Tomada de Consciência Capítulo 4: O Plano Inclinado Jean Piaget

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Transcrição da apresentação:

Tomada de Consciência Capítulo 4: O Plano Inclinado Jean Piaget Antônio da Fonseca de Lira Cláudio Ferretti Edson Luiz Lindner Marcia Rodrigues Notare

O Experimento 1. Retângulo com marcações – sujeito inclina o plano. A B C D 1 2 3 4 1. Retângulo com marcações – sujeito inclina o plano.

2. W em marca de giz – o sujeito inclina o plano. O Experimento A 1 2 C B 4 3 D 2. W em marca de giz – o sujeito inclina o plano.

3. Apanhar a ficha com a mão – experimentador inclina o plano. O Experimento 1 C A 4 2 D B 3 3. Apanhar a ficha com a mão – experimentador inclina o plano.

4. Tela encobrindo a trajetória – experimentador inclina o plano. O Experimento 1 C A 4 2 D B 3 4. Tela encobrindo a trajetória – experimentador inclina o plano.

5. Forma em estrela – sujeito inclina o plano O Experimento A 2 1 C B 4 3 D 5. Forma em estrela – sujeito inclina o plano

6. Construção com trilhos – sujeito coloca os calços. O Experimento 1 C A 4 2 D B 3 6. Construção com trilhos – sujeito coloca os calços.

Retângulo W Apanhar Tela Estrela Construção Nível PHI(4;5) FLO(4;6) PAO(4;10) DOM(5;6) BOL(5;6) ANT(5;6) CRI(5;6) ANT(6;6) PAT(6;8) RIS(6;3) para diag ret. inv. 1A 1B não evidencia evidencia parcial

Retângulo W Apanhar Tela Estrela Construção Nível MOS(7;5) WUT(7;10) PID(7;2) TZE(7;5) PES(7;11) VER(7;2) GAL(8;10) TRI(8;5) RUG(9;1) OLA(9;5) NIC(10;4) 2A 2B não evidencia evidencia parcial

Retângulo W Apanhar Tela Estrela Construção Nível VEN(11;0) Explicações Conceituais CHA(11;6) MOR(11;3) 3 não evidencia evidencia parcial O que seria uma regulação sensório motriz? O que é coordenação inferencial? O que é uma conceituação? O que seria um fator de inadaptação nestas experiências? Os fatores de inadaptação são necessários à tomada de consciência?

Dicionário Epistêmico Regulação Ativa: depende da “escolha intencionais”, ou seja, atua em função de um objetivo, organizando os meios necessários em função dos fins. Regulação Automática: Regulação Sensório-Motriz: Regulação Conceitual:

Discussão

Discussão 1 C A 4 2 D B 3

Discussão 1 C A 4 2 D B 3

Evolução Estágios 1A (4-6 anos) 1B (6-7 anos) 2A (7-8 anos) 2B 3 (11-12anos) Regulação sensório-motriz Representação Sucesso Fracasso Incipiente Noção/esboço de declive máximo Ainda esboço lei Lei de Declive máximo Aspectos Observados Simples Descida (Paralelas) (Paralelas e Oblíquas) Deixando sua trajetória a bola subiria dos dois lados necessidade do trajeto Identificação do Ponto Máximo da Trajetória Sem Formulação da Lei Identificação do Ponto Máximo da Trajetória Com Formulação da Lei (Conceituação) Coordenação Sensório-Motriz duas direções várias direções Início de Coordenação Inferencial Coordenação Inferencial Tomada de Consciência das Coordenações Inferenciais Coordenação inferencial –aspecto 1 – necessidade da trajetória em declive; 2 – Necessidade Inferencial (unicidade do trajeto) -Mesmo lado terminal para inclinações longitudinais e laterais conceituação