MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Movimentos migratórios
A história através dos gráficos...
Imigração japonesa Inícios da imigração.
Movimentos imigratórios
OS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS INTERNOS DO BRASIL
REVISÃO – 6ª SÉRIE UT 3 E UT 4 (até a pág. 28).
Migração Prof.: Maj Jean Cid. Causas das Migrações Político-Ideológicas Desastres Naturais Conflitos Militares Religiosos Econômicos.
População II Prof. Nobre.
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Movimentos Migratórios e Urbanização
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
Correção da Prova 4° Bimestre.
População.
População II.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
CENTRO SUL.
A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
Consequências das Migrações
BRASIL MUNDO POPULAÇÃO
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
MIGRAÇÕES.
Migrações Internas no Brasil
Movimentos Migratórios
Correntes imigratórias
Movimentos migratórios
MOVIMENTOS DA POPULAÇÃO
Migrações internas no Brasil
MIGRAÇÕES.
população brasileira Cap. 15
População em movimento
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
DINÂMICA DEMOGRÁFICA DO BRASIL
Características e Crescimento da População Mundial.
Migrações.
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
Movimentos migratórios
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
MIGRAÇÃO E XENOFOBIA.
Migrações internas – exemplos históricos
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
Movimentos Migratórios Internos
MOVIMENTOS POPULACIONAIS
Movimentos Migratórios e suas Motivações
A migração interna no Brasil
Denise Saiete Mariana de Sacadura Botte Mariana da Rocha
Fluxos Migratórios.
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
População II Prof. Maj Jean Cid ESTRUTURA OCUPACIONAL População Economicamente Ativa (PEA): é constituída pelas pessoas de 10 ou mais anos de idade que.
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Fonte: Organização Internacional para Migração
IMIGRAÇÃO.
Imigração no Brasil Final do Séc. XIX e Séc. XX.
TÉCNICO DE CONTROLO DE QUALIDADE ALIMENTAR
Demografia Cristiano Almeida.
Migrações.
Fonte: Organização Internacional para Migração
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Imigração Alemã no Brasil
Fonte: Organização Internacional para Migração
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
Noção de Migração Deslocação de pessoas de uma área para outra com mudança de residência.
Bolsista: Giovana Tavares Lopes 1°ano D. O que se entende por migração? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma.
Geografia 2011/12.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS IMIGRAÇÃO EMIGRAÇÃO MIGRAÇÃO EXTERNA MIGRAÇÕES INTERNAS ÊXODO RURAL TRANSUMÂNCIA PENDULAR O que são? Quais as causas? Quais as conseqüências? Quais os tipos?

Conceitos básicos Os movimentos horizontais ou transladativos, são os deslocamentos definitivos ou temporários dos habitantes de uma lugar para outro. É o caso do nomadismo, das migrações, da transumância e do êxodo rural.   O Nomadismo é o movimento constante praticado pelos povos sem residência fixa. É o caso dos ciganos. As migrações são movimentos de pessoas de uma região para outra. São internas quando ocorrem dentro de uma mesmo país e externas quando se dão de um país para outro, daí o fato de existir: Emigração: a saída da população de um lugar; Imigração: a entrada ou chegada de estrangeiros num lugar.

TIPOS Transumância   A transumância é um movimento periódico e reversivo, causado por fatores climáticos, com a mudança das estações ou secas temporárias.

A palavra pela primeira vez no livro "Formação Econômica do Brasil" de Celso Furtado. Ali, nosso brilhante pensador utilizou a palavra para descrever o movimento dos nordestinos em direção à Amazônia em busca de oportunidades no ciclo de extração da borracha no final do século XIX e início do século XX. Transumância também foram o movimento dos povos da Europa Central no ciclo brasileiro do café no século XIX e a forçada diáspora dos trabalhadores escravizados da África para o Brasil do século XVI ao século XIX. Contemporaneamente, vemos também Transumância no deslocamento de levas e levas de desempregados brasileiros para os EUA, Europa e Japão.

Migrações Pendulares São simples fluxos populacionais que não correspondem verdadeiramente a migrações, pois não são realizados com intuito de mudança definitiva. Ocorrem no dia a dia.

Êxodo rural É o processo segundo o qual uma parte da população migra, de uma maneira geral com caráter definitivo, do campo para a cidade.

Causas -Catástrofes Naturais ou Ambientais: Sismos; Inundações; Erupções vulcânicas; Secas prolongadas; Religiosas; Étnicas; -Políticas: Guerras; Regimes políticos repressivos; Perseguições políticas; Econômicas: Desemprego; Baixos salários; Deterioração da vida Rural;

Conseqüências Migrações Internacionais Diminuição da população; Diminuição da taxa de natalidade devido à escassez de população jovem e adultos; Envelhecimento da população; Ocorrência de classes ocas em determinados níveis etários; Diminuição da população ativa; Entrada de divisas (moeda estrangeira) enviadas pelos emigrantes;

Nas áreas de destino assiste-se a: Aumento da população devido à entrada de imigrantes; Aumento da taxa de natalidade conseqüência do elevado número de jovens e adultos; Rejuvenescimento da população; Aumento da população ativa; Possível aparecimento de bairros degradados; Dificuldades de aceitação de novas culturas, línguas e costumes;

Causas Êxodo rural ECONÔMICAS TRABALHO RAZÕES SOCIAIS

Conseqüências do Êxodo Rural Para o campo: Perda de mão-de-obra; Permanência de mão-de-obra idosa que dificulta a modernização da agricultura; Envelhecimento da população; Diminuição da taxa de natalidade;

MIGRAÇÕES NO BRASIL A imigração no Brasil pode ser dividido em três períodos principais: 1) O primeiro período (de 1808 a 1850) foi marcado pela chegada da família real, em 1808, o que ocasionou a vinda dos primeiros casais de imigrantes açorianos para serem proprietários de terras no país.

2) O segundo período (de 1850 a 1930) foi marcado pela proibição do tráfico de escravos. Foi a época mais importante para a nossa imigração, devido ao grande crescimento da atividade monocultora (café) e aos incentivos governamentais dados ao imigrante. Em 1888, com a abolição da escravidão, estimulou-se ainda mais o fluxo imigratório, tendo o Brasil recebido, nessa época, praticamente 80% dos imigrantes entrados no país.

3) O terceiro período (de 1930 até os dias de hoje) é caracterizado por uma sensível redução na imigração, devido, inicialmente, à crise econômica de 1929, ocasionada pela quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, com o conseqüente abalo da cafeicultura brasileira.

PRINCIPAIS GRUPOS DE IMIGRANTES: a) Os PORTUGUESES representam o maior contingente de imigrantes entrados no Brasil. b) Os primeiros ITALIANOS chegaram ao Brasil em 1875, estabelecendo-se no Rio Grande do Sul, na região serrana e também em Santa Catarina, onde o clima era mais ameno, assemelhando-se um pouco com as regiões de onde vieram. Logo após essa época, São Paulo tornou- se o maior pólo receptor de italianos. c) As primeiras levas de imigrantes ALEMÃES chegaram em 1824 e, desde então, deram preferência à região Sul do Brasil, onde fundaram a colônia de São Leopoldo (RS). d) A imigraçãoJAPONESAteve início em 1908.

MIGRAÇÕES INTERNAS

DADOS DO CENSO

PROBLEMAS SOCIAIS

Referências http://www.frigoletto.com.br/GeoPop/migracoes.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Axodo_rural