MUTAGÊNESE Prof. José Ferreira dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
Advertisements

Estrutura do DNA.
Aline Fornari Monitoria Genética Humana 2002
Monitoras: Lisiane Machado Luciana M. Johann
MUTAÇÃO E MECANISMOS DE REPARO
MUTAÇÃO E MECANISMOS DE REPARO
Mutação e Mecanismos de Reparo
Mutação.
Biologia Prof. Fláudio.
MUTAÇÃO revisão.
Mutação e Reparação do DNA
Principios de Genética Microbiana
Principios de Genética Microbiana
Princípios de Genética Microbiana
A freqüência medida de mutação reflete um equilíbrio entre o número de eventos de mutação e a fração destes eventos que é corrigida Modificações de.
MUTAGÊNESE Caps. 6, 11 e 12 Thompson.
Lesão em DNA Uma polimerase procariótica erra na faixa de 1 em 107
Geração da variabilidade genética
DNA e RNA.
FLUXO GÊNICO E MUTAÇÃO.
Biologia 1 Cap.16 – Mutações cromossômicas Prof.: Samuel Bitu.
Metabolismo de Construção.
Ácidos nucleicos.
Transcription and Translation
ESTRUTURA DO DNA Profº.: Aleksandro Rodrigues.
Genética Conceitos Básicos
GENÉTICA MOLECULAR Tanto em organismos procariontes como em organismos eucariontes, qualquer classe de moléculas deve preencher certos requisitos básicos.
das atividades celulares
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO
Unidade 2 – Património genético e alterações no material genético
É o processo pelo qual os genes mudam de uma forma alélica para outra.
A ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO
CITOGENÉTICA - os ácidos nucleicos -
Os genes Juliana Zimmermmann.
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
ENVELHECIMENTO EM NÍVEL MOLECULAR
Alterações do material genético
A genética e os genes.
Vocabulário Genético Primeira Fase.
Biologia Molecular Professora Ana Carolina.
E.E.E.M. ADOLFO FETTER Ácidos Nucleicos.
EFEITOS EM MACROMOLÉCULAS DNA. DNA HISTÓRICO 1868: Miescher isola substância rica em P  Nucleína BásicaÁcida proteínas DNA suspeitava ligação com herança.
Alterações do material genético
ESTRUTURA; Replicação; Transcrição;
Sequencia de aminoácidos
MUTAÇÕES GÊNICAS E CROMOSSÔMICAS
GENÉTICA CROMOSSOMOS.
Revisões da aula anterior
Mutações Profª Cassia.
Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
Mutações gênicas.
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
Mutações (cromossômicas & Gênicas)
Mutações gênicas e cromossômicas
Princípios de Genética Microbiana
MUTAÇÃO.
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
MUTAÇÕES GÊNICAS “AS MUTAÇÕES SÃO TANTO O SUSTENTO DA VIDA
MUTAÇÕES CROMOSSÔMICAS
 Os cromossomos se autoduplicam  Produzem cópias exatas de si mesmos  Podem se autoduplicar milhões de vezes sem haver erro na cópia  As vezes um.
Ácidos Nucléicos.
Alterações do material genético
Biologia/Geologia II Unidade 6 – Reprodução Reprodução Assexuada Magda Charrua BG II 2011/2012 COLÉGIO DA LAPA.
A NATUREZA DO GENE E DO GENOMA
Profª. Drª Narlize Silva Lira
FACULDADE SÃO FRANCISCO DA PARAÍBA CURSO DE FARMÁCIA
Mutação e Reparação do DNA
Biologia dos marcadores moleculares parte I: o mundo de RNA Almir R. Pepato.
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
Mutação e Reparo do DNA Agradecimentos: Profa. Dra. Aline Maria da Silva Instituto de Química- USP Bibliografia: Genes VII - Benjamin Lewin Biologia Molecular.
Transcrição da apresentação:

MUTAGÊNESE Prof. José Ferreira dos Santos Depto. de Genética, CCB, UFPE

Variabilidade genética

Variabilidade genética

Variabilidade genética Também somos variáveis Até que ponto somos diferentes? Ser diferente é problema? Porque a variação só é admirada em outras espécies?

