda Moro Cechinel Heloisa Maria Jacinto Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Florianópolis 2010.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
O termo quilombola vem do tupi-guarani cañybó e significa aquele que foge muito.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
A REGIÃO NORDESTE Aluno: Luiz Henrique C. Ferreira. Ano: 5ºanoB. Escola: PIRLIMPIMPIM. Professora: Paula. Fonte de informações: livro de Geografia, internet.
SAÚDE E PRÁTICAS TRADICIONAIS EM POVOS INDÍGENAS NO CEARÁ: ESPECIALISTAS, ATUAÇÃO TERAPÊUTICA E CONTEXTO ÉTNICO CULTURAL Autores: Jairla Moita Pedroza;
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
Programa Revitalizando Culturas – Projeto: Ensino sobre as exigências legais através da Contabilidade na aldeia Mbyá- Guarani do Maciambu de Palhoça –
SISTEMATIZAÇÃO DA MEMÓRIA SÓCIO-CULTURAL DOS AFRO-DESCENDENTES DO MUNICÍPIO DE LAGUNA/SC. (Ciências Humanas, Linguagens e Artes) Acadêmica: Bárbara Colossi.
INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo um novo olhar sobre a questão indígena regional, com destaque principal para o grupo Xokleng. Neste sentido.
Resultados Conscientização dos dirigentes da Associação Indígena, sobre o uso do instrumento legal Pessoa Jurídica e os cuidados com os documentos da mesma;
Grasiela I. Vieira e Eugenia E. Heidemmann – PUIC – História – Tubarão INTRODUÇÃO O presente trabalho consiste em conhecer a história da “ arte ” na mesa.
Resultados O principais resultados encontrados foram: 16 propriedades que trabalhavam com a produção de plantas medicinais. Área total de cultivo de, aproximadamente,
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE ERMO, JACINTO.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
A INCLUSÃO ESCOLAR NA REGIÃO DE AMUREL/SC: CONTORNOS,PERSPECTIVAS E CONTEXTOS (Educação/Educação Especial) Ana Lucia Cohan Duarte (discente do curso de.
Transcrição da apresentação:

Profª Msc. Eugenia Exterkoetter Heidemann SISTEMATIZAÇÃO DA CULTURA GERMÂNICA NOS VALES DOS RIOS CAPIVARI E BRAÇO DO NORTE: PERCORRENDO UM CAMINHO NA DIVERSIDADE CULTURAL DO SUL DE SANTA CATARINA Profª Msc. Eugenia Exterkoetter Heidemann

Introdução Com o presente projeto de pesquisa histórica, pretendeu-se fazer a sistematização da cultura germânica nos Vales dos Rios Capivari e Braço do Norte, no sul de Santa Catarina, buscando documentar saberes, fazeres, tradições, religiosidade, a relação do homem com o sobrenatural, com a terra e a natureza

Introdução O estudo tem como foco a cultura germânica na região, caracterizada por um elo muito forte de pertença, que se afirma na forma de ser cidadão e no relacionamento consigo e com os outros.

Objetivo Identificar e sistematizar a cultura material e imaterial nas comunidades germânicas no sul de Santa Catarina, região dos vales do Rio Capivari e do Rio Braço do Norte, como um indicador para o turismo cultural-religioso e do desenvolvimento sustentável da Região

Metodologia O objeto da presente pesquisa são as tradições e práticas culturais, identificação da rota germânica com pontuação dos núcleos coloniais, na região dos Vales dos rios Capivari e Braço do Norte, tendo como vértebra norteadora da pesquisa a comunidade de São Luiz, terra da Bem-Aventurada Albertina.

Metodologia Para o desenvolvimento do presente projeto, realizou-se pesquisa exploratória e mapeamento da região para composição da amostragem, pesquisa bibliográfica e documental. Trabalhou-se acima de tudo com história oral, utilizando técnicas de entrevistas. Para análise dos dados foram feitas abordagens qualitativas.

Metodologia Para análise dos dados foram feitas abordagens qualitativas.

Resultados As pesquisas realizadas demonstram que a região dos Vales dos Rios Capivari e Braço do Norte, caracterizam-se pela singularidade da cultura germânica, cuja peculiaridade se apresenta na relação do homem com ele mesmo, com sua família e com a natureza. Cultura, que poderá agregar valores a atividades tradicionais, almejando o desenvolvimento do turismo cultural-religioso na região, tendo como centro gerador a comunidade de São Luiz, terra da menina mártir Albertina Berckenbrock, paróquia de Vargem do Cedro, Município de São Martinho/SC.

Resultados Iniciativas no sentido de utilizar este diferencial para o desenvolvimento e sustentabilidade econômica da região, a partir do turismo cultural-religioso vem acontecendo desde a década de 1990.

Resultados Porém atentamos para a existência de fatores inibidores desse processo de desenvolvimento, que necessitam de atenção por parte do governo, como: infraestrutura, migração da população jovem, a necessidade de profissionalização e agregação de valor a propriedade, a falta de integração entre os diversos municípios da região dos Vales dos Rios Capivari e Braço do Norte, educação ambiental entre outros.

Resultados O presente trabalho poderá contribuir para a tomada de consciência da necessidade de salvaguarda do patrimônio cultural e ambiental a partir da educação patrimonial.

Exemplo de empreendorismo

Conclusões A partir das pesquisas realizadas, considerou-se que a cultura germânica nos Vales dos Rios Capivari e Braço do Norte, no sul de Santa Catarina, apresenta singularidades em relação a cultura germânica de outras regiões principalmente ao norte do Estado de Santa Catarina e também com relação a outros grupos étnicos da região.

Conclusões Particularidades que se apresentam na maneira de viver, de falar, de se relacionar com a família, na prática da religiosidade, e principalmente na relação com a natureza.

Conclusões A caracterização da cultura germânica na região e a relação de pertença a esse grupo social, decorre de todo um contexto sócio cultural.

eugenia.heidemann@unisul.br