Logística Vale Bienal dos Negócios da Agricultura

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Transcrição da apresentação:

Logística Vale Bienal dos Negócios da Agricultura 21/08/2009

Logística Vale Corredores Logísticos Legenda Ferrovias Estrada de Ferro Carajás - EFC Ferrovia Norte Sul – FNS Ferrovia Norte Sul – FNS (em construção) Estrada de Ferro Vitória a Minas Ferrovia Centro Atlântica (FCA) Ferroban – Direito de Passagem FCA Portos Complexo Portuário de Tubarão (Vitória-ES) Terminal de Produtos Diversos – TPD Terminal de Granéis Líquidos – TGL Terminal de Praia Mole – TPM Terminal Marítimo Inácio Barbosa (Aracaju-SE) Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (S.Luís-MA) Principais segmentos: agricultura, siderurgia, industrializados e construção. 2

Logística Vale Investimentos Para suportar seu crescimento, a Vale investiu em logística mais de US$ 5,2 bi nos últimos 6 anos (US$ milhões)

NOROESTE DE MINAS GERAIS Logística Vale Desenvolvimento de Novos Corredores Comprometida com o desenvolvimento do País e do agronegócio, a Vale investe em novos corredores logísticos FERROVIA NORTE SUL Novo corredor de escoamento de carga geral para exportação, principalmente de grãos Investimentos de US$ 790 milhões ao longo de 5 anos (subconcessão + investimentos) Geração de empregos diretos e indiretos a partir de 2009 NOROESTE DE MINAS GERAIS Desenvolvimento de nova fronteira agrícola através de corredor logístico integrado de exportação Investimentos de R$ 300 milhões (FCA e parceiros) Geração empregos em toda a cadeia produtiva e grande impacto sócio-econômico

Ampliação do Corredor Logístico da Região Centro-Norte Ferrovia Norte Sul O Projeto Ampliação do Corredor Logístico da Região Centro-Norte Terminais de Carregamento Porto Franco/MA km 200 (713km até São Luís/MA) Colinas do Tocantins/TO km 455 (968km até São Luís/MA) Palmas/TO km 719 (1.232 km de São Luís/MA) Porto de Itaqui Capacidade de receber grandes navios cargueiros Proximidade dos principais mercados – EUA, Europa e Asia A Vale opera desde o início da década de 90 o trecho de 200 km entre Açailândia e Porto Franco, construídos pela Valec Sinergia privilegiada com a EFC e com o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira e Porto de Itaqui (Berço 105) em São Luís Terminais de carga Escritório da CAMPO

Ferrovia Norte Sul Infraestrutura Ferroviária Com a aquisição pela Vale da sub-concessão da Ferrovia Norte Sul, a linha ferroviária operada se estenderá até Palmas, capital do estado do Tocantins, totalizando 720 km 225 km, construídos pela Valec, sendo 200 km operados pela Vale entre Açailândia e Porto Franco; 134 km de Estreito e Araguaína, construídos pela Valec (*); 361 km a serem construídos pela Valec (*), incluindo: 213 km de Araguaína a Guaraí, a serem construídos pela Valec, com recursos da sub-concessão – Abr/2009 148 km de Guaraí até Palmas, a serem construídos pela Valec, com recursos da sub-concessão – Dez/2009 (*) A conclusão da instalação do trecho da FNS até o município de Palmas é responsabilidade da Valec

Infraestrutura Portuária Compelxo Portuário de PDM - Itaqui Berço 105 Berço 103 Tegram Correia transportadora TMPM Cap. estática Total: 193.000 t

Ferrovia Norte Sul Colinas do Tocantins Pátio de transbordo de grãos PREMISSAS: Tulha de 1500 toneladas. Taxa de carregamento de 1000 t/hora. 2 Silos de 6000 t cada. Operação provisória com sugadores em Julho/09. Previsão de entrada em operação com estrutura definitiva: início de Outubro/2009. Operação da FNS. 8

Realizado o primeiro trem carregado com soja no Tocantins Ferrovia Norte Sul Terminal de Colinas do Tocantins (TO) Visita do Presidente Lula ao terminal em 11/12/08 Realizado o primeiro trem carregado com soja no Tocantins Projetos – Pátio e Terminal de Carregamento Adubo Grãos Grãos Área reservada para operação Via de acesso restrito Grãos Combustível

Noroeste de Minas Vantagens Competitivas da Região Localização privilegiada Grande potencial agrícola Logística competitiva (Vale/FCA) Forças do Deslocamento da Produção Ferrovia Porto Noroeste de MG 150 1.000 Norte do MT 920 2.300 Nordeste do MT 1.400 1.800 Norte de GO 500 1.600 Oeste da BA 630 Sul do PA 660 Fronteira agrícola Distância (km) 1 2 3 4 5 6 6 Área Disponível Apta para Grãos na Região 2 5 3 4 Cultivo atual: 15% da área atual 2,5 milhões de ha aptos disponíveis Produção potencial: 6,3Mt soja 1 Fonte: estudo CAMPO Consultoria

Novo Corredor Logístico para Exportação de Grãos Noroeste de Minas O Projeto Novo Corredor Logístico para Exportação de Grãos Terminal Intermodal de Pirapora (TIP) Compromisso do Governo do Estado em manter rodovias da região com condições de trafegabilidade Reforma/recuperação e aquisição de locomotivas e vagões Corredor ferroviário de Pirapora à Vitória ágil e eficiente Moderno terminal portuário (TPD) com capacidade para navios de grande porte (“Cape Size”)

Noroeste de Minas Terminal Intermodal de Pirapora (TIP) Primeiro carregamento de soja realizado em 18/03/09 Terminal inaugurado em 16/04/09

Vale – Complexo de Tubarão/Vitória – ES Silos de armazenagem de grãos Cap. estática Total: 483.000 t

Obrigado Ney Fontes Vale – Departamento de Comercialização de Logística Tel: (11) 5112-2448 e-mail: ney.fontes@vale.com