Estase x Evolução A DNA polimerase é extremamente fiel (1 erro a cada 3 bilhões de bases) Os organismos vivos apresentam grande variabilidade genética Qual a fonte da imensa variabilidade da vida?

Objetivos da aula Discutir o conceito de mutação; Classificar as mutações e discutir suas origens e causas; Compreender as bases moleculares das mutações; Verificar as conseqüências das mutações; Discutir os mecanismos celulares de proteção contra mutações.

Mutações Alterações herdáveis na seqüência de nucleotídios do material genético. 1. Para simplificação, considera-se um gene como uma seqüência linear de pares de nucleotídios; 2. Cada seqüência de 3 nucleotídeos (trinca) especifica um aminoácido, portanto, qualquer mudança nesta seqüência é uma mutação.

Classificação das mutações 1. Quanto a Origem: Espontâneas Induzidas 2. Quanto a Localização: Somáticas Germinativas 3. Quanto a Expressão Fenotípica: Substituição silenciosa Sentido trocado Sem sentido

Agentes mutagênicos 1. Físicos: Radiação UV, Radiação ionizante (raios X, raios g e raios cósmicos) 2. Químicos: Análogos de bases, agentes alquilantes

Taxas de mutação 1.As taxas de mutações espontâneas são extremamente baixas em todos os organismos estudados; 2. Estas taxas variam consideravelmente dependendo do organismo; 3. Na mesma espécie estas taxas variam de gene para gene; 4. A taxa média de mutação espontânea é de cerca de 10-5.

Taxas de mutação espontânea em alguns organismos Taxa de mutação espontânea Virus, Bactérias, Neurospora 10-8 (uma em 100 milhões de divisões) Milho, Drosophila, Humanos 10-6 a 10-5 (entre uma em 1 milhão a uma em 100 mil divisões) Camundongos 10-5 a 10-4 (entre uma em 100 mil a uma em 10 mil divisões)

Bases moleculares das mutações 1. Mudanças tautoméricas: alterações na estrutura química das bases (ceto-enol para Guanina e Timina e imino-amino para Citosina e Adenina);

2. Análogos de bases: substâncias químicas que podem substituir as purinas ou pirimidinas durante a síntese do DNA, como a 5-bromouracila (5-BrU) e a 2-aminopurina (2-AP);

Análogos de bases

3. Agentes alquilantes: adicionam grupos químicos às bases nitrogenadas (Gás mostarda, EMS, EES);

Alquilação de base

4. Agentes intercalantes: intercalam-se entre as bases do DNA, produzindo uma distorção física, seguida de remoção e erro na reparação (proflavina, acridina orange).

Cromossomos de levedura visualizados com intercalação de brometo de etídio sob luz UV, após separação em gel por eletroforese de campo pulsado.

Tipos de mutações 1. Substituição de nucleotídio a) Transições: substituição de pirimidina por pirimidina ou purina por purina; b) Transversões: substituição de pirimidina por purina ou vice-versa. 2. Mudança de pauta de leitura a) Inserção de base b) Deleção de base

Mutação por transição

Consequências das mutações EMA DIZ BOM DIA Ganho de uma letra Troca de uma letra Perda de uma letra EMA DAZ BOM DIA EMA DIZ BOA DIA EMA DIZ BOM DIZ EMA IZB OMD IA Deleção EMA ADI ZBO MDI A Inserção Consequências das mutações

Hemoglobina S: exemplo de mutação

Detecção do potencial mutagênico 1. Teste de Ames Utiliza linhagens especiais da bactéria Salmonella typhimurium. Uma linhagem detecta substituição de bases e outras detectam mudança de pauta de leitura.

Teste de Ames

Detecção do potencial mutagênico 2. Teste SMART em Drosophila Utiliza linhagem especial de Drosophila melanogaster para detectar alterações nas estruturas de pelos das asas.

Mecanismos de reparação Fotorreativação Excisão de bases Excisão de nucleotídeos Pós-replicativos