Utilização do AVA – Moodle Possibilidades para a Mediação pedagógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uso do Ambiente de Ensino On-line
Advertisements

COMO SE CADASTRAR? Por Fabrice Joye
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
FGV Online Programa de Ensino a Distância da Fundação Getulio Vargas.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
O Cenário Virtual.
Indisciplina na Sala de Aula
Ferramentas de Mediação no Moodle
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Produção do conhecimento em EAD
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
ALEXANDRA ALINE VERA.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
O que é o blueLab? O blueLab é um software de uso pedagógico, pensado para auxiliar o professor nas diversas atividades que realiza dentro do ambiente.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Formas de Interação.
CIDADE DIGITAL.
Instituto SOS Professor
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Regime de Dependência On-Line. Objetivos Recuperação parcial do aprendizado do aluno na disciplina, sem necessidade de atividades presenciais.
Atividades.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores e Iniciantes Web Conference e curso on line.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Projeto VITRUSP CTI-CEPA - USP Diagrama de informações para a criação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizando outras ferramentas de apoio ao.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Profs. Marie Jane Soares Carvalho e Adriano Teixeira CRIAR E PROFESSORAR UM CURSO ONLINE: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Orientações para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - EFAP) para o curso Curso de Formação Específica do Concurso Público para PEB.
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
SIDROLÂNDIA - MS E E KOPENOIT PROFESSSOR LUCIO DIAS Progetec: Eliziel Gabriel Campos Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED – NTE REGIONAL Tema 25.
Escola: Coopen Série: 5° ano B Aluno: Vitor.
Soluções para universidades corporativas
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Sistema de Gerenciamento Multimídia SGM. INOVE E ORGANIZE SEU ATENDIMENTO, OFERECENDO MAIS QUALIDADE AO SEU CLIENTE O SGM possui todas as funcionalidades.
ESCOLA: COOPEN SÉRIE: 5°ANO A ALUNO: DIÔGO. E nossa comunicação como vai ?
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
Aluno: Enzo Escola: Coopen Série: 5º ano B. E a nossa comunicação, como vai?
é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados.
Escola: COOPEN Série: 5° Aluna: Isabela Sousa Freitas.
Escola: COOPEN Série: 5ºano A Aluna: Isabella Moraes.
Linguagem escrita e falada Série: 5º ano A Escola: COOPEN Aluna: Eduarda.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Escola: COOPEN COC Série: 5º ano B Aluna: Maria Júlia Bueno Vieira
Escola: Coopen Série: 5°ano A Aluno: Arthur Pires Carrile c.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Conhecendo o Ambiente de Curso. O Moodle É um software livre de apoio à aprendizagem (páginas de disciplinas e grupos colaborativos). Sistema para gerenciar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Utilização do AVA – Moodle Possibilidades para a Mediação pedagógica Adriane Treitero Cônsolo

COMUNICAÇÃO AVALIAÇÃO ACOMPANHAMENTO AVALIAÇÃO Considerando o papel do professor-mediador dividido em três categorias macros: Comunicação, Acompanhamento e Avaliação, hoje vou expor a vocês como atuar nesses três vieses, utilizando as ferramentas que o Moodle tem disponível. Comunicação no ato de estar sempre em contato com o aluno, acompanhamento no sentido de estar junto a este aluno no percurso de suas atividades e avaliação na qualificação das atividades desenvolvidas.

De um para um De um para muitos Professor  Aluno Aluno  Aluno COMUNICAÇÃO De um para um Professor  Aluno Aluno  Aluno De um para muitos Na área de comunicação, podemos dividi-la em dois tipos, a comunicação de um para um (de professor a aluno / aluno a aluno) e comunicação de um para muitos.

De um para um - Mensagens Instantâneas COMUNICAÇÃO De um para um - Mensagens Instantâneas Uma das formas de se comunicar de um para um é utilizar a ferramenta de Mensagens Instantâneas que por se tratar de uma forma síncrona, a comunicação só acontece quando há outro usuário online.

