BIBLIOTECA DIGITAL Aspectos econômicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ana Luisa Maia.
Advertisements

Sistemas Distribuídos
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Sistemas Distribuídos
a4 Papel Digital Sistemas e Armazenagem Ltda.
Informática na Educação
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Cadeia de Suprimentos da Saúde e Tecnologia de Informação
EMPRESA ACESSO DIGITAL SAFE-DOC Professora: ÚRSULA BLATTMANN
Universidade Federal de Santa Catarina
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Threads Estagiário: Bruno Guazzelli Batista Slides de autoria do Prof Drº Marcos José Santana baseados no livro Sistemas Operacionais Modernos de A. Tanenbaum.
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Revistas Eletrônicas disponíveis no Portal de Serviços do SIBiUSP.
disponíveis no Portal de Serviços do SIBiUSP
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Introdução à Informática Prof. David Menoti Sílvia Aparecida Moreira Guilherme Pacheco.
I – Informação Digital Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de.
Seleção de Materiais Especiais
Implementação de uma Ferramenta de Busca de Documentos Eletrônicos
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO – FACE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO.
Internet Principais conceitos.
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Sistema Força de Vendas
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Grupo: Pesquisa Efficient Healthcare Consumer Response - EHCR -Principal recomendação: a)Consiste em implementar sistemas de informações para automatizar.
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Microeconomia A III Prof
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Logística Empresarial Unidade 7
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA Curso de Biblioteconomia Disciplina: Recuperação Da Informação Professora: Ursula Blattmann Acadêmicas:: Mara Suchy.
Sistemas Operacionais
HINARI Perguntas Frequentes
Vagner Estevam Instrutor Tel.: (21)
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Técnico em Informática
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
BOA NOITE Alex Sandro Souza de Oliveira 23/09/2010.
Metodologia para textos completos
Unidade 5 Gerenciamento de Compras  implementar um processo eletrônico de numeração e rastreamento de produtos, para simplificar a identificação e rastreamento.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Projetando e Publicando Publicações Eletrônicas Interativas na World Wide Web Curso.
Aplicações de redes em sistemas de informação
PERSISTÊNCIA HISTÓRICA DE DADOS Quadro cognitivo V. 3.
Guilherme Alves Silvia Letícia Maria da Penha Paulo Velasco
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
ACS Publications Visão geral do programa de publicação de periódicos da ACS.
Sistemas de Informação – mais que tecnologia Profa. Reane Franco Goulart.
AW03: Arquiteturas de Comércio Eletrônico Professor: Adriano C. Machado Pereira Mercados Eletrônicos Adriano César M. Pereira
Redes e Manutenção de Computadores
ASPECTOS LOGÍSTICOS EM E-COMMERCE
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I I – Informação Digital Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos Meios Eletrônicos Interativos.
HighWire Press. HighWire Press é uma divisão da Stanford University Libraries, que desde 1995 tem a missão de auxiliar na disseminação de informação acadêmica.
Evolução Histórica Pré-História
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
SENADO FEDERAL SENADO FEDERAL Brasilia, 30 de Junho 2015.
O Portal Brasileiro de Acesso a Informações Científicas Coordenação de Acesso à Informação Científica e Tecnológica, Diretoria de Programas, Capes.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Na área da Arquitetura, a crescente demanda de informação gerada nestes últimos anos, somada à falta de um plano estratégico que possibilite a disseminação.
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto.
Transcrição da apresentação:

BIBLIOTECA DIGITAL Aspectos econômicos MURILO BASTOS DA CUNHA Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Brasília, DF 70910-900 murilobc@unb.br

Evolução do conceito Biblioteca tradicional: onde a maioria dos itens é constituída de documentos em papel Biblioteca digital/virtual: informação sendo armazenada de forma eletrônica disseminada independente de sua localização física ou do tempo

O que é uma biblioteca digital? “Uma biblioteca que mantêm toda, ou uma parte substancial de sua coleção numa forma processável pelo computador como uma alternativa, suplemento ou complemento à forma impressa tradicional e material em microfilme, que, atualmente, domina os acervos bibliográficos” (W. Saffady, 1995) “Uma coleção organizada de dados multimídia com métodos de gerenciamento da informação, que representa os dados como informação útil e conhecimento para o povo numa variedade de contextos sociais e organizacionais” (S. M. Griffin, NSF) “Coleção organizada de dados multimídia em rede” (J. Mosata, Indiana Univ.)

Acervo digital Tradicional: => Livros => Índices => Obras de referência => Periódicos Novos documentos: => Dados numéricos => Imagens => Som => Textos codificados => Dados especiais

EVOLUÇÃO DA BIBLIOTECA Virtual ERA IV b Maturidade Digital a ERA III Eletrônica ERA II Automatizada ERA I Zona de descontinuidade Tradicional moderna 1850 2000 Tempo

Evolução da biblioteca digital

Quadro - Crescimento dos periódicos científicos

Periódico eletrônico Enorme crescimento de títulos (em setembro de 1998, 133 títulos no Brasil) acesso ao artigo pago (quem paga, quem controla, como paga, quando paga?)

Crescimento do acervo

Preservação (1) Tabela 2 - Expectativa de vida média dos suportes digitais

Preservação (2) Obsolescência do hardware e software Preservação das diversas versões do arquivo eletrônico

Tecnologia

Contexto tecnológico Vendas de PCs ultrapassará vendas de carros e TV em 2000 (100 milhões/ano) Computadores são baratos e eficientes: => velocidade do processador dobra a cada 18 meses => tamanho do HD incrementa 60% a cada ano => preços de memória e hardware continuam caindo Computadores são extremamente úteis na produção e gerenciamento da informação

Velocidade de transmissão de dados

Quadro comparativo do tamanho de arquivos

Finanças Implementar uma biblioteca virtual implica na existência de recursos reais Intercâmbio de experiências Projeto de seis universidades americanas Projeto inglês e-library

Economia de escala (1) Com as novas tecnologias de informação (TI/IT) é possível uma economia de escala (menor custo unitário do produto) O custo de produção digital é baixo Na impressão de livros e periódicos os custos dominantes são: digitação, editoração e impressão. A American Chemical Society estima que os custos iniciais são da ordem de 75% do custo total

Economia de escala (2) Se os custos iniciais são divididos, com edições maiores o custo da cópia cai Na informação eletrônica: baixo custo para montar um website

Publicações acadêmicas Aumento do custo das publicações+ incremento no número de títulos= estragos nos orçamentos das bibliotecas Bibliotecas reduzem compras de livros + editores imprimem menor tiragem = aumento do custo unitário Chemical Abstracts custa US$17,400/ano = muitas bibliotecas com dificuldades para fazer assinatura

Alguns modelos para financiamento de bibliotecas digitais Harold Varian (UC Berkeley): bibliotecas como “clubes compradores”: i.e., onde diferentes pessoas que gostariam de ter determinado recurso e não pode comprá-lo, fazem um pool do dinheiro para comprar uma cópia e disponibilizá-la para todos Preços diferentes para usuários diferentes: ftp diferenciando usuários locais e remotos ou anônimos => limitando número de conexões ou pedidos; horários ou volume informação

Pagando pela informação digital Hawkins (1989) sugere: tempo de conexão, uso da CPU, taxa por busca, taxa por item, taxa para download Taxa mensal de assinatura Taxa de acesso por minuto (ex: Dialog) Taxa para downloading: pagamento cada vez que o documento/arquivo é acessado Micropagamento: Ted Nelson sugere pagamento byte-a-byte

Acesso digital A velocidade com que a informação digital é transmitida faz com que diminua a importância de onde ela está armazenada Em princípio uma biblioteca digital não precisa ter nenhuma coleção própria (Lesk, 1997) => necessita ter somente recursos de comunicação e permissão legal para acessar o material que o usuário deseja. Para acessar o material as bibliotecas precisam pagar taxa de licença

Custo e eficácia Número de artigos é enorme,a maioria é acessível somente pelos especialistas 93.1% dos artigos nas Humanidades não foram citados nos últimos 10 anos, 48% nas Ciências Sociais e 22.4% na Ciência (Lesk, 1997) 90% dos artigos não são lidos(Boursin, 1995) Redução de custos: cobrar dos autores pelas páginas publicadas (page charges)

Conclusões

Conclusões (1) Novos comportamentos na comunicação científica (ex: Física) Componentes prioritários: 1) coleção básica: ainda necessária por algum tempo 2) infra-estrutura eletrônica: conectividade da biblioteca como fator essencial 3) acesso remoto aos documentos 4) equipe treinada

Conclusões (2) A informação está se tornando cada vez mais digital, mas as pessoas não! A biblioteca como lugar para estudo, reflexão e socialização A importância do biblioteca como espaço físico a biblioteca virtual na universidade virtual

Conclusões (3) As bibliotecas digitais prometem controle sobre o caos É bom lembrar: a tecnologia muda de maneira revolucionária, o homem de forma evolucionária => busca de equilíbrio => papel: altamente portátil e com apoio cultural => publicação eletrônica: ainda não tem legitimidade, especialmente na academia a autenticidade não é fácil de se resolver nem tudo pode ser digitalizado

Conclusões (4) Dados digitais são fáceis de armazenar e distribuir Grande quantidade de dados pode ser facilmente pesquisada e analisada Alguns dados pode ser representados diferentemente. Dados diferentes podem ser juntados com o mesmo objetivo ==> customização

Uso versus conteúdo Uso Novo Novo Velho Velho Conteúdo

Fonte:Ann Arbor News 24 \oct. 1996, p. A/15