(enzimologia em procariotos)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Duplicação do DNA & Síntese de proteínas
Advertisements

Roberto T. Sant´Anna Disciplina de Genética Humana, 2003
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
O Dogma Central da Biologia Molecular:
Biologia Prof. Fláudio.
DNA – ESTRUTURA, FUNÇÃO E REPLICAÇÃO
O DNA e a Estrutura Molecular do Cromossomo
Replicação da molécula de DNA
Genética Molecular em Análises Clinicas
TRANSCRIÇÃO Biologia Molecular Profª Marília Scopel Andrighetti.
Profª Marília Andrighetti
Genética Molecular: o que vamos estudar?
Introdução a Biologia Molecular
Estrutura e Replicação de DNA
Watson e Crick.
Ácidos Nucléicos.
FIGURA 4. 1 Síntese semiconservativa do DNA
Replicação do DNA Agradecimentos: Profa. Dra. Aline Maria da Silva
Transcrição do RNA em Organismos Procariotos e Eucariotos
Transcrição do RNA em Organismos Procariotos
A freqüência medida de mutação reflete um equilíbrio entre o número de eventos de mutação e a fração destes eventos que é corrigida Modificações de.
TRANSCRIÇÃO processo pelo qual são sintetizados todos os RNAs da célula Cópia de uma região específica do DNA = RNA m reflete o estado fisiológico da.
Florianópolis, junho de 2011
O DNA como material genético, replicação, transcrição e tradução
O conceito de gene e como são traduzidos
QBQ 0102 – Educação Física Carlos Hotta Replicação de DNA 28/05/13.
Prof. Dr. Francisco Prosdocimi
FUNÇÕES DO DNA E RNA.
Replicação do DNA & Transposons
Prof.Doutor José Cabeda
QBQ 0102 – Educação Física Carlos Hotta Transcrição 04/06/13.
Replicação do DNA & Transposons
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO
ÁCIDOS NUCLEICOS.
Matthew Meselson e Franklin Stahl (1958) Modelo de Replicação do DNA
A descoberta de um RNA intermediário
REPLICAÇÃO DO DNA REPLICAÇÃO DO DNA.
Replicação, transcrição e tradução
Prof. Regis Romero.
Os ácidos nucleicos e a receita da vida.
ÁCIDOS NUCLEICOS.
FUNÇÕES DO DNA E RNA.
ÁCIDOS NUCLÉICOS Nucleotídeo Nucleotídeo Unidade Formadora de Ac. Nucléico.
Ácidos Nucleicos Estão relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) Ácido desoxirribonucleico (DNA) – Caracteres.
Código genético e síntese protéica.
Estrutura dos Ácidos Nucléicos, Replicação e Transcrição
Ácido desoxirribo-nuclêico Processo não comprovado
Reprodução... Semelhante gera semelhante....
ESTRUTURA; Replicação; Transcrição;
ÁCIDOS NUCLÉICOS São polímeros de nucleotídeos, sendo estes formados por uma base nitrogenada, um grupamento fosfato e uma pentose( açúcar de 5 carbonos).
Ácidos nucléicos e síntese proteica
A INFORMAÇÃO ADQUIRE FORMA BIOLÓGICA PROFA. GISELLE MOURA MESSIAS
Duplicação, replicação ou síntese do DNA
O segredo da Vida....
MUTAÇÃO.
Como copia....
INTRODUÇÃO A BIOLOGIA MOLECULAR
ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS ÁCIDOS NUCLÉICOS
Tecnologia do DNA recombinante
Metabolismo dos Nucleotídeos
Replicação do DNA Vera Andrade.
Dogma Central da Biologia Molecular
Dogma central da biologia molecular
Dogma Central da Biologia Molecular
DNA / RNA Ácido Desoxirribonucleico Ácido Ribonucleico
Genética Molecular Replicação do DNA.
PROF.: DIOGO SILVA Replicação do DNA. Hipóteses : 1° Rodada  50% novos e 50% velhas 2° Rodada  25% novos e 75% velhas.
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
Replicação do DNA Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Replicação do DNA Bibliografia: Genes VII - Benjamin Lewin Biologia Molecular Básica-Arnaldo Zaha Lenhinger Principles of Biochemistry (3a. Ed.) Agradecimentos:
Transcrição da apresentação:

(enzimologia em procariotos) REPLICAÇÃO DO DNA (enzimologia em procariotos)

A revisão do modelo de Watson & Crick e replicação semi-conservativa

Cromossomos Arlequim

A replicação e E. coli tem uma origem apenas Autoradiografias feitas por J. Cairns (1963) em DNA de E. coli tratadas com meio contendo Trimidina comprovaram que a replicação é semi-conservativa, bidirecional e que o DNA e circular