De um para um / de um para muitos - Mensagem de Email COMUNICAÇÃO De um para um / de um para muitos - Mensagem de Email Outra forma de comunicação é o envio de mensagens de email através do ambiente virtual. Nessa opção é possível escolher para quem enviar mensagens e os selecionados receberão as informações em seus emails cadastrados. A intenção dessa forma de utilização não é direcionar as informações para a caixa de emails dos alunos mas sim alertá-los quanto a sua ausência ou informarem que há atividades acontecendo no ambiente virtual.

De um para todos – Fórum Avisos COMUNICAÇÃO De um para todos – Fórum Avisos Dentro da categoria de comunicação de um para todos podemos citar várias ferramentas. Dentre elas a ferramenta fórum avisos, é um fórum que somente o professor pode inserir mensagens e todas essas mensagens ficam disponíveis em um bloco lateral (últimas notícias) como forma de lembretes, deve ser usado para notificar sobre algum acontecimento de interesse para os alunos, por exemplo, abertura de um novo módulo, aula.

De um para todos – Fórum de Dúvidas COMUNICAÇÃO De um para todos – Fórum de Dúvidas Fórum de dúvidas é um canal destinado a dúvidas dos alunos, e justamente por ser um fórum que torna as dúvidas de todos públicas assim como suas soluções que podem ser dada por qualquer outro colega que saiba , pensando na filosofia de colaboração e contribuição o fórum para este fim é uma ótima opção.

De um para todos – Fórum Café COMUNICAÇÃO De um para todos – Fórum Café Fórum café é uma opção de espaço de descontração dos alunos, em que todos podem escrever sem se preocupar com avaliação.

De um para todos – Chat COMUNICAÇÃO Chat é uma ferramenta síncrona, que depende que outros colegas estejam também online, prevê que seja marcado anteriormente e de preferência utilizando a forma democrática de votação de melhor horário e dia para a maioria, a sugestão também é que aconteçam mais de uma sessão e em diferentes horários para o atendimento de um número maior de alunos.

Acesso no Ambiente ACOMPANHAMENTO Para acontecer o acompanhamento dos alunos, cito algumas formas de como fazer isso. No item participantes podemos ver todos os participantes do curso e o último acesso que cada um fez. Nessa página é listado os últimos acessos.

Relatório: Participação nas Atividades ACOMPANHAMENTO Relatório: Participação nas Atividades No item de relatório é possível visualizar todas as intervenções feitas desde o começo do curso. É possível separar esses itens de relatórios por participantes,

Relatório: Participação nas Atividades ACOMPANHAMENTO Relatório: Participação nas Atividades Atividades

Relatório: Participação nas Atividades ACOMPANHAMENTO Relatório: Participação nas Atividades Tipos de ações: ver, acrescentar... No caso do fórum por exemplo, posso escolher todos os participantes que fizeram intervenção no fórum acrescentando tópicos.

Relatório: Participação nas Atividades ACOMPANHAMENTO Relatório: Participação nas Atividades Também é possível escolher que tipo de arquivo agrupar todos essas informações, em formato excel, txt.

Relatório: Participação nas Atividades ACOMPANHAMENTO Relatório: Participação nas Atividades Neste exemplo, tenho 31 registros de acréscimo de tópicos no fórum, ou seja, 31 mensagens no fórum nessa turma.

Desempenho nas Atividades AVALIAÇÃO Desempenho nas Atividades No item avaliação, posso falar que é possível avaliar em relação a quantificação, a nota, o nível de aprofundamento e atingimento de objetivo da atividade que o aluno chegou, cada ferramenta tem sua especificidade, basicamente é possível quantificar e dar feedbacks por todas as atividades. No fórum por exemplo, após devidas configurações, a atribuição de nota é facilitada, a cada postagem no fórum aparece o item avaliar com as notas para se dar. Automaticamente,

Desempenho nas Atividades AVALIAÇÃO Desempenho nas Atividades No item notas a nota atribuída em cada atividade é visualizada, nesse item podemos fazer a seleção por aluno ou por atividade e assim visualizar o desempenho de cada aluno. Também é possível exportar esse relatório em formato de excel. Bom nossa intenção aqui não é dar uma oficina sobre moodle, mas que é possível acompanhar, avaliar e se comunicar com os alunos de forma simplificada e eficiente utilizando a própria plataforma para isso.