Mineralogia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

Assuntos já Vistos! OS MATERIAIS TERRESTRES Capítulo 6 - OS Minerais
Classificação geral de estruturas cristalinas
CIÊNCIAS NATURAIS PROF. FERNANDO MARTINS
Estruturas de silicatos
Filossilicatos e Tectossilicatos
Classificação geral de estruturas cristalinas
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Mineral “É um elemento ou composto químico, via de regra resultante de processos inorgânicos, de composição química geralmente definida e encontrado naturalmente.
MINERALOGIA – CONCEITOS BÁSICOS
PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DE MATERIAIS GEOLÓGICOS
MINERAIS & ROCHAS.
MINERAIS & ROCHAS.
MUSEU DE MINERAIS E ROCHAS "HEINZ EBERT
Introdução aos Materiais de Engenharia
PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MINERAIS
Estruturas cristalinas A2X3 e ABX3
Filossilicatos e Tectossilicatos
Microscópio petrográfico
Mineralogia estudo dos minerais
Microscópio Petrográfico
Estruturas cristalinas em silicatos
DISCIPLINA GN304 – TRABALHO DE CAMPO CIÊNCIAS DA TERRA – NÚCLEO COMUM
MINERAIS E ROCHAS.
Cap 4 – Conceitos de Cristalografia
ROCHAS E MINERAIS.
MINERAIS.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Simples ou Metálicas ou Compostas Não metálicas
Prof.: NILSONMAR AS LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Propriedades dos minerais como indicadores ambientais: cor e suscetibilidade magnética Jaboticabal - SP.
MINERAIS SILICATADOS Jaboticabal - SP.
ESTRUTURA CRISTALINA PROFª JANAÍNA ARAÚJO.
Professora: Emanuelle Grace
Universidade Federal do Espírito Santo Física do Estado Sólido Prof
QUÍMICA DESCRITIVA.
3 Constituintes da Terra Sólida 3. 1 Apresentação 3
Rochas Quaisquer agregados naturais sólidos, compostos de um ou mais minerais, que constituem parte essencial da crosta terrestre.
Rochas.
Profa. Cláudia K. Barcellos Prof. Claudio G. de Paula.
Diálogo com os alunos acerca da visita de estudo a Arouca.
MINERAIS.
Ciências Naturais 7º Ano Prof. Teresa Marcelino
das rochas – os minerais
Ciências Naturais – 7.º ano
Rochas – testemunhos da actividade da Terra
Consolidação de Magmas
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Prof. Ana Rita Rainho Minerais.
ENGENHARIA DE MATERIAIS
Recursos Minerais.
ROCHAS METAMÓRFICAS.
Ciências Naturais – 7.º ano
Mecanica dos solos I Pedogênese
Aula 02 – Estrutura Cristalina
Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo.
Filipa Vicente. No estudo da Química do 7º Ano fizemos uma primeira classificação das substâncias Substâncias ElementaresCompostos No estudo da Química.
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
9.3 Tipos de substâncias. 9.3 Tipos de substâncias.
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
Baseada na apostila da Prof. Dra Maria Rita Caetano Chang
Dinâmica Externa da Terra
TIPOS DE ROCHAS.
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
Rochas Sedimentares MINERAIS.
1. 2 Processo da dinâmica interna da terra, através do qual qualquer tipo de rocha experimenta um conjunto de transformações mineralógicas e estruturais,
Transcrição da apresentação:

Mineralogia

Mineral É um elemento ou composto químico, resultantes de processos inorgânicos, de composição química e estrutural definida, encontrados naturalmente na crosta da Terra. Ex. diamante, quartzo e feldspato

Rocha É um agregado natural formado de um ou mais minerais característicos. As rochas são classificadas segunda a sua origem em três tipos: ígnea ou magmática, metamórfica e sedimentar. Ex. granito, gnaisse, basalto e arenito.

Gema Empregado para todos os minerais ornamentais

Minério Agregado de um ou mais minerais de interesse econômico ($), normalmente associado à ganga (sem valor econômico). A partir de um minério pode-se extrair, com proveito econômico, um ou mais metais ou substâncias úteis. Ex. itabirito (hematita e quartzo) obtém-se o ferro.

Abundância dos Elementos (%) Crosta Toda Terra Oxigênio 46,3 % 29,5% Silício 28,2% 15,2% Alumínio 8,2% 1,1% Ferro 5,6% 34,6% Cálcio 4,1% 1,1% Sódio 2,4% 0,6% Potássio 2,1% 0,1% Magnésio 2,3% 12,7% Titânio 0,5% 0,1% Níquel traço 2,4% Todos outros traço 2,7%

Estrutura atômica da Halita Cl Na

Halita (Cúbico) e Quartzo (Hexagonal)