Nos eucariotos são abertos várias "bolhas de replicação" ou replicons

A replicação Se replicação é semi-conservativa e a polimerização deve ser sempre no sentido 5´→3´ Mas o DNA é antiparalelo ou seja, uma fita ocorre no sentido 5’ → 3’ e a outra no sentido 3’ → 5’ Como ocorre então a replicação nos dois sentidos? (figura)

A forquilha de replicação em E. coli

As enzimas e suas ações Polimerases: todas podem tanto adicionar como remover nucleotídeos, somente no sentido 5’ → 3’. Quando removem do final do filamento são chamadas de exonucleases. Se os removem em algum outro lugar do filamento, são chamadas de endonucleases). A remoção é feita no sentido inverso, ou seja 3’ → 5’)

DNA Polimerase em E. coli (procariotos) Tipo Função DNA Polimerase I Catalisa o crescimento da cadeia no sentido 5´3´ Atividade de exonuclease 3´5´ e 5´3´ Preenche pedaços pequenos de DNA durante a replicação e processo de reparo DNA Polimerase II Polimerase alternativa de reparo, mas também pode replicar DNA quando o filamento molde é danificado DNA Polimerase III Catalisa o crescimento da cadeia no sentido 5´3´. É a polimerase primária durante a replicação normal do DNA

A replicação do filamento leader (replicação contínua) Proteínas de iniciação identificam a origem da replicação e participam da ligação da DNA helicase ao DNA A proteína de iniciação acoplada à DNA helicase abre o DNA na junção “Y”. As pontes de H se rompem e a molécula se abre como um zíper e se desespiraliza e a ela unem-se a primase e outras proteínas (DNA helicase + primase + outras proteínas = primossomo). As fitas se mantêm separadas durante a replicação graças à ação de uma proteína a Single-strand binding proteins - SSB

A replicação do filamento leader (cont.) A primase (que é uma RNA-polimerase) constrói o primer de RNA em uma região não coberta pelas SSB. A topo isomerase alivia a tensão da espiralização provocada pela abertura do DNA Ex. DNA girase A DNA polimerase (III) sintetiza as novas cadeias. Elas capturam os nucleotídeos, prontos com um trifosfato, os levam ao molde, retiram dois fosfatos e os ligam ao C 3’ do nucleotídeo anterior. Elas vão polimerizando muito rapidamente (100.000 nucl./min). Outras DNA polimerases preenchem as falhas e corrigem erros.

A replicação do filamento lagging (replicação descontínua) Os Fragmentos de Okazaki (complementam o filamento lagging) É formado um primer de RNA pela enzima Primase Os primers são continuados pela DNA polimerase III até o primer do próximo fragmento de Okasaki. DNA polimerase I retira o primer de RNA e completa o pedaço com nucleotídeos corretos Os fragmentos são ligados pelas DNA ligases.

Replicação contínua x descontínua em E. coli (procariotos) (para a animação)

O modelo replissomo Duas DNA polimerases III ficam unidas e trabalham conjuntamente, a helicase e a primase movem-se ao longo do DNA. O filamento leading é alimentado imediatamente pela polimerase, enquanto o filamento lagging não é complementado pela polimerase até que um primer seja colocado sobre o filamento. Isto significa que um longo pedaço de DNA fica aberto durante o processo e que a replicação que ocorre primeiro no filamento leading enquanto a do filamento lagging ocorre em pulsos (ver animação próxima do real).

A replicação em eucariotos

Nos eucariotos existem outras DNA polimerase análogas às dos procariotos DNA Polimerase em eucariotos Função DNA Polimerase α Replicação do cromossomo nuclear (fita lagging) DNA Polimerase β Reparo de DNA no preenchimento de espaços do cromossomo nuclear. Análoga a Polimerase I DNA Polimerase γ Replicação de DNA mitocondrial DNA Polimerase δ Replicação do filamento leader a da lagging do cromossomo nuclear DNA Polimerase ε Reparo do DNA do cromossomo nuclear DNA Polimerase ζ Aparentemente reparo de DNA

A replicação em eucariotos (cont.) Nos fragmentos de Okasaky, os primers de RNA são removidos por uma Rnase que é complementado por uma polimerase de reparo. A finalização da replicação é feita com a formação de estruturas complexas no topo do cromossomo, os telômeros (ver animação do CD) Os telômeros são replicados com a ajuda das telomerases (animação) Sugestão de vídeo par ver após a aula sobre “telomero e telomerase e suas implicações em doenças e envelhecimento” http://video.google.com/videoplay?docid=4557284417806796911&q=telomerase&total=4&start=0&num=10&so=0&type=search&plindex=0

O funcionamento da telomerase voltar