A Ciência do Solo na Integração Lavoura-Pecuária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

As principais propostas do MAPA que foram apresentadas em Copenhagen referem-se a cinco tecnologias que têm forte diferencial na redução de emissões de.
Nome do aluno Nome do Orientador
Ciclo do Nitrogênio 3ª série B
As conseqüências do avanço da cana
ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq
O novo ciclo de expansão do agronegócio. Safra 2010/11 O novo ciclo de expansão do agronegócio Abr/2011.
68ª SOEEA Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento Brasileiro
Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema.
Nome do Gestor: FASE – Programa Mato Grosso
Prof. Dr. José Luiz Miotto
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
SITUAÇÃO DA PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA E O MODELO ADOTADO PELAS
Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Xisto Agrícola
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA
IntroduçãoResultados Metodologia Efeito da fertilização nitrogenada sobre a emissão de NO e N 2 O em solos cultivados com milho na região dos Cerrados.
Potássio.
NITROGÊNIO.
FÓSFORO.
Contrato Com o Futuro agronegócio é câmbio a ordem é garantir a segurança alimentar e exportar a produção excedente preparar terreno:OMC,ALCA, MERCOSUL.
Desenvolvimento de métodos
CIÊNCIAS AMBIENTAIS ESPECIALIZAÇÃO EM UNIVERSIDADE
TA – 720 Fermentos biológicos e químicos
Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento de Uberaba – SAGRI
Embrapa Agrossilvipastoril
Caracterização do Problema:
INTEGRAÇÃO AGRICULTURA-PECUÁRIA
Produção de Frangos de Corte
JOÃO DA SILVA1, MARCOS SANTOS2, MARIA GONÇALVES3, JOSÉ DA SILVA4. 1 Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (Maringá PR), bolsista.
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Rochas Sedimentares Jaboticabal - SP Fonte: Decifrando a Terra.
INTEGRAÇÃO Cooperativas.
Vida e ambiente Ensino Fundamental – Quarto ciclo Carol e Vitor
A certificação de sistemas e produtos rurais usando emergia
Estação Experimental de Campos Novos
Ensino Florestal na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Profa. Gleyce Campos Dutra.
O ecossistema da lavoura de arroz Prof
1APL de Agrominerais do Sudoeste Goiano – Jataí-GO, Goiás, Brasil.
Apoio Tecnológico a Agricultores Irrigantes da Região do Circuito das Frutas ORIENTAÇÃO TECNOLÓGICAREALIZAÇÃO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL BENEDITO STORANI.
Capítulo 2: Origem e Formação
Clique para editar o estilo do título mestre DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 Introdução à engenharia de produção II.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Impacto do uso de Rhizobium no rendimento de feijão-caupi, cont...
Álcool Etanol Combustível
Ações na interface educação/pesquisa pelo Grupo de Física e Meio-Ambiente da UFMT Prof. Sérgio Roberto de Paulo – Depto. de Física-UFMT.
Manejo antecipado do nitrogênio na ILP
Programa “Plante Refugio”
Prof. ANTÔNIO CARLOS MACHADO DA ROSA
Ecologia: Aula 01 Prof. Dra. Divamélia Gomes.
1 Cabeçalho deve ser padronizado. Copiar a figura deste modelo
PDE e PAES: Diretrizes, estratégias e ações corporativas para implantação da gestão da qualidade de resultados de pesquisa na Embrapa XIV MET e I Simpósio.
Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto
Heitor Oliveira de Souza Diretor Administrativo
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
Girassol: perspectivas da cultura no Brasil
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Programa de P&D Avaliação do uso agrícola de insumos a base de xisto: potencial agronômico, segurança ambiental e alimentar Embrapa Clima Temperado.
O solo como meio de produção de alimentos e energia
Manejo de solo no sistema plantio direto
Inoculação de leguminosas
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade Universitária de Cassilândia Curso: Agronomia Disciplina: Extensão Rural Importancia da ATER Prof.
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
2º ENCONTRO ESTADUAL DA CADEIA PRODUTIVA DO MILHO Realização: Secretária da Agricultura do Paraná Resultados da Safrinha de Milho 2003/04 no Brasil Apresentação:
AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E EXPORTAÇÃO DE NUTRIENTES
Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN)
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Agricultura de Baixa Emissão de Carbono Luiz Adriano Maia Cordeiro
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
(2) a a a a a a a a b b Figuras 1 e 2 – (1) Número de nódulos (NN) e (2) massa seca de nódulos (MSN), aos 35 dias após a emergência, da cultivar de feijão-caupi.
Uso do calcário e seus benefícios
Transcrição da apresentação:

A Ciência do Solo na Integração Lavoura-Pecuária Matéria Orgânica e Fixação Biológica de Nitrogênio Luiz Tadeu Jordão Graduando em Agronomia Universidade Estadual de Maringá Dr. Antonio Saraiva Muniz Professor do Departamento de Agronomia Universidade Estadual de Maringá

Programa ABC Agricultura de Baixo Carbono

Incorporação de novos ecossistemas (Cerrado) Contribuições da Ciência do Solo Incorporação de novos ecossistemas (Cerrado) Uso racional de fertilizantes (BPUFs) Manejo do solo (PD e ILP) Educação e Transferência de Tecnologia Propriedades físicas, químicas e biológicas

Atributos Físicos do Solo JORDÃO (2010)

Atributos Físicos do Solo Consórcio Milho Safrinha + Braquiária JORDÃO (2010) Consórcio Milho Safrinha + Braquiária Milho Solteiro

Atributos Físicos do Solo JORDÃO (2010)

Atributos Físicos do Solo Soja – 45 DAE JORDÃO (2010) Soja + Palhada Soja

Atributos Físicos do Solo Soja – 60 DAE JORDÃO (2010) Soja + Palhada Soja

Atributos Químicos do Solo Correlação entre o COT e vários atributos da fertilidade do solo. Ponta Grossa - PR Fonte: Adaptado de Sá e outros (2009)

Atributos Biológicos do Solo Fixação Biológica de Nitrogênio x Fertilizantes Nitrogenados Embrapa JORDÃO (2009) Azospirillum brasiliense Depósito de Fertilizantes

Observações – Fertilizantes Nitrogenados Atributos Biológicos do Solo Observações – Fertilizantes Nitrogenados Alto gasto energético - 1 kg N 16.800 kCal - 1 kg P2O5 3.040 kCal - 1 kg K2O 2.100 kCaL Alta dependência do mercado externo Segurança alimentar Impacto ao meio ambiente

Atributos Biológicos do Solo Fonte: ANDA/CIASESP (2010)

Atributos Biológicos do Solo Fixação Biológica de Nitrogênio Bradyrhizobium Soja Azospirillum Milho, Trigo, Arroz, Cana-de-Açúcar e Braquiária A bactéria Histórico de pesquisa Funções Benefícios

Atributos Biológicos do Solo Azospirillum - Braquiária Poucas informações Resultados incipientes Pesquisas Seleção de estirpes eficientes Pesquisas atuais Produção de massa seca

Atributos Biológicos do Solo Azospirillum – Milho Safrinha Resultados 2010 Jordão et al. (Dados não publicados)

Atributos Biológicos do Solo Azospirillum – Milho Safrinha

Consórcio Milho Safrinha e Braquiária II Dia de Campo Consórcio Milho Safrinha e Braquiária Data: 10/06 (Sexta-feira) Horário: 13:30 Local: Sítio Santa Luzia (Família Versari) – Maringá INFORMAÇÕES www.cienciadosolo.com.br/diadecampo

XXVIV Ciclo de Debates Agronômicos de Maringá VIII Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia VII Encontro Paranaense de Estudos Agronômicos Tema: Plantio Direto e o Meio Ambiente Data: 25 a 30 de Setembro de 2011 Organização: Centro Acadêmico José Lutzemberger - CAJOL www.cajol.uem.br/ciclo

“O futuro do Brasil está ligado à sua terra “O futuro do Brasil está ligado à sua terra. O manejo adequado de seus solos é a chave mágica para a prosperidade e bem estar geral.“ (Dra. Ana Primavesi)

Dr. Antonio Saraiva Muniz Obrigado! Luiz Tadeu Jordão Graduando em Agronomia Universidade Estadual de Maringá Fone: (44) 9900-5057 E-mail: ltjordao@cienciadosolo.com.br www.cienciadosolo.com.br Dr. Antonio Saraiva Muniz Professor Departamento de Agronomia Universidade Estadual de Maringá Fone: (44) 9103-2980 E-mail: asmuniz@uem.br