Grafite Estrutura atômica Forma do cristal

Sistemas Cristalinos Refere-se à forma na qual os átomos dos elementos químicos estão agrupados. Cada sistema cristalino é caracterizado por um certo número de elementos de simetria. Sistema cúbico: formado por um cubo. Os três eixos cristalográficos são iguais e perpendiculares entre si, de comprimentos iguais. Sistema hexagonal: formado por um prisma reto de base hexagonal regular. Os eixos cristalográficos são quatro: 3 horizontais iguais cortando-se em ângulos de 120o, e um quarto de comprimento diferente e perpendicular ao plano dos outros três. Sistema tetragonal: prisma reto de base quadrada. Os eixos cristalográficos são mutuamente perpendiculares; os dois horizontais são de comprimento igual, mas o eixo vertical é mais curto ou mais longo do que os outros dois. Sistema ortorrômbico: prisma reto de base retangular ou losangular. Os eixos cristalográficos são perpendiculares entre si e de comprimento diferente. Sistema monoclínico: prisma oblíquo de base retangular ou losangular. Os eixos cristalográficos são 3 desiguais, dois dos quais estão inclinados entre si formando um ângulo oblíquo, sendo o terceiro perpendicular ao plano dos outros dois. Sistema triclínico: prisma oblíquo de base paralelogrâmica. Três eixos cristalográficos desiguais, formando ângulos oblíquos.

Sistemas cristalinos

Polimorfismo do Carbono

Classificação baseada no radical Sulfetos: combinações de vários metais com o S. Sulfossais: os minerais compostos de Pb, Cu ou Ag em combinação com S, Sb, As ou Bi. Óxidos: um metal em combinação com o oxigênio. Hidróxidos: óxidos minerais contendo água ou hidroxila (OH-) Halóides: cloretos, fluoretos, brometos e iodetos Carbonatos: minerais com o radical CO3- Nitratos: contém o radical NO3- Boratos: contém o radical BO3- Fosfatos: contém o radical PO4- Sulfatos: contém o radical SO4- Tungstato: contém o radical WO4- Silicatos: contém vários elementos, dos quais os mais comuns são o Na, K, Ca, Mg, Al e Fe em combinação com Si e O Elementos nativos: encontram-se como minerais sob forma não combinada no estado nativo: Ag, Pt, Hg;

Silicatos Mica Feldspato Olivina Piroxênio Quartzo

Minerais Spinel Halita Gipsita Hematita Galena Calcita Pirita

Óxidos Hematita Magnetita Corindum

Sulfetos e Sulfatos Galena Gipsita Pirita

Carbonatos Dolomita Calcita

Propriedades dos Minerais Propriedades Físicas Propriedades Ópticas Propriedades Químicas

Propriedades Físicas Hábito (forma externa): acicular, laminar, colunar, fibroso, botroidal, tabular, micáceo etc Clivagem/fratura (tipo de quebramento): em 1, 2 ou 3 direções; perfeita, boa ou fraca / conchoidal, irregular etc Dureza: é a resistência que um mineral oferece ao ser riscado com outro mineral ou com um objeto qualquer. A dureza de um mineral pode ser avaliada de acordo com a Escala de Dureza de Mohs (relativa). Tenacidade: é a resistência que o mineral oferece à deformação. Termos utilizados para descrever a tenacida dos minerais - quebradiço, maleável, dúctil, flexível etc. Densidade (relação massa/volume) g/cm3

Propriedades Físicas Hábito - é a forma externa do mineral. Os planos de um cristal são expressões externas exatas da organização interna dos átomos. Tipos de hábito: acicular, laminar, colunar, fibroso, botroidal, tabular, micáceo etc

Asbestos

Clivagem é a tendência de um mineral se quebrar ao longo de planos preferenciais. Clivagem perfeita ou boa (2 ou 3 direções), moderada, irregular etc. Tais planos são controlados pela estrutura cristalina e pelas ligações químicas. Ex. micas uma direção.

Clivagem da Mica

Clivagem romboédrica da calcita

Dureza Resistência (relativa) que um mineral oferece ao ser riscado com outro mineral ou com um objeto qualquer. Esta associada à estrutura cristalina e ao arranjo dos átomos (ligações). A dureza de um mineral é uma propriedade importante e pode ser avaliada de acordo com a Escala de Dureza de Mohs (relativa)

Densidade ou peso específico Tenacidade resistência que o mineral oferece à deformação. Termos utilizados para descrever a tenacidade dos minerais: quebradiço, maleável, dúctil, flexível etc. Magnetismo é a propriedade de alguns minerais de serem atraídos pelo imã. Ex. magnetita e pirrotita. Densidade ou peso específico é o peso de um mineral comparado com o peso do mesmo volume de água (adimensional). Minerais com átomos agrupados densamente apresentam densidades mais elevadas. Quartzo D = 2,65, calcita D =2,75, magnetita D = 5,2.

Propriedades Ópticas Cor - comprimento de onda luminosa refletida ou transmitida Opaco, transparente e translúcido; Pleocroísmo; Iridescência, opalescência etc. Traço - cor do pó ao riscar a porcelana Brilho (intensidade da reflexão da luz) vítreo, resinoso, sedoso, adamantino, metálico etc.

Hematita Risco