Um curso utilizando o moodle: Mecânica Rotacional Alunos: Diogo dos Santos Karen Jarmendia Rafael Hanashiro
Por que utilizar o moodle? Possui recursos para postar: Vídeos; Textos; Applet´s; Link´s Ferramenta de apresentação
Mas, por que utilizar o moodle? O algo a mais! Utilização de: Fóruns; Questões; Lição; Pesquisa de Avaliação; Outros Ferramentas de Interação
Como estimular o uso? Contribuições valendo nota; Desenvolvimento com a prática computacional; Fonte de conteúdos exigidos pelo professor;
Como se cadastrar? Divulgação seria realizada através de um link enviado por e-mail. Basta seguir o processo de cadastro. É possível realizar back-up do curso e jogar para outra plataforma, e-socrates, por exemplo.
os textos teóricos tem como função auxiliar o aluno na aprendizagem da matéria
Acesso a diversos links como vídeos e experimentos virtuais
Ferramenta de laboratório que auxilia o professor com imagens auto-explicativas, porém pode ocorrer uma falha no link. É necessário que o professor anuncie aos alunos os programas requisitados.
Promovendo Interação ! Utilizamos duas principais ferramentas de interatividade: O questionário e o fórum. O fórum permite interação entre os alunos, promove o debate. Pode haver mediação de um tutor se desejar. O questionário permite interação entre o aluno e o professor. É possível o aluno realizar várias tentativas de responder à questão com comentários do professor.
Acompanhamento da evolução (questionário)
Fórum: promove discussão entre alunos
Vantagem ao professor ! Facilidade na atribuição de notas; Utilização do moodle em sala de aula; Feedback dos alunos através das atividades; Possibilidade de compactar o curso e utilizá-lo em outro momento e em outra plataforma; Identifica as dificuldades dos alunos.
Conclusão ... O moodle auxilia o aluno no processo de aprendizado; Aumenta a interação entre o professor e o aluno; É necessário um amadurecimento para seu uso, tanto por parte do professor quanto do aluno; É viável sua utilização, muito prático;