Por quê escrever, sem ninguém lê?
A INTERNET É UMA ECONOMIA DA ATENÇÃO, EM QUE A MOEDA CORRENTE É O TEMPO DOS USUÁRIOS. PARA ONDE ELES OLHAM, ONDE ELES DECIDEM FICAR E PARA ONDE VÃO VOLTAR NUMA DATA POSTERIOR?
79% dos usuários não lêem linearmente, “varrem” o texto!!! Ler na tela é 25% mais devagar do que ler no papel!!! Internautas são 3 vezes mais inclinados a ler um resumo do que a ler um texto completo! E mesmo quando lêem o texto completo, pulam 25% do texto!!! As pessoas não têm tempo para ler!!!!!
Boas práticas de webwriting Enfatize as palavras relevantes Destaque as palavras mais importantes para ajudar o usuário a encontrá-las na massa do texto. Mas evite usar muito texto em negrito porque isso dificulta a leitura e torna o visual muito carregado. Evite também usar itálico em mais do que duas ou três palavras.
Boas práticas de webwriting Listas Textos organizados em bullets são mais fáceis de serem lidos, além de serem mais memoráveis. Utilize apenas uma idéia por parágrafo. Utilize palavras, sentenças e parágrafos curtos.
Boas práticas de webwriting Utilize bem as manchetes. Elas devem ser: Ajudar a varredura da página Não possuir trocadilhos ou brincadeiras Não sublinhe as palavras para enfatizá-las. Fica parecendo um link. Utilize a pirâmide invertida para escrever.
Exemplos Vida e Saúde – Terra Arno www.smiles.com.br americanas.com (handspring) www.canadalodge.com.br
Nielsen X Marketing Exemplos: www. eau. com. br www. semptoshiba. com Nielsen X Marketing Exemplos: www.eau.com.br www.semptoshiba.com.br X www.hp.com.br www.detran.sp.gov.br
Fases do projeto editorial Definição de público-alvo Definição de linha de comunicação Redação dos textos Redação do manual editorial
ESCREVA PARA VARREDURA. SEJA SUCINTO. ESCREVA PARA VARREDURA. USE HIPERTEXTO.