INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
David Justino e Sílvia de Almeida
Advertisements

INDEPENDÊNCIA DOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS.
1 - Independências das nações latino-americanas:
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A Crise do Antigo Regime
- INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS - OS EUA NO SÉCULO XIX
A INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
Independência da América Latina
Ideais Iluministas invadem a América
A independência da América espanhola
HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL
A Independência das Colônias Latino-americanas ( )
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
O Processo de independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O CONGRESSO DE VIENA E A SANTA.
A América Espanhola Formação.
INDEPENDÊNCIAS LATINO- AMERICANAS
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
O que você deve saber sobre
Independência da América espanhola
Processos de independência na América Espanhola
América Colonial.
1 - Independências das nações latino-americanas:
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
1 - Independências das nações latino-americanas:
Independência – Características Gerais No contexto da Crise do Sistema Colonial Pela elite colonial Conflitos armados.
As lutas pela independência na América Espanhola e Portuguesa
Independência da América Espanhola
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
AS LUTAS PELA INDEPENDÊNCIA
Chegada da família real portuguesa.
A Era Napoleônica.
As Independências na América Latina
Independências americanas
América Latina A construção da ideia de América Latina e a América Latina no mundo global Prof. Tiago Fuoco.
Formação dos Estados Nacionais na América Hispânica
COLÔNIAS INGLESAS - EUA
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIAS NA AMÉRICA
Aula Independência na América Latina
O LONGO SÉCULO XIX.
Colonização das Américas
Habitantes (milhares)
Independência da América Espanhola
Independência da América Espanhola
Professor Edley
Independência da América Espanhola
Independência na América ESPANHOLA
1. ANTES DA INDEPENDÊNCIA
Crise do Sistema Feudal
Independência da América Espanhola Webster Pinheiro
Processos de independência na América Espanhola
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
Independência da América Espanhola
18 DE BRUMÁRIO - O GOLPE EM NOME DA BURGUESIA
Luta pela emancipação política nas Américas
LUTAS SOCIAIS NO MÉXICO
As Independências da América Latina
Conteúdos do 3º bimestre:
PROCESSOS DE INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA.
Independência da América Espanhola Prof. Alan
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
AMERICANOS LUTAM POR LIBERDADE
A INDEPENDÊNCIA DA COLÔNIAS AMERICANAS DA ESPAPANHA
INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA. Antecedentes - Iluminismo - Independencia dos EUA - Guerra peninsular ( ) - invasão da espanha e coalizão.
A independência da América Espanhola
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan.
O processo da Independência do Brasil Principais conceitos.
IDADE CONTEMPORÂNEA AMÉRICA NO SÉCULO XIX - INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS - OS EUA NO SÉCULO XIX - INDEPENDÊNCIAS DAS NAÇÕES LATINO-AMERICANAS.
Transcrição da apresentação:

INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA 1

A transição do século XVIII para o século XIX Acontecimentos que influenciaram o processo de independência das Américas:  Independência das 13 colônias (1776): A formação dos Estados Unidos da América pode ser considerado o pontapé inicial no processo de independência das colônias americanas. Serviu como exemplo e fonte de inspiração para os movimentos latino–americanos que lutavam pela emancipação política e pela ruptura do pacto colonial. O regime republicano, baseado no pensamento iluminista, exerceu enorme fascínio sobre a aristocracia “criolla” da América Espanhola.

A transição do século XVIII para o século XIX  Revolução Industrial (1780):  As relações capitalistas alcançavam distâncias cada vez maiores.  + Já em 1713, a Inglaterra passa a ter o direito sobre o “asiento” (fornecimento de escravos para as colônias) e o chamado “permiso” (comércio direto com as colônias). Necessidade de substituir o monopólio comercial pela livre concorrência: abolição do sistema de “Porto Único” (1797). Aumento da produção Demanda por matéria-prima Demanda mercado consumidor

A transição do século XVIII para o século XIX  Revolução Francesa (1789):  Os ideais iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade contra o Antigo Regime  A Era Napoleônica (1799-1815): defesa da República Francesa e início de novas conquistas (contra as monarquias absolutistas).              E Portugal? Como ficou diante de Napoleão? Espanha ocupada pelas tropas de Napoleão A estrutura político-administrativa em relação às colônias se desorganizou

A transição do século XVIII para o século XIX  Juntas Governativas: estratégia para acabar com as restrições da metrópole. As Juntas, organizadas em várias cidades pela elite colonial, passaram a defender a idéia de ruptura definitiva com a metrópole             Com a derrota de Napoleão e a ação do Congresso de Viena (1815) e da Santa Aliança, intensificaram-se as lutas pela independência. A liberdade representava a independência e foi essa visão liberal e iluminista que predominou

Relembrando a estrutura administrativa da América Espanhola

As lutas pela independência no Vice-Reino de Nova Espanha (atual México e América Central)  A independência só aconteceu em 1821, com a vitória do General Itúrbide (espanhol que acabou se proclamando Imperador do México).  Em 1823, os republicanos expulsaram o general e proclamaram a República.  O restante do território desse vice-reino também tornou-se independente em 1821: “Províncias Unidas da América Central”. Mais tarde, fragmentaram-se em Guatemala, Honduras, El Salvador e Nicarágua. As lutas iniciaram em 1810 com Hidalgo e Morellos, liderando um exército de mestiços, índios e brancos pobres.

