EJB Regras de Convivência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Advertisements

Laboratório WEB Professora: Viviane de Oliveira Souza Gerardi.
Modelo Entidade-Relacionamento
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Modelagem de Sistemas de Informação I 2013/2 Laboratórios de Especificação Prof. Eber equipe.nce.ufrj.br/eber.
1 MODELAGEM COM A UML (UNIFIED MODELING LANGUAGE) BREVE HISTÓRICO CARACTERÍSTICAS CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MODELAGEM DE ANÁLISE E DE.
Sistemas de Informação
Hibernate Apresentação
Caio Nakashima Hibernate Associação Caio Nakashima
ESCOLA TÉCNICA ALBERT EINSTEIN.
Tecnologias para Internet
SQL Server 2012 Introdução a Modelagem de Dados
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Rodrigo Cristiano Silva
Guia para geração e importação do SPED FISCAL e PIS/COFINS
Ferramentas de modelagem do SI
INTRODUÇÃO ÁS BASES DE DADOS
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Flávio Dantas.
MODELO ESSENCIAL Modelo Ambiental
Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Desenvolvendo Boletim Técnico Documentação Porto Alegre, Maio 2014.
Prof. Alexandre Monteiro Recife
Treinamento PHP Módulo 2 PHP Avançado Waelson Negreiros
Banco de dados.
S ISTEMA DE C REDENCIAMENTO Régio Peixoto (61)
IFNMG – Campus Araçuaí Banco de Dados Professor: Marcelo West
Arquitetura de Desenvolvimento Web MVC vs. Three Tiers
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
António Martins Set 2008 Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação.
Introdução a Banco de Dados
Cadastro de produto Farmácias e Drogarias.
Inteligência Artificial Web Semântica
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Monitoria GDI Aula Prática Aula 2: PL 1. Estudo de caso - continuação Pegar arquivo GDI.zip em Descompactar arquivo: o criacaoTabelas.SQL.
©Prof. Lineu MialaretAula 14e - 1Banco de Dados I Banco de Dados I – BD I Prof. Lineu Mialaret Aula 14e: Exercícios em SQL (1) Instituto Federal de Educação,
MPS – Aula prática Diagrama de Pacotes / Esteriótipos Web
Financeiro – Controle de Cheque
Exercícios Para começar a fazer os exercícios a seguir, restaure um banco de dados que já contenha dados: Informe os comandos das resposta com o mesmo.
FTIN FORMAÇÃO TÉCNICA EM INFORMÁTICA Módulo de Programação Prof. Bruno Maciel.
Financeiro – Controle de Cheque IdentificaçãoFIN_015 Data Revisão09/10/2013.
Algoritmos e Programação
Módulo 5 – Administrativo Controla a integridade das publicações de usuários na rede.
Conceitos básicos Professor Esp. Diego André Sant’Ana
Retaguarda – Cadastro de Orçamento
Daniel Paulo Banco de dados: é uma coleção/conjunto de registros relacionados.  Exemplo: O banco de dados de uma Universidade.
ACCESS AULA 01 Na primeira aula você terá uma visão geral do Microsoft Access, conhecerá sua evolução e suas versões. Ao final da aula você irá possuir.
@-RentCar Faculdade Idez Alain Rosemberg
Treinamento AJAX Waelson Negreiros Blog:
Students to Business – 2011/1 Fase 2. aGENDA O que é um banco de dados? Onde aplicamos o banco de dados? Laboratório: Navegando no SQL Server Management.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução ao Projeto.
Apresentação: Eduardo Jesus Coppola Gerenciamento eletrônico de PALESTRAS Kickoff do Projeto.
Programação PHP Gustavo Eduardo Terra.
PSW1 Prof. Rafael. Persistência Atividade que permite que o estado de um objeto exista mesmo após a extinção do processo computacional que o criou. Em.
Salário, Sexo, R$200,00, Veículos, Idade, Marco Antônio, Masculino, R$600,00, Funcionário, Marca, 18 anos, Livros, Motoristas, Maria do Carmo, Endereço,
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
PROJETO 2: ALUNOS UFRPE Parte 1. Dividindo para conquistar 1. Interação com o usuário 2. Leitura e escrita em arquivos 3. Regra de negócio para executar.
Monitoria GDI Aula Prática Aula 1: SQL + PL 1. Estudo de caso - continuação Pegar arquivo GDI.zip em Descompactar arquivo: o criacaoTabelas.SQL.
Aula 1.  O que é?  Porque usar?  Onde é usado?  Como funciona?  SGBD  Linguagem SQL  Alguns Exemplos de tecnologias conhecidas.
Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para:
Financeiro - Controle de Cheque. Objetivo Cadastrar os cheques recebidos pela empresa; Realizar os depósitos dos cheques; Cadastrar as situações dos cheques.
PET - Cadastro de Profissional. Objetivo Cadastrar no sistema os profissionais da empresa. No caso os veterinários e profissionais que realizarão atendimentos.
PET - Cadastro de Atendimento. Objetivo Cadastrar todos os atendimentos feitos aos animais no Pet Shop.
Modelagem de Dados Estudo de Caso 2. 2 A Faculdade A fim de melhorar o andamento de suas atividades, uma faculdade resolveu informatizar as suas atividades.
Circuitos Lógicos Sequenciais
Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :17 1 Atividades: 1 – Descreva os tipos de dados existentes no Microsoft.
Banco de dados – na prática Prof Jean Carlo Mendes Maio/2016 Unipac Lafaiete.
Persistência de dados e padrão DAO
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
Transcrição da apresentação:

