O Tabagismo Fator de risco para as principais causas de morte no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Estão associadas ao uso do cigarro: 30% das mortes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Fatos sobre o tabaco.
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
TABACO: dados epidemiológicos
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Fumar mata.
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
Este pulmão pertenceu ao cidadão que fumou durante 25 anos e morou na cidade de São Paulo.
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
CÂNCER DE PULMÃO O que é? O câncer de pulmão é o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. A.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
ACONSELHAMENTO.
Doenças provocadas pelo tabagismo
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
PROJETO ITC BRAZIL ITC - BRAZIL Resultados parciais da Pesquisa:
Plano de Trabalho da Área de Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho e Ambiente 2007 EIXOS PARA DISCUSSÃO : I – Portaria nº 2439/GM de 2005 – considerando.
Paternidade e políticas públicas
Ministério de Minas e Energia
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
Fórum experiências exitosas em 2013
Tabagismo Tabagismo é intoxicação causada por abuso de tabaco .
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
COORDENAÇÃO DE PROGRAMAS DE SAÚDE BUCAL
31 de maio. Dia Mundial Sem Tabaco
PROJETO EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO SUS
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
Ações da Anvisa no Controle dos Ambientes Livres do Tabaco
Rio Mulher.
27 de Novembro-Dia Nacional de combate ao câncer.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Rio Verde - Goiás - Brasil
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção B Rastreamento das mortes e doenças relacionadas ao tabaco.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
PLANO NACIONAL SOBRE ABORDAGEM E TRATAMENTO DO TABAGISMO
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
DEPARTAMENTO DE VOZ Nesse período, o Departamento de Voz desenvolveu diversas atividades visando promover a área de voz para fonoaudiólogos, outros profissionais.
© Copyright 2009, Top Brands. Proibida reprodução. Todos os direitos reservados. IBRAVIN – Wines From Brazil.
A EPIDEMIA A EPIDEMIA TABAGICA TABAGICA.
17 de Novembro Dia do Não Fumador.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT.
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
O desafio em ajudar o paciente a parar de fumar
Câncer no Brasil - Dados dos Registros de Base Populacional Volume IV
Tabagismo e Fatores Associados Ilone Fabiane Rhoden Fabio Mulher
DRIBLANDO A TUBERCULOSE
Estratégia de Saúde da Família
Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
II CONGRESSO BRASILEIRO DE TABAGISMO 23 a 25/08/2007 BELO HORIZONTE - MG MESA REDONDA TABAGISMO: ENSINO E ÁREA DE ATUAÇÃO TEMA: A OPINIÃO DA AMB Dr. Antonio.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Aconselhamento em Dependência Química Profª Carla Eloá Ferraz
PROJETO ANTI-TABAGISMO
PROGRAMA ANTI- TABAGISMO Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste Coordenadora: Mariangela Casanova.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Módulo Escola Livre do Tabaco Módulo Escola Livre de Tabaco Programa Saber Saúde.
ROTEIRO PARA ELAB. DE PROJETOS PETROBRAS SOCIAL – OBJETIVOS ESPECÍFICOS Atividades Principais Realização de 10 aulas sequenciais e progressivas sobre estratégias.
Transcrição da apresentação:

CONTROLE DO TABAGISMO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

O Tabagismo Fator de risco para as principais causas de morte no Rio de Janeiro, no Brasil e no mundo. Estão associadas ao uso do cigarro: 30% das mortes por câncer 90% das mortes por câncer de pulmão 25% das mortes por doença coronariana 85% das mortes por DPOC 25% das mortes por doença cerebrovascular

O Início do Programa Na SMS-Rio o Programa de Controle do Tabagismo existe Desde 1994, inserido na Coordenação de Doenças Crônicas

Estratégias Sensibilização de profissionais divulgando informações sobre o impacto do fumo na saúde, as leis, o papel do profissional de saúde, ações no mundo, poder da mídia e da propaganda. Fornecimento de material e sugestão de atividades nas datas comemorativas: 31 de maio, 29 de agosto, 27 de novembro, ... Ações estruturadas: Ambiente Livre de Fumo, Abordagem Mínima e Grupo de Apoio para Deixar de Fumar.

Ambiente Livre de Fumo Processo educativo para estimular a mudança de comportamento de fumantes e não fumantes (técnicas de abordagem, levantamento do perfil do tabagismo, sinalização e outras ações educativas contínuas) Lei Federal nº 9.294/96: restringe o uso do tabaco em recintos fechados de uso coletivo, só em áreas ao ar livre ou destinadas unicamente para esse fim. Lei Municipal nº 3366/02: Proíbe o fumo em todos os imóveis do Município, determina a reserva de locais onde seja permitido fumar.

Ambiente Livre de Fumo Hoje temos: para usuários 22 Unidades Livres de Fumo e estamos implantando o Ambiente Livre de Fumo no nível central da SMS serve de exemplo para usuários PS Eitel Pinheiro – Bangu

Material de divulgação produzido pela SMS-Rio CARTAZ ETIQUETAS

DIA MUNDIAL SEM TABACO NA PRAÇA SAENS PENA CMS HEITOR BELTRÃO – AP 2.2 DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER P.S. EITEL PINHEIRO – AP 5.1 CAMPANHA DE SÍFILIS NA UNIDADE EM QUE É ABORDADO O TEMA TABAGISMO P.S. EITEL PINHEIRO – AP 5.1

Mensagens nos meios de comunicação o Diário Oficial, o contracheque e outras publicações internas, além da parceria com a Comunicação Social.

Abordagem Mínima – PAPA Pergunte, Aconselhe, Prepare, Acompanhe Abordagem Máxima Apoio para deixar de fumar

Projeto Saber Saúde Na escola, propõe atividades didáticas, em todas as matérias, voltadas para os fatores de risco de câncer e outras doenças. Suas atividades estão de acordo com o projeto Escola Promotora de Saúde.

Cartaz e Colante

Colantes O local escolhido para o fumódromo deve ser arejado, não compartilhar da refrigeração central e ser o mais isolado possível do resto do ambiente

DIA 31 / 05 DIA MUNDIAL SEM TABACO 2002

Superintendência de Saúde Coletiva Coordenação de Doenças Crônicas Gerência do Programa de Câncer Tels: 2503-2211/2218 fax: 2503-2248 gcancer@pcrj.rj.gov.br