San Martín (1775-1850): militar argentino As lutas pela independência nos Vice-Reinos de Nova Granada, Peru e Rio da Prata  Na América do Sul: San Martín e Simon Bolívar  Organizaram exércitos formados por índios, mestiços e colonos pobres.  A Inglaterra teve papel preponderante nas lutas pela independência das colônias hispano-americanas. San Martín (1775-1850): militar argentino  Argentina (1816), Chile (1818) e Peru (1821) Simon Bolívar (1783-1830): aristocrata venezuelano  Colômbia (1819), Venezuela (1821), Peru (1821), Equador (1822) e Bolívia (1825)

As lutas pela independência nos Vice-Reinos de Nova Granada, Peru e Rio da Prata  Simon Bolívar defendeu uma postura pan-americana para os territórios    BOLIVARISMO  Defendia a necessidade de união das nações americanas face à possível contra-ofensiva da Espanha, apoiada pela Santa Aliança.  Criou a Grã-Colômbia (1819), que duraria até 1830, mesmo ano de sua morte.  A Grã-Colômbia foi fragmentada em três Estados; Venezuela, Equador e Colômbia, à qual se integrava o Panamá.

Os mapas: antes e depois da independência

Quais as propostas dos novos estados nacionais?  Seriam dirigidos e organizados de acordo com os interesses das elites “criollas”. Muitos proprietários de terras, comerciantes e liberais buscavam, com a independência, viabilizar seus “projetos”:  cargos na alta administração  fim do monopólio comercial metropolitano  expansão dos negócios e propriedades            A “mita” foi restabelecida com o nome de “Serviço à República”

A fragmentação política e o caudilhismo A fragmentação política da América hispânica pode ser explicada pelo próprio sistema colonial, uma vez que as diversas regiões do império espanhol eram isoladas entre si. Essa situação favorece também o surgimento de lideranças locais fortes, os CAUDILHOS, dificultando a realização de um projeto de unidade colonial. O Caudilhismo:  O caudilho era (ou ainda é?) um chefe político local, grande proprietário de terra e que procurava manter as mesmas estruturas sociais e econômicas herdadas do período colonial.  Convencionou-se como “figura” típica da América Latina, notadamente dos países surgidos do Império espanhol.

Independência da América Espanhola X América Portuguesa Assim como o movimento de independência das colônias espanholas é tradicionalmente visto a partir dos interesses da elite, costuma-se compara-lo com o movimento que ocorreu no Brasil:  participação popular, porém sob liderança dos “criollos”  o caráter militar, envolvendo anos de conflito com a Espanha;  a fragmentação territorial, processo caracterizado pela transformação de uma região em vários países livres  adoção do regime republicano - exceção feita ao México (depois tornou-se uma República)

Será que mudou alguma coisa? A inserção de novos estados nacionais no cenário internacional do trabalho: continuava nos mesmos moldes coloniais... X                       exportação de matéria-prima (agrícola e mineral) importação de produtos industrializados valores de mercado diferentes entre produtos (industrializados X agrícolas) Balança Desfavorável Empréstimos Dívidas (interna e externa)

A dependência ao longo dos séculos XIX e XX: Inglaterra e EUA À emancipação e divisão política latino-americana segue-se nova dependência: não mais das antigas metrópoles, porém da Inglaterra. No início do século XX: início da influência estadunidense que, gradualmente substitui a inglesa. Os Estados Unidos “não concordavam” com as práticas de intervenção dos europeus e com isso se distanciaram da Europa, tudo isso depois da Santa Aliança (1815).  Diante da insatisfação do governo americano o então presidente, James Monroe, elaborou a chamada Doutrina Monroe: “A América para os americanos”

EM SUMA No início do século XIX, a América hispânica, inspirada nas idéias liberais do Iluminismo, travou sua guerra de independência vitoriosa contra colonialismo espanhol para, em seguida, fragmentar-se em um grande número de jovens repúblicas oprimidas por caudilhos militares, exploradas por oligarquias rurais e acorrentadas a uma nova dependência econômica imposta pelo capitalismo industrial inglês e, posteriormente, estadunidense.

MÉXICO – 1821 VENEZUELA – 1821 COLÔMBIA – 1819 EQUADOR – 1822 BRASIL – 1822 PERU – 1824 PARAGUAI – 1811 BOLÍVIA – 1825 URUGUAI – 1828 ARGENTINA – 1816 CHILE – 1818