EJB Regras de Convivência Caio Nakashima caio.nakashima@mds.gov.br caionakashima@gmail.com

Objetivo Apresentar as características do EJB para a persistência de dados/objetos através de exemplos e exercícios que devem ser resolvidos em sala de aula (laboratório). Requer um prévio conhecimento da linguagem Java, noções de SQL. As aulas serão desenvolvidas em laboratório com ênfase em aprender a fazer, a construir e entender a tecnologia. Ferramentas necessárias Netbeans, GlassFish Material de aula

Critérios de avaliação Presença nas aulas será cobrada através de lista de presença. Ninguém será reprovado por faltas Em todas as aulas existirão uma lista de exercícios e alguns desafios. A equipe para desenvolver cada trabalho deve ser formada com máximo 2 (duas) pessoas. No final deste módulo, Todos os exercícios deverão ser agrupados em uma pasta Inserir na pasta um arquivo contendo os nomes dos membros da equipe que ajudaram a desenvolver os trabalhos Enviar o arquivo para caio.ifetam@gmail.com

Trabalho (1) Desenvolver um código para criar, inserir e listar os dados da tabela abaixo: Em qualquer SGBD (MySQL, ACCESS, SQL Server, HSQL, Derby, etc) Pessoa Pessoa_ID (PK) Nome Sexo Data_nascimento

Trabalho (2) Analise o exemplo Estado, que lista os dados da tabela estado. Elabore um exemplo para listar o Municípios.

Trabalho (3) Considerando do Diagrama da próxima transparência e utilizando a camada de persistência e elaborar um conjunto de arquivos necessários para criar as tabelas, inserir, alterar, excluir e listar os registros das seguintes entidades: + pessoas Sim Palestras Pessoa_telefones Pessoa_email + email + tel Pessoas Event Listar Alter. Excl. Inser. Criar Entidade

Trabalho (3)

Trabalho (4) Elabore uma classe que utiliza persistência que contenha conjunto de funções que: 1) Entrada: Sigla do Estado Saida: Nome do Estado, Código do IBGE, Área 2) Saida: Quantidade de Municípios 3) Saida: Lista de Municípios 4) Entrada: Código do IBGE do Município Saida: Nome do Município 5) Entrada: Nome do Município, Sigla do Estado Saida: Código de IBGE do Município

Trabalho (4) Municipios ibge uf nome area Estados ibge (PK) sigla nome 1 n

Trabalho (5) Utilizando os dados de Municípios e Estados criar os seguintes serviços de consulta de dados. Entrada : Sigla do Estado Saida: Nome do Estado, Codigo do IBGE, Area Entrada: Sigla do Estado Saida: Quantidade de Municipios Entrada: Codigo do IBGE do Municipio Saida: Nome do Municipio Entrada: Nome do Municipio, Sigla do Estado Saida: Codigo de IBGE do Municipio

Trabalho (6) Com os serviços criados nos exercícios anteriores desenvolver seus respectivos clientes. Utilizando os dados de Prefeitos e Vereadores Eleitos em 2008 criar os seguintes serviços de consulta de dados. Entrada: Codigo do IBGE do Municipio Saida: Nome do Prefeito Eleito Entrada: Codigo do IBGE do Municipio Saida: Partido Prefeito Eleito Entrada: Codigo do IBGE do Municipio Saida: Quantidade de Vereadores Eleitos Entrada: Codigo do IBGE do Municipio Saida: Lista dos Vereadores Eleitos

Como entregar os exercícios No final deste módulo, Todos os exercícios deverão ser agrupados em uma pasta Inserir na pasta um arquivo contendo os nomes dos membros da equipe que ajudaram a desenvolver os trabalhos Enviar o arquivo para caio.ifetam@gmail.com