OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. 2ª.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Resumo e Síntese.
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Dois modos de ler a Bíblia.
Letramento: um tema em três gêneros
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Lógica Fuzzy Aplicada a Sistemas de Diagnóstico
Semântica.
Ensaiando um ensaio.
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Fundamentação Teórica
Resumo.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
RAZÃO E INSTINTO Pascal “ O Coração tem razões que a razão desconhece
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Lógica e lógica de programação
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Estudo dos Intervalos.
Intervalo de Confiança para a média da população
O texto argumentativo.
Programação I Caderno de Exercícios Nome.
Interpretação de Texto
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Seja benvindo à demonstração em Powerpoint sobre o conceito de Lógica. Você pode gastar o tempo que quiser para ler os letreiros de cada tela. Para passar.
Prof. Kleyton Gustavo de Rezende Filosofia – º Médio A e B
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Fábio de Oliveira Borges
Estudo dos Intervalos.
Conhecimento de mundo.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Subentendido.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Ms. Fernanda Nasciutti.
A Proposição e a Lógica A idéia geral da dedução ou inferência silogística é: A é verdade de B. B é verdade de C. Logo, A é verdade de C. A inferência.
O texto argumentativo.
Importância da Leitura
Interpretação Consecutiva
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
O normal e o patológico Émile Durkheim.
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Resumo.
Resumo.
COMO INTERPRETAR TEXTOS
Gestaltismo ..
Aprendizado da rede O aprendizado, na maioria das vezes, constitui no ajuste do conjunto de pesos de modo que a rede consiga executar uma tarefa específica.
Resumo.
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
Metodologia Científica
Como ler? Apreensão: O enunciado normalmente se apresenta assim:
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
A construção do sentido
Como ter sucesso em uma prova. PREPARO Seja honesto com você mesmo, não se engane!!! Comece a ver a prova como algo necessário Fazer é uma oportunidade.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Resumo e Síntese.
Transcrição da apresentação:

OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO

1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. 2ª leitura Marcar expressões e trechos significativos. Sublinhar, fazer anotações à margem. Compreender as ideias de cada parte do texto e as relações entre elas.

2º - Os Enunciados das Questões Ler com atenção, sublinhando palavras que indiquem o objetivo das questões. Em seu sentido global, o texto discute Assinale a afirmação que está de acordo com o texto. De acordo com o texto, pode-se afirmar que

Quais propostas de reescrita mantêm o sentido do texto? Quais propostas de reescrita mantêm a correção e o sentido do texto?

Da leitura do texto, podemos inferir que Lembrando... Inferência é o processo de tirar conclusões, fazer deduções por raciocínio a partir de dados do texto.

Exemplo: Sem dúvida, há um “problema Pablo Neruda”. Foi o outro grande poeta chileno, seu contemporâneo Nicanor Parra quem o formulou com maliciosa concisão. Do fragmento “Foi o outro grande poeta chileno”, infere-se que houve apenas dois grandes poetas no Chile. Correto

Lembrando... Paráfrase Maneira diferente de dizer algo que já foi dito, frase sinônima de outra.

Considere as propostas de reescrita abaixo para o seguinte trecho do texto. E logo o governo brasileiro recebe os emissários de Ford como costuma receber os americanos de modo geral: de braços abertos. I- E logo os emissários americanos de Ford são recebidos como costuma o governo brasileiro receber de modo geral: de braços abertos. II- E logo os emissários de Ford são recebidos pelo governo brasileiro como costumam ser recebidos os americanos de modo em geral: de braços abertos. III- E logo os emissários de Ford são recebidos pelo governo brasileiro como este costuma receber os americanos de modo geral: de braços abertos.   Quais propostas mantêm a correção e o sentido do texto original?

3º - As Alternativas Analisar cada uma atentamente. Eliminar as não adequadas ao enunciado da questão. Ler todas as outras alternativas, mesmo já tendo encontrado a correta. Voltar sempre ao texto quando houver dúvidas.

Partindo da unidade básica de funcionamento do cérebro, que é uma célula conhecida como neurônio, e comparando-a com a memória de um computador, percebe-se que as diferenças entre este e aquele são muitas. Isto porque o computador é um processador determinístico, operando sempre de acordo com as entradas. Já o cérebro humano é uma espécie de computador probabilístico, que funciona através de associações.

Partindo da unidade básica de funcionamento do cérebro, que é uma célula conhecida como neurônio, e comparando-a com a memória de um computador, percebe-se que as diferenças entre este e aquele são muitas. Isto porque o computador é um processador determinístico, operando sempre de acordo com as entradas. Já o cérebro humano é uma espécie de computador probabilístico, que funciona através de associações.

Cérebro x Computador Probabilístico Determinístico Palavras-chave Funciona através de associações. Opera de acordo com as entradas.

Assinale a afirmativa que encontra suporte no texto. (A) O computador, ao contrário do cérebro humano, determina as entradas de informação. (B) O cérebro humano tem seu funcionamento determinado pela entrada da informação na memória. (C) A diferença fundamental entre o cérebro humano e o computador reside nos princípios básicos de funcionamento de um e de outro. (D) A semelhança entre o computador e a memória humana está em que ambos funcionam de acordo com as probabilidades das informações neles armazenadas. (E) O cérebro humano e o computador, apesar das muitas diferenças entre eles, funcionam com a mesma unidade básica, o neurônio.

Assinale a afirmativa que encontra suporte no texto. (A) O computador, ao contrário do cérebro humano, determina as entradas de informação. (B) O cérebro humano tem seu funcionamento determinado pela entrada da informação na memória. (C) A diferença fundamental entre o cérebro humano e o computador reside nos princípios básicos de funcionamento de um e de outro. (D) A semelhança entre o computador e a memória humana está em que ambos funcionam de acordo com as probabilidades das informações neles armazenadas. (E) O cérebro humano e o computador, apesar das muitas diferenças entre eles, funcionam com a mesma unidade básica, o neurônio.

Da leitura do texto, podemos inferir que o computador poderá funcionar como um cérebro humano, caso se consiga acoplar neurônios a ele. (B) neurônio iguala, em seu funcionamento, a memória de um computador. (C) o cérebro e o computador são igualmente aptos a processar informações, ainda que a partir de comportamentos diferentes. (D) o cérebro humano, diferindo do computador em sua constituição, funciona, no entanto, da mesma maneira que este. (E) é possível criar máquinas copiando o funcionamento do cérebro humano.

Da leitura do texto, podemos inferir que o computador poderá funcionar como um cérebro humano, caso se consiga acoplar neurônios a ele. (B) neurônio iguala, em seu funcionamento, a memória de um computador. (C) o cérebro e o computador são igualmente aptos a processar informações, ainda que a partir de comportamentos diferentes. (D) o cérebro humano, diferindo do computador em sua constituição, funciona, no entanto, da mesma maneira que este. (E) é possível criar máquinas copiando o funcionamento do cérebro humano.

Importante: O que está sendo avaliado é a sua compreensão daquilo que o texto apresenta, e não sua opinião sobre o texto ou sobre o tema em questão.