Ciência Política & Teoria do Estado Prof. Marlon Corrêa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
Advertisements

As várias acepções do Direito
CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: ETICA GERAL E PROFISSIONAL
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO. PROFESSOR: DEJALMA CREMONESE. ALUNO: RAFAEL MARTINS. DIREITO PRIVADO. 13/09/2007IJUÍ
O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Geografia Política e Geopolítica: Definições e Reflexões
Filosofia Política Mozart Lacerda Filho
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
2 Legislação Previdenciária.
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
DISCIPLINA: Ética e relações humanas no trabalho
INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
DIREITO E MORAL Teoria do Mínimo Ético (Jeremias Bentham e George Jellinek) Conceito Razão moral cumprida de forma espontânea Conclusão: O Direito não.
30/03/2017.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Direito Constitucional I
No aspecto semântico, é a ciência dos valores. No aspecto etimológico, deriva do grego axiólogos, que significa digno de ser dito. É o ramo do conhecimento.
PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.

OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
CULTURA JURIDICA.
Aplicação da norma.
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
Professor Romildo Tavares
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
VISÃO POSITIVISTA DO DIREITO & JUSPOSITIVISMO DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF. ROGÉRIO JOSÉ DE ALMEIDA.
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
Fundamentos de Direito do Consumidor
Aula 1 A – Noções sobre Direito Público e Direito Privado
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
Legislação Social e Trabalhista Prof. Marcelo Thimoti.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO
As várias acepções do Direito
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH Faculdade de Educação - FE Departamento de Administração Educacional.
IANNY CRISTINA DE CAMPOS O E CARVALHO UNIDADE 2 DIREITO CIVIL I.
O DIREITO E AS DEMAIS ORDENS NORMATIVAS
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
Moral e Direito.
DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE DIREITO PARA ADMINISTRAÇÃO
Aula 1 – Introdução Professora: Larissa
O que é Direito A maior dificuldade numa apresentação do Direito, não será mostrar o que ele é,mas dissolver as imagens falsas ou distorcidas que muita.
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES) Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETOS: Apresentação da Disciplina e discussão do Plano.
TIPICIDADE.
O DIREITO E AS DEMAIS ORDENS NORMATIVAS Fonte: André Franco Montoro, in Introdução à Ciência do Direito, p Curso de Direito Professor: Milton Corrêa.
Estrutura familiar e dinâmica social
Ciência Política & Teoria do Estado Prof. Marlon Corrêa.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
- MARCHA AVANTE - CAMINHADA - SEGUIR ADIANTE. - Latim “PROCEDERE”
O DIREITO E AS DEMAIS ORDENS NORMATIVAS Fonte: André Franco Montoro, in Introdução à Ciência do Direito, p Curso de Direito Professor: Milton Corrêa.
INTRODUÇÃO AO DIREITO TRIBUTÁRIO
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2010 Aula 03 – O que é Direito.
INTRODUÇÃO 1. Conceito de Direito:
INTRODUÇÃO AO DIREITO Disciplina CURSO DE DIREITO MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Professor 2010 Aula 03 – O que é Direito.
As Instituições Sociais
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
HERMENÊUTICA DO DIREITO PÚBLICO
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES
Abordagem sociológica do sistema jurídico
Fontesdo Direito de Familia
Ciência Política & Teoria do Estado
Transcrição da apresentação:

Ciência Política & Teoria do Estado Prof. Marlon Corrêa

Ciência Política & Teoria do Estado Prof. Marlon Corrêa

NÃO PERCA SEU ALVO – DIREITO E SUCE$$O

O ESTADO

Introdução ao Direito Constitucional

A Importância da Política no estudo do direito Aula 01 Origem Ética Política Direito (normas ) O Bem Comum na antiguidade significava felicidade e hoje é a finalidade precipua do Estado.

A Importância da Política no estudo do direito Aula 01 O Direito nasce da Política e desagua (morre) na política (ex: STF)

A Importância da Política no estudo do direito Aula 01 Hoje a Política é representada pelo ente político por excelência – O Estado. Este cria o direito estatal que é o direto por excelência do Direito Moderno

Temos como as duas principais normas reguladoras da sociedade humana: O Direito e a Moral No inicio toda regra jurídica era moral Moral N. Juridica

Portanto as normas juridicas estavam contidas nas normas morais Hodiernamente, com a secularização do Direito, uma regra jurídica pode muito bem ser criada em descompasso com a moral. Ex Aborto no Código Penal. Já que a moral e religião não aceitam o aborto mesmo em casa de estupro.

Secularizar significa retirar influencia espiritual, moral e etica de algo A politica foi secularizada por Maquiavel no sec XV O direito foi secularizado no sec XVII por Hugo Grocius O Direito é fato, valor e norma segundo Miguel Reale ( teoria tridimensional)

O termo direito é equívoco e, especialmente, analógico, visto que apresenta variantes de significação próximas, afins, análogas, umas das outras, as quais somente são discernidas e definidas no texto em concreto, ou seja, em função do contexto em que o termo está inserido.

O direito às vezes significa a norma em si mesma, na sua objetividade (direito objetivo), tal como foi posta pelo legislador (direito positivo). No texto "o direito disciplina a herança", por exemplo, "direito" significa a norma jurídica.

Também foi visto que, outras vezes, significa a faculdade jurídica assegurada pela norma ao sujeito (direito subjetivo), como no texto "o filho tem direito de herdar do pai“.

Acrescente-se agora que pode significar ainda uma situação de justiça verificada na aplicação da norma ao sujeito, como quando se diz "é direito" no sentido de "é justo" que o filho extra- matrimonial (tido fora do matrimônio) herde tanto quanto seus irmãos matrimoniais (havidos na constância do matrimônio).

Por fim, ainda acresce que o termo direito designa a ciência que estuda todo esse fenômeno social, acima descrito, que envolve as normas jurídicas, bem como as faculdades e as situações jurídicas delas resultantes. Por exemplo, no texto "o direito estuda a herança ao tratar da família e da propriedade", aí direito significa a ciência jurídica.

Publicação: Revista Qualimetria – Número especial sobre a Faculdade de Direito da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado – Publicação na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, São Paulo – SP, n. 93, p , mai Autor: Sérgio Resende de Barros