UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática na Educação
Advertisements

Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Contexto de Educação a Distância
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Neide Rodriguez Barea Tavares Juliana de Mello Moraes
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná Portais de informação sobre serviços públicos: Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINA S Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfolio Aluna: Tathiana Rabello Valentino Profª: Gilca Vilarinho Março/2006.
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Software Educativo Discente: Neuton Gomes da Silva Professora:
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O uso do computador como instrumento de educação ainda não é uma realidade para muitos no Brasil, mas aqui será mostrado importantes propostas para a inserção.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Planejamento e 7 de março de 2014.
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Josy Aparecida Santos de Souza.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
uniminas Curso Pedagogia Gestao e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Liara de Carvalho Barboza Rosiane Ribeiro Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Prof: Gilca dos Santos Vilarinho Março/ 2005.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Encontro Estadual de Formação
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Uniminas-Faciminas Curso:Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina:Informática Aplicada Tema: Webfólio Aluna: Denise Franco e Silva Professora:Gilca.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Software Educativo Discente: Patrícia Maia Alves.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.

Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
1ª Formação de Professores Coordenadores
Questionário do Estudante Enade
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
Campina Grande Outubro 2015
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
UNIMINAS Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho Tema: Webfólio Alunas: Márcia.
UNIMINAS – UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL Webfólio Aluna: Danielle Paiva Melo Professoras: Elsa Guimarães Gilca.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Transcrição da apresentação:

UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005

Tema Principais Projetos sobre Informática Educacional no Brasil

EDUCOM O projeto EDUCOM, originou-se do 1º Seminário Nacional de Informática na Educação realizado na Universidade de Brasília (1981). Esse projeto sucumbiu devida ás dificuldades emergentes impostas pelos organismos governamentais em decorrência de transições governamentais. UFRJ, UNICAMP e UFRGS.

As contribuições do Projeto EDUCOM foram importantes e decisivas para a criação e o desenvolvimento de uma cultura nacional de uso de computadores na educação, especialmente voltada para realidade da escola pública brasileira. EDUCOM

FORMAR O Projeto FORMAR, implementado em 1987, foi criado por recomendação do Comitê Assessor de Informática e Educação do Ministério da Educação - CAIE/MEC. Formação de profissionais para atuarem nos diversos centros de informática educativa dos sistemas públicos de educação.

Os professores formados projetavam e implantavam, junto à sua Secretaria de Educação um CIEd – Centro de Informática Educativa, com apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação. Implantação de centros de informática educativa para atender as escolas de 1º e 2º graus, além de jornadas de trabalho para o estabelecimento da política educacional para a área, e concursos anuais de software. FORMAR

PRONINFE Implantado em outubro de 1989 pelo MEC e teve seu Regimento Interno aprovado em março de “Desenvolver a Informática Educativa no Brasil, através de projetos e atividades, apoiados em fundamentação pedagógica sólida, de modo a assegurar a unidade política, técnica e científica.

PLANIN (Plano Nacional de Informática e Automação, do Ministério de Ciência e Tecnologia). 44 centros de informática na educação implantados; mais de profissionais preparados para trabalhar em informática educativa; 400 subcentros implantados; 400 laboratórios de informática educativa em escolas públicas. PRONINFE

PROINFO Em 1997, foi lançado o Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO. Melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem; proporcionar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico.

As questões sobre o impacto da informática na educação e na sociedade foram suplantadas pelo questionamento de como fornecer condições mínimas de acesso à tecnologia às parcelas da população menos favorecidas economicamente. PROINFO

Bibliografia: Atlas.ucpel.tche.br.Disponível em Acesso em: 28/09/2005.

Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. (Padre António Vieira) Procuremos acender uma vela em vez de amaldiçoar a escuridão. (Provérbio chinês)