Registro – 21 de outubro de 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDD – CAMINHOS E PROPOSTAS Thomas Fatheuer
Advertisements

Thales Crivelli Nunes II Simpósio do Mercado de Crédito de Carbono
MPEs- SUSTENTABILIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E MDL
I n v e n t á r i o d e E m i s s õ e s d e G a s e s d e E f e i t o E s t u f a e P l a n o d e N e u t r a l i z a ç ã o – Begreen Bioenergia.
Atuação do Estado do Rio de Janeiro sobre as Mudanças Climáticas
A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e o Protocolo de Quioto Campo Grande, outubro 2007 Larissa Schmidt.
CIER Implicações e oportunidades dos acordos sobre o clima para o setor elétrico Rio de Janeiro, 20 de Maio de 2010 Newton Paciornik Ministério da Ciência.
Visão Geral do Mercado de Carbono e o MDL SWISSCAM – Roberta Chaves Sá Borges.
“Simpósio Nacional sobre Reflorestamento Ambiental”
IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Curso de Análise de Projeto de Energia Limpa
Módulo IV: Projetos de MDL Grupo 5 - Outras oportunidades PROJETOS FLORESTAIS 04 a 06/12/2006, FIERGS.
Módulo 3: Projetos de MDL Grupo 5 - Outras oportunidades PROJETOS FLORESTAIS Magno Castelo Branco.
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
Protocolo de Quioto.
5 de Abril de 2005 Brasil Comercialização de Créditos de Carbono Helvécio Borges Guimarães.
Estratégia Nacional de REDD+
Instituto Tecnológico da Borracha
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo
Fabiano Silva Auditor em Programas de Certificação
Protocolo de Quioto e Projetos MDL no Brasil
Cuiabá– 23 a 24 de setembro de 2009
ENERGIA & SUSTENTABILIDADE.
A CVRD e o mercado de carbono. Para a CVRD, a emissão de gases de efeito estufa: É uma variável ambiental crescente; Deve ser tratada de forma científica.
PROJETO CARBONO NEUTRO
Gold Standard e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
COOPERREST COOPERATIVA DE REFLORESTAMENTO DO NORDESTE
Mercado de Serviços Ambientais
O mercado dos créditos de carbono
Situação Atual do MDL no Brasil e no Mundo
Marco Legal Compensação: Cotas de Reserva Ambiental e Servidão Florestal no estado do Pará, de acordo com o novo Código Florestal.
SERVIÇOS AMBIENTAIS DAS TERRAS INDÍGENAS – MEIOS DE COMPENSAÇÃO
Aux ZWL050 Marcus 1811 Aux ZWL050 Marcus 1811
O Código Florestal e a Propriedade Rural
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Congresso Brasileiro de Heveicultura Mesa sobre captura e crédito de.
Programa de Mudança Climática do IPAM
PROTOCOLO DE QUIOTO SITUAÇÃO ATUAL Isaura Frondizi 29 de maio de 2003.
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
Novo Código Florestal Lucélia Denise P. Avi Analista de Meio Ambiente
Eco-92.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
, MMA, Brasília Pagamentos por Serviços Ambientais: Desmatamento evitado na Amazônia Legal Sven Wunder (CIFOR) Jan Börner (CIAT/Iniciativa Amazônica)
Potencial econômico das unidades de conservação na Amazônia brasileira como redutoras de emissões de carbono por desmatamento Julia Queiroz Carlos.
Agricultura e os Serviços Ecossistêmicos: Integrando Agroecologia com pagamentos para Serviços Ecossistêmicos em Paulo Lopes Joshua Farley, PhD University.
ADILTON DOMINGOS SACHETTI 19 de agosto de Programa Mato-Grossense de Regularização Ambiental Rural MT-LEGAL.
SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010.
“Ciclo de Oficinas de Neutralização/Compensação de Emissões de gases do efeito estufa – GEE” Oficina de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Belém, 23 de setembro de 2011 Setor florestal: desafios e oportunidades.
Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais
Petiano: Haron Salvador
Introdução Termo mudança climática: Efeito estufa: causado por GEE.
Proposição dos paises da Bacia do CONGO
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
Seminário Valor Econômico
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
Créditos de Carbono Disciplina: Atividade Agrícola e Meio Ambiente
Desafios econômicos e institucionais para a implementação dos pagamentos por serviços ambientais: uma abordagem sobre os programas de redução de emissões.
A Iniciativa Verde e o Programa Nascentes Roberto Resende São Paulo, 27/10/2015.
ORIENTAÇÃO DA RESTAURAÇÃO FLORESTAL E SEQUESTRO DE CARBONO DA AES TIETÊ Aluna: Luiza de Moraes T. Lima Orientação: Prof. Dr. Paulo Y. Kageyama Prof. Dr.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
ANÁLISE DO PROTOCOLO DE KYOTO E MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO NO CONTEXTO ECONÔMICO ATUAL Autores: Dejuste, André Moraes Almeida, Augusto César Dias,
Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Pagamentos por Serviços Ambientais Governo do Estado de São Paulo - Situação atual -
Estrategias empresariais e mudancas climaticas Grupo 2: Guilherme Sandro Luciana Questao 2: Selecione 3 propostas do quadro 4, e 3 do quadro 5 e faca analise.
Transcrição da apresentação:

Registro – 21 de outubro de 2009 Mudanças climáticas e projetos de créditos de carbono -REFLORESTAMENTO e REDD- Possibilidades para o Vale do Ribeira Magno Castelo Branco magno@iniciativaverde.org.br Registro – 21 de outubro de 2009

As florestas no âmbito do MDL Definição das Modalidades e Procedimentos relacionados ao MDL florestal -- COP 9 Milão – (2003) Países Anexo I podem utilizar no máximo 5% de créditos advindos do MDL florestal para cumprir as metas de 1990. Incertezas dos estoques de carbono: Permanência Quantificação Questões de soberania nacional

As florestas no âmbito do MDL Não-permanência dos estoques de carbono Créditos de curto prazo (tCER) Créditos de longo prazo (lCER) Bolsas européias não negociam tCERs e lCERs tCERs e lCERs ainda não chegaram ao mercado Valores de referência: Chicago Climate Exchange

carbono Projeto Linha de base anos

Os mercados de reduções de emissões Kyoto – metas obrigatórias Chicago Climate Exchange – Metas voluntárias Mercado voluntário de compensações

Multa por cada tonelada não-reduzida Países Anexo-I Kyoto 5,2% abaixo dos níveis de 1990 Cotas obrigatórias Multa por cada tonelada não-reduzida Países Anexo-I Mecanismos de flexibilização

Mercado de compensação voluntária de emissões Emissão de selos: carbon free, carbono zero, carbono neutro, etc. Baseado em inventários corporativos de GEE. Mercado sem regulamentação Valor elevadíssimo dos “créditos”. Baseado principalmente no restauro florestal de matas nativas em APP.

REDD Reducing Emissions from Deforestation and Degradation Créditos a partir do desmatamento evitado Redução de desmatamento é a opção de mitigação florestal de impacto mais imediato 200 – 900 tCO2/hectare Dificuldades Determinação da linha de base Adicionalidade Vazamento Não-permanência

Diretrizes do Protocolo de Quioto referentes ao seqüestro de carbono Demonstração da elegibilidade da terra Demonstração que o projeto proposto é adicional. Projetos de florestamento e reflorestamento. Florestamento – plantar florestas em áreas onde historicamente não havia florestas. Reflorestamento – plantar florestas em terras que no passado estavam cobertas de florestas e que por algum motivo foram derrubadas.

O que é uma floresta ?

O que é uma floresta ?

O que é uma floresta ?

Definição Brasileira de Floresta (MCT) Mínimo de 1 ha com cobertura de copa > 30% Árvores com potencial de altura de 5 metros na maturidade Áreas florestais temporariamente destocadas Áreas onde a continuidade do uso da terra excederiam os limiares de definição de floresta.

Reservatórios de carbono considerados Madeira morta Biomassa acima do solo Serapilheira Biomassa abaixo do solo Carbono no solo

Elegibilidade da terra para projetos de MDL Os participantes devem fornecer evidências de que a terra contida nas fronteiras do projeto é elegível para atividades A/R MDL: A vegetação se encontra com os indicadores abaixo da definição nacional de floresta Para atividades de reflorestamento, a terra não se encontrava florestada desde 31 de dezembro de 1989 Para atividades de florestamento, a terra não se encontrava florestada por um período de no mínimo 50 anos

Elegibilidade da terra - demonstração Imagens de satélite ou fotos aéreas complementadas por dados referenciados no solo.

pesquisas baseadas no solo (permissões de uso da terra, planos de uso da terra ou informações de registros locais, como cadastros, escrituras e registros de gerenciamento) na ausência destas evidências, os participantes do projeto devem submeter um testemunho escrito que foi produzido seguindo uma metodologia de julgamento rural

Adicionalidade do Projeto Os participantes devem fornecer evidências de que as atividades do projeto são antropogênicas, ocorrendo através do plantio, semeadura ou facilitação do crescimento: As atividades do projeto converteriam terras não-florestadas em florestas, o que de outra maneira não ocorreria No caso das atividades consistirem no controle e prevenção de distúrbios (invasões, fogo), a continuidade dessas ameaças precisa ser provada e monitorada durante o prazo operacional do projeto As atividades do projeto levarão a uma situação onde os limiares nacionais de floresta seriam alcançados ou excedidos.

Curva de desmatamento Linha de base Projeto

Fase experimental – 17 hectares Conservação de florestas que excedem o Código Florestal (APP e RL); Vale do Paraíba Averbação da floresta excedente Fundo de capitalização Mundo Azul Remuneração em cima do carbono estocado

Fonte: SMA(2009)

Pagamento durante 30 anos; Cercamento dos fragmentos de mata; Regularização fundiária; Custo de oportunidade da terra.

Possibilidades para o Vale do Ribeira Recomposição de matas ciliares MDL? Compensação de emissões Mercado voluntário Conservação florestal REDD? Programas voluntários

Obrigado!!! Magno Castelo Branco magno@iniciativaverde.org.br