SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade de biodiesel da Petrobras
Advertisements

Políticas Públicas de Desenvolvimento Agrário e Proposições para Inclusão Quilombola José Alfredo Jr. Sec. Agricultura Familiar/MDA.
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Conceito O Fome Zero é uma estratégia impulsionada pelo Governo Federal para assegurar o direito humano à alimentação adequada, priorizando as pessoas.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
POLÍTICAS DE INCLUSÃO PRODUTIVA
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
AGENDA SOCIAL Florianópolis, Agosto de 2008.
AGROINDÚSTRIA E TURISMO RURAL
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Plano Safra da Agricultura Familiar
da Agricultura Familiar
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Plano Estratégico Regional de Turismo
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
AGRICULTURA FAMILIAR, EVOLUÇÃO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL NO BRASIL FISENGE - Salvador/BA 06 de novembro de 2009.
“Qualificação Profissional: construindo
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
MAIS PRODUÇÃO, RENDA E INCLUSÃO SOCIAL NO CAMPO. PLANO SAFRA RS.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 1 ATER 2015 UM NOVO CICLO SEMINARIO ASBRAER - REGIAO NORDESTE 20 e 21 de novembro de 2014 Eng. Agr.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
1 Prioridades Estratégicas 1 Estruturar as bases para um novo modelo de gestão de compras do Estado, visando maior economia nos gastos públicos, sua adequação.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
Brasília, março de 2008 AGENDA SOCIAL. “Estamos lutando por um Brasil sem pobreza, sem privilégios, sem discriminações. Um país de oportunidades para.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Desenvolvimento Territorial com terra e políticas públicas diferenciadas para garantir sucessão no campo. - SJTTR - CNJTTR - C O N T A G –
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
SECRETARIA DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Objetivos Específicos:
1.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
PROGRAMA DE DIVERSIFICAÇÃO EM ÁREAS CULTIVADAS COM TABACO - OS DESAFIOS EM ÁREAS DE FUMICULTURA Adriana Gregolin - MDA/SAF/DATER.
Disseminação da Pesquisa Científica do Setor Agrícola, Florestal e Pesqueiro do Estado do Amazonas Sonia Alfaia SEPROR.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO JOSÉ ADELMAR BATISTA DIRETOR DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA FAMILIAR DAF/SDR

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO MISSÃO DA SDR - PROMOVER O DESENVOLVIMENTO RURAL FOCADO NA ELEVAÇÃO DA RENDA E DA QUALIDADE DE VIDA - PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS - COMPREENSÃO DE QUE A AGRICULTURA FAMILIAR VAI ALÉM DA PRODUÇÃO E DO NEGÓCIO - UM RURAL COM GENTE - UM RURAL COMO MODO DE VIDA

EIXOS DE ATUAÇÃO DA SDR -ELEVAÇÃO DA AUTOESTIMA E RENDA DOS AF GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO EIXOS DE ATUAÇÃO DA SDR -ELEVAÇÃO DA AUTOESTIMA E RENDA DOS AF -QUALIFICAÇÃO DAS ECONOMIAS DE BASE FAMILIAR E COOPERATIVA -CONJUGAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO COM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

PROGRAMAS E PROJETOS DA SDR GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO PROGRAMAS E PROJETOS DA SDR -APOIO A PÚBLICOS ESPECÍFICOS(Indígenas, Quilombolas...) -REFORMA AGRÁRIA -QUALIFICAÇÃO DA INFRAESTRUTURA RUAL(irrigação, abastecimento humano e animal, manejo sustentável...) -FORTALECIMENTO DA ATER -ABASTECIMENTO E SEGURANÇA ALIMENTAR -COOPERATIVISMO COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO

PROGRAMAS E PROJETOS DA SDR GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO PROGRAMAS E PROJETOS DA SDR AGROINDÚSTRIA FAMILIAR SABOR GAÚCHO; -Implantação de novas agroindústrias. -Legalização, capacitação e financiamento de agroindústrias familiares. -Apoio a implantação do SUASA

PROGRAMAS E PROJETOS DA SDR GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO PROGRAMAS E PROJETOS DA SDR DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA PESCA E AQUICULTURA: -Fortalecimento da cadeia produtiva do pescado. -Incentivo à aquicultura. -fomento e legalização de açudes.

PROGRAMAS E PROJETOS DA SDR DAF GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO PROGRAMAS E PROJETOS DA SDR DAF 1-Fortalecimento dos sistemas produtivos locais e regionais. 2- Mais ambiente. 3- Promoção da educação rural. 4- Apoio à juventude rural, mulheres e idosos

PROJETOS 1.1-Gestão territorial. GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO PROJETOS 1.1-Gestão territorial. 1.2-Troca-troca de sementes e calcário. 1.3-Fortalecimento da pecuária familiar. 1.4-Leite gaúcho. 1.5-Apoio a culturas emergentes(fruticultura, olericultura. 1.6-Turismo rural e artesanato. 1.7- Novos: alimentação escolar e bioenergia.

IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO LEITEIRA GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO LEITEIRA -PRODUÇÃO CRESCE NUMA MÉDIA DE 5% AO ANO -DE 14,5 BILHÕES DE LITROS PRODUZIDOS EM 1990 -PARA 30,5 BILHÕES EM 2010 -REGIÃO SUL É A SEGUNDA PRODUTORA DO PAÍS (30%) -O RS É O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DO PAÍS, COM 3,3 BILHÕES DE LITROS ANO -12% DA PRODUÇÃO NACIONAL -O RS PRODUZ 9,5 MILHÕES DE LITROS DIA -TEM UM PARQUE INDUSTRIAL COM CAPACIDADE DE 16 MILHÕES DE LITROS DIA. -NO FINAL DE 2012 SERÁ DE 18 MILHÕES DE LITROS DIA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO OBJETIVO GERAL -AUMENTAR A RENDA, MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS AGRICULTORES DE BASE FAMILIAR, ATRAVÉS DO AUMENTO DA PRODUÇÃO, DA PRODUTIVIDADE E MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE, OFERTANDO UM ALIMENTO SEGURO E SAUDÁVEL À POPULAÇÃO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS -QUALIFICAR E PROFISSIONALIZAR OS PRODUTORES DE LEITE -FORNECER ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL AOS PRODUTORES DE LEITE -AUMENTAR A PRODUÇÃO E MELHORAR A RENDA DOS PRODUTORES DE LEITE -MELHORAR A QUALIDADE DO LEITE E DERIVADOS

PROJETOS (continuação) GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO PROJETOS (continuação) 2.1-Estímulo à adequação à legislação e compensação por serviços ambientais. 2.2-Transição para sistemas agroecológicos.

PROJETOS (continuação) GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO PROJETOS (continuação) 3.1-Qualificação profissional dos agricultores. 3.2-Adaptação curricular à realidade agrícola. 3.3-Fortalecimento das escolas familiares rurais e escolas itinerantes dirigidas às populações acampadas ou com acesso precário aos locais de ensino. 3.4-Ensino médio e profissionalizante nas áreas rurais.

PROJETOS (continuação) GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO PROJETOS (continuação) 4.1-Incentivo às atividades culturais e artísticas e ao esporte e lazer no meio rural. 4.2-Inclusão digital para o meio rural. 4.3-Pró-jovem rural(incentivo à qualificação dos jovens para permanência no meio rural através de um bolsa de 24 meses de iniciação ao trabalho)

GERAÇÃO DE RENDA -O grande desafio é a renda. GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO GERAÇÃO DE RENDA -O grande desafio é a renda. -É gerar renda no meio rural -É preciso debater e organizar a produção rural.

OBRIGADO CONTATOS: jose-batista@sdr.rs.gov.br GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO OBRIGADO CONTATOS: jose-batista@sdr.rs.gov.br armando-enderle@sdr.rs.gov.br lionara-leao@sdr.rs.